Causas das pulgas d'água que causam coceira na pele e unhas danificadas

As pulgas d'água são um tipo de micose que ataca a região dos pés, mas, não raro, também podem se espalhar para as mãos. Esta doença pode causar sintomas como coceira e desconforto nos pés. Então, quais são as causas das pulgas d'água?

Causas das pulgas d'água

As pulgas d'água, também conhecidas como tinea pedis, são um problema que surge na pele da região dos pés. Embora chamada de pulgas d'água, essa doença não é causada por pulgas, mas por causa de uma infecção por um fungo que habita os tecidos da pele, cabelos e unhas dos pés ou das mãos.

O fungo que causa as pulgas d'água pertence a um grupo de fungos dermatófitos, que são um grupo de fungos que requerem uma camada de queratina (uma camada protéica que protege a pele, cabelo e unhas) para crescer e se reproduzir. O impacto danificará a pele e as unhas.

Alguns tipos de cogumelos são Trichophyton, T. interdigitale, e Epidermophyton. Na verdade, esse fungo pode estar presente a qualquer momento e não causará problemas, desde que sua pele esteja seca e limpa.

Por outro lado, se a pele de suas mãos ou especialmente de seus pés for mantida molhada, úmida e quente por muito tempo, será mais fácil para o fungo crescer.

Aqui estão alguns hábitos que podem ser a causa da suscetibilidade ao crescimento do fungo pulga d'água.

1. Usar sapatos muito apertados

Sapatos muito justos deixam seus pés molhados e suados, especialmente entre os dedos. Além disso, o material dos sapatos que você usa também é muito influente. O motivo é que sapatos feitos de materiais sintéticos, como borracha ou plástico, são mais fáceis de fazer seus pés suar.

Além disso, se você costuma fazer atividades físicas usando sapatos. Normalmente, os atletas que usam muito os pés nas atividades são mais suscetíveis a essa condição. Por esse motivo, esta doença recebe o nome de pé de atleta.

Você pode evitar isso tirando os sapatos imediatamente após sair ou fazer atividades durante todo o dia e, em seguida, lavar bem os pés. Além disso, certifique-se de que seus pés estejam secos ao voltar a calçar-se.

2. Freqüentemente, ande descalço em áreas úmidas

Por exemplo, quando você anda descalço ao redor de uma piscina, academia ou banheiro público. É provável que exista um fungo que cause pulgas d'água no chão desses locais, visto que áreas úmidas e molhadas podem ser locais ideais para o crescimento de mofo.

Portanto, use sandálias ou calçados especiais como chinelos para evitar o risco de doenças, inclusive ao tomar banho na academia.

3. Não troque sapatos e meias

O mofo pode se desenvolver em áreas quentes e úmidas, como em sapatos quentes e suados. Não é impossível se o fungo também começar a pousar em suas meias.

Quando você usa os mesmos sapatos e meias repetidamente, o risco de pegar pulgas d'água é maior.

Para superar isso, tenha um sapato sobressalente para que possa ser usado de forma intercambiável. Não se esqueça de trocar as meias todos os dias. Caso o evento ou destino não exija o uso de calçados, opte por sandálias ou sapatos abertos, principalmente se o clima ou estiver calor.

4. Há uma ferida na perna

Aparentemente, uma ferida ou lesão na pele dos pés também pode ser a causa da infecção por pulgas d'água. Quando a ferida é exposta a fungos, o fungo entra na camada da pele através de pequenas rachaduras na ferida e infecta as camadas superiores.

Vários tratamentos para manter a saúde da pele

A doença cutânea da pulga d'água pode ser transmitida

O fungo que vive e cresce nos pés de pessoas com pulgas d'água pode ser transmitido nos pés de outras pessoas. Principalmente quando a pessoa infectada tem um sistema imunológico fraco.

Isso pode ocorrer através do contato com a pele, por exemplo, quando suas mãos ou pés acidentalmente entram em contato com feridas ou micose de outra pessoa. Essa transmissão também é conhecida como contato direto.

Enquanto isso, a transmissão indireta pode ocorrer quando você pega emprestado itens pessoais como roupas, toalhas, sapatos ou meias de uma pessoa infectada. O item pode ter sido contaminado de forma que você pode ser infectado como resultado de seu uso.

Além de manter a pele dos pés seca após o banho ou exercícios, você também deve ter cuidado e evitar compartilhar coisas quando as pessoas ao seu redor pegarem pulgas d'água. Fale com o seu médico se ainda tiver dúvidas sobre as pulgas d'água.