Varizes: definição, sintomas, causas e tratamento •

Quando você encontra um vaso sanguíneo saliente proeminente sob a superfície da pele, pode ser veias varicosas. Essa condição não deve ser subestimada porque pode levar a vários problemas de saúde. Para saber mais detalhes sobre as veias varicosas, consulte a explicação abaixo.

Definição de veias varicosas

As varizes são veias inchadas, dilatadas e frequentemente tortuosas sob a superfície da pele. Essa condição é causada por um problema nas veias.

As veias transportam o sangue com baixo teor de oxigênio das células e tecidos de volta ao coração. Lá, o sangue será "trocado" por sangue cheio de oxigênio. Os problemas nas veias podem ocorrer em qualquer parte do corpo, como esôfago, estômago e fígado.

Na verdade, essa condição também pode ocorrer no saco púbico, conhecida como varicocele. No entanto, a condição ocorre mais comumente nos pés, o que dá origem a uma aparência semelhante a uma veia que se projeta da superfície da pele.

Geralmente, as veias varicosas leves não são perigosas. No entanto, às vezes isso também pode atrapalhar suas atividades diárias porque os sintomas estão piorando. Nesse caso, é necessário tratamento médico para que não ocorram complicações posteriores.

A presença de varizes também pode ser um sinal de alguns problemas de saúde, um dos quais é: insuficiência venosa crônica (CVI) é um distúrbio do fluxo sanguíneo das veias das pernas para o coração.

Quão comum é essa condição?

As veias varicosas são uma condição muito comum. Quase 30% dos adultos têm esse problema, principalmente idosos, mulheres, pessoas com obesidade e pessoas cujas atividades demoram muito para ficar em pé.

Sintomas de veias varicosas

Citado da Mayo Clinic, os sinais e sintomas de veias varicosas comumente experimentados são:

  • Aparência de fibras ou linhas azul-arroxeadas na superfície da pele. Em outros tipos de veias varicosas, como as veias da aranha, as fibras são menores e semelhantes a teias de aranha.
  • Em casos leves de veias varicosas, pode não causar dor. No entanto, algumas pessoas também podem sentir dor ou peso nas pernas, especialmente depois de ficarem em pé ou sentadas por longos períodos.
  • As veias incham e incham ao longo das coxas, tornozelos ou joelhos.
  • Pele com coceira, especialmente na parte inferior da perna e na área do tornozelo. Além disso, a superfície da área da pele afetada é frequentemente vermelho-azulado ou acastanhado, um sinal de dermatite estática.
  • Há uma mudança na cor da pele, a pele fica mais fina e feridas ou infecções nos tecidos moles se formam perto dos tornozelos.
  • A perna ou a área onde a veia está inchada parecem latejantes ou cólicas.

Pode haver sinais e sintomas não listados acima. Se você tiver dúvidas sobre um sintoma específico, consulte seu médico.

Quando você deve consultar um médico?

Para muitas pessoas, as veias varicosas são uma condição que se torna um problema estético, o que torna a aparência menos agradável aos olhos. No entanto, para outros, as veias varicosas podem causar problemas e sintomas graves.

Se você está preocupado com um problema de saúde ou se os remédios caseiros não estão funcionando, você deve ir a um médico ou hospital para fazer um check-up.

Causas das veias varicosas

A causa das veias varicosas é o enfraquecimento das válvulas venosas e sua incapacidade de conter o acúmulo de sangue. A doença não é contagiosa, mas as veias varicosas geralmente são familiares.

Essas veias, que transportam o sangue dos tecidos do corpo para o coração, têm válvulas unilaterais que ajudam a manter o sangue fluindo para o coração.

Se a válvula estiver fraca ou danificada, o sangue pode fluir de volta e se acumular nas veias. Isso faz com que as veias inchem, fiquem salientes e apareçam na superfície da pele.

Fatores de risco de varizes

As varizes são uma doença que pode afetar qualquer pessoa. No entanto, em algumas pessoas, o risco de veias varicosas pode ser maior do que em outras devido aos seguintes fatores de risco.

1. História da família

Ter um membro da família com esse problema pode aumentar o risco de ter veias varicosas.

Quase metade das pessoas com varizes são membros da família que tiveram um problema semelhante.

2. Idade crescente

O risco de problemas com essas veias pode aumentar com a idade. Conforme você envelhece, seus vasos sanguíneos e válvulas enfraquecem.

Sua função também piorará, podendo causar inchaço nas veias.

3. Sexo feminino

As mulheres tendem a ter problemas nas veias com mais freqüência do que os homens. As alterações hormonais que ocorrem durante a puberdade, gravidez e menopausa (ou o uso de pílulas anticoncepcionais) podem aumentar o risco de uma mulher desenvolver essa condição.

4. Gravidez

Durante a gravidez, o feto em crescimento pressiona os vasos sanguíneos das pernas da mãe. É por isso que as veias varicosas costumam ocorrer em mulheres grávidas.

Felizmente, as veias varicosas são uma condição que pode melhorar dentro de 3 a 12 meses após o parto.

5. Sobrepeso ou obesidade

Estar acima do peso ou ser obeso é um fator de risco para veias varicosas, pois elas podem colocar pressão extra em suas veias.

Isso pode fazer com que as veias inchem e causar problemas.

6. Inativo

Ficar de pé ou sentado por longos períodos, especialmente com as pernas dobradas ou cruzadas, pode aumentar o risco de veias varicosas.

Isso ocorre porque ficar na mesma posição por muito tempo pode forçar seus vasos sanguíneos a trabalharem mais para bombear o sangue para o coração.

7. Você já teve um trauma na perna?

Ter uma história anterior de coágulos sanguíneos ou danos traumáticos às válvulas nas veias pode enfraquecer a capacidade dos vasos de transportar o sangue de volta para o coração. Isso pode aumentar o risco de problemas nas veias.

Complicações das veias varicosas

As varizes podem ser leves, podem piorar com o tempo e causar complicações. A seguir estão várias complicações que podem ocorrer devido às veias varicosas:

  • Úlceras (feridas). As feridas podem se formar em áreas da pele próximas às veias varicosas, especialmente ao redor da parte interna dos tornozelos. Inicialmente, será um caroço que muda de cor com o tempo.
  • Coagulação sanguínea. Quando ocorre ao redor das pernas, os vasos sanguíneos podem inchar e causar dor. Este inchaço indica a ocorrência de coágulos sanguíneos e é conhecido como tromboflebite.
  • Sangrando. Às vezes, os vasos sanguíneos que estão muito próximos da pele afetada podem estourar. Esta condição causará um pequeno sangramento.

Diagnóstico e tratamento de veias varicosas

As informações fornecidas não substituem o conselho médico. SEMPRE consulte seu médico.

Uma forma de diagnosticar as veias varicosas é realizar um exame físico. O médico observará seus pés enquanto você se levanta para verificar se há inchaço. Seu médico também pode pedir que você descreva dores nos pés.

Também podem ser necessários exames de ultrassom para verificar se as válvulas em suas veias estão funcionando normalmente ou se há evidência de um coágulo sanguíneo.

Também existe a pletismografia, que usa um manguito de pressão arterial para medir as alterações no volume sanguíneo, de modo que pode ajudar a encontrar problemas como fluxo sanguíneo anormal.

Depois de revisar todas as informações, o médico pode dizer qual tratamento venoso será mais eficaz. Às vezes, mais de um tipo de tratamento será recomendado para fornecer os melhores resultados e reduzir os efeitos colaterais.

Quais são as opções de tratamento para as veias varicosas?

O mito das veias varicosas em circulação diz que as veias varicosas são uma doença inofensiva que não precisa ser tratada. Isso não é totalmente falso, especialmente se as veias varicosas estiverem causando dor, coágulos sanguíneos, feridas na pele ou outros problemas.

Se isso acontecer, seu médico pode recomendar um ou mais procedimentos médicos. Algumas pessoas optam por este procedimento para melhorar a aparência de suas veias ou para aliviar a dor.

As varizes são tratadas com mudanças no estilo de vida e procedimentos médicos. Os objetivos do tratamento para as veias varicosas são aliviar os sintomas, prevenir complicações e melhorar a aparência. Algumas maneiras de tratar as veias varicosas clinicamente são:

1. Meias de compressão

Essas meias especiais fornecem pressão constante para ajudar a mover o sangue de volta para o coração. A pressão estável também reduz o inchaço na parte inferior das pernas e reduz o risco de coágulos sanguíneos. No entanto, você ainda tem veias nas pernas visíveis.

Se você precisar de meias de compressão, um cirurgião vascular pode examiná-lo para obter o tamanho certo e a quantidade certa de pressão.

2. Escleroterapia

Este é o tratamento mais comum para as veias varicosas. A escleroterapia faz com que as paredes das veias fiquem juntas de forma que o sangue não possa mais fluir. Isso reduz a circulação para a área do problema e reduz o inchaço.

Hoje, os cirurgiões vasculares usam para tratar vasinhos e pequenas veias varicosas. Se você fizer este tratamento de varizes, aqui está o que você experimentará:

  • O médico injetará o medicamento na área da veia inchada.
  • após a injeção, seu dermatologista pode aplicar pressão na área, e
  • Você deve usar meias de compressão nas pernas.

Para evitar possíveis efeitos colaterais, você deve caminhar todos os dias e usar meias de compressão conforme as instruções. A maioria dos pacientes usa meias de compressão por 2 a 6 semanas. Você pode voltar ao trabalho e à maioria das atividades no dia seguinte.

Depois de fazer este tratamento, geralmente as vasinhos desaparecem em 3 ou 6 semanas. Enquanto as varizes demoram 3-4 meses para desaparecer. Para melhores resultados, você pode precisar de 2 ou 3 tratamentos.

3. Tratamento a laser

Este tratamento é feito direcionando um feixe de laser na veia inchada. Esses raios podem reduzir os vasos sanguíneos sem danificar a pele afetada.

Após a exposição, você deve usar meias de compressão e proteger a área da exposição ao sol por 3 a 4 semanas. O objetivo, para que manchas pretas não se formem na pele afetada pelo laser.

Atualmente, a terapia é frequentemente usada laser endovenoso (EVLT) e remoção por radiofrequência (RFA). Ambos funcionam fechando as veias inchadas.

4. Operação

Além dos procedimentos acima, seu médico também pode recomendar a cirurgia de varizes. Isso é feito se a veia com problema for grande, por isso é necessário passar por uma cirurgia de ligadura. Um efeito colateral desse tratamento é permitir o aparecimento de pequenas cicatrizes.

Tratamento de varizes em casa

Além do tratamento médico, as mudanças no estilo de vida são a chave para que as varizes possam desaparecer. Além de ajudar no tratamento, as mudanças no estilo de vida para melhor podem prevenir a formação de problemas nas veias e reduzir sintomas desagradáveis.

Aqui estão os remédios caseiros e de estilo de vida que podem ajudá-lo a lidar com as veias varicosas:

1. Use meias de compressão

Essas meias ajudam a melhorar a circulação sanguínea nas pernas, pulsos e outras partes do corpo. As meias de compressão são feitas de um tecido flexível que se estica quando usado.

2. Rotina de exercícios

Certos tipos de exercícios podem melhorar a circulação sanguínea nas pernas. Seu médico pode recomendar caminhadas por 30 minutos, até 5 vezes por semana. Evite correr, levantar pesos ou ioga, pois podem agravar o inchaço nos pés ou nas mãos.

Evite ficar em pé ou sentado por longos períodos. Esse hábito pode fazer com que o sangue nas veias se acumule na região das pernas, piorando os sintomas das veias varicosas.

Por esse motivo, faça pausas frequentes com as pernas esticadas depois de ficar em pé por muito tempo ou mova as pernas para aumentar o fluxo sanguíneo.

3. Mantenha um peso normal

O excesso de peso pode aumentar o risco de desenvolver veias varicosas nas pernas. Para manter seu peso sob controle, você deve manter uma dieta saudável, incluindo:

  • Evitar hábitos alimentares inadequados, como ir para a cama após comer ou comer tarde da noite.
  • Reduza os alimentos que contêm gordura saturada e muitas calorias.
  • Aumente os vegetais, frutas, grãos inteiros, nozes e alimentos que são ricos em proteínas com gorduras saudáveis.
  • Reduza os alimentos que contêm muito sal. O sódio pode reter água no corpo, fazendo com que certas partes do corpo inchem e possivelmente prejudicando o fluxo sanguíneo nos vasos sanguíneos.

4. Evite roupas apertadas e use sapatos altos

Usar algo apertado contra o corpo, como um cinto, calças justas, sapatos ou meias apertadas também pode interferir no fluxo sanguíneo em seu corpo. É melhor usar roupas um pouco largas e escolher sapatos e meias do tamanho certo.

Além disso, limite o uso de sapatos com salto alto. Esse tipo de sapato faz seu corpo parecer alto, mas pesa sobre os calcanhares, de modo que o fluxo sanguíneo nos pés fica limitado. Isso pode piorar os sintomas e alargar a área da veia inchada.

Prevenção de veias varicosas

Não existe uma maneira específica de prevenir as veias varicosas completamente. No entanto, melhorar a circulação sanguínea e o tônus ​​muscular pode reduzir o risco dessa doença e sua gravidade. Existem várias coisas que você pode fazer para prevenir as veias varicosas, incluindo:

  • exercite-se regularmente, pelo menos 30 minutos todos os dias,
  • manter o peso corporal ideal,
  • reduzir o uso de salto alto e meias justas, e
  • mude a posição dos pés periodicamente quando estiver sentado e em pé.