Existem muitos componentes que mantêm seu corpo funcionando e funcionando corretamente. Um deles são os hormônios. Esta substância desempenha um papel em muitos sistemas do corpo, por isso, se houver interferência com esta substância, é provável que tenha problemas de saúde. Mas o que exatamente são hormônios? Quais são suas funções no corpo?
O que são hormônios?
Os hormônios são substâncias químicas no corpo, parte do sistema endócrino que afetam a maioria dos principais sistemas e processos do corpo, como os seguintes.
- Digestão de comida
- Absorção de nutrientes
- função sexual
- Reprodução
- Crescimento e desenvolvimento
- Freqüência cardíaca, temperatura corporal, ciclo do sono, humor, sede, controle do apetite, função cognitiva e muito mais.
Hormônios são substâncias que viajam na corrente sanguínea para tecidos e órgãos. Esta substância tem grande influência nas funções do organismo, mesmo a mais ligeira alteração no número de hormonas irá afectar uma determinada função corporal e até mesmo a sua saúde em geral. Portanto, é importante manter um equilíbrio no número de hormônios no corpo.
De onde vêm os hormônios?
Os hormônios são substâncias produzidas naturalmente pelas glândulas endócrinas. Como as glândulas endócrinas não têm dutos, essas substâncias são canalizadas diretamente para os vasos sanguíneos, sem passar por nenhum duto. Algumas das principais glândulas endócrinas do corpo são:
- Glândula pituitária
- Glândula pineal
- glândula timo
- glândula tireóide
- glândulas adrenais
- Pâncreas
- Testículos
- ovário
Glândulas e hormônios
Cada uma dessas glândulas produzirá hormônios diferentes e também afetará diferentes órgãos do corpo. Aqui estão os tipos de hormônios produzidos por cada glândula.
1. Glândula pituitária
A hipófise tem o tamanho de uma ervilha e está localizada na parte inferior do cérebro, atrás da ponte nasal. Esta glândula é conhecida como “glândula mestra” porque controla várias outras glândulas hormonais, incluindo a tireóide e as supra-renais, ovários e testículos.
Os hormônios produzidos pela glândula pituitária incluem:
- O hormônio do crescimento (GH) para influenciar o desenvolvimento e a produção das células do corpo
- Prolacty para estimular a produção de leite, afetar o comportamento, a reprodução e o sistema imunológico
- Hormônio folículo estimulante (FSH) para regular a produção de óvulos em mulheres e a produção de espermatozoides em homens
- O hormônio luteinizante (LH) para regular o ciclo menstrual, coopera com o estimulador de folículo (FSH) para produzir esperma.
2. A glândula pineal
Essa glândula está localizada perto da parte de trás do crânio. A glândula pineal produz melatonina, que regula o relógio biológico e também o horário do sono. Esse hormônio aumenta quando o ambiente ao seu redor escurece e estimula a sonolência, de modo que você adormece à noite.
3. Pâncreas
O pâncreas produz insulina, amilina e glucagon, que regulam os níveis de glicose no sangue no corpo.
4. Testículos
Este órgão produz hormônios masculinos, como a testosterona e outros hormônios, incluindo o estrogênio. A testosterona desempenha um papel no impulso sexual, formação de massa óssea, produção de óleo na pele e dá características aos homens, como crescimento de pelos faciais e aumento da voz. Esta testosterona também desempenha um papel no desenvolvimento genital masculino durante o desenvolvimento fetal de meninos.
5. Ovários
Os ovários ou ovários produzem estrogênio para regular a reprodução. Esse hormônio também é responsável pelo desenvolvimento dos seios e pelo aumento dos estoques de gordura nas mulheres. Os ovários também produzem progesterona, que controla o ciclo menstrual e também o desenvolvimento da gravidez.
O que pode causar desequilíbrio hormonal?
- Era
- Distúrbios genéticos
- Certas condições médicas
- Exposição a veneno
- Perturbação do relógio biológico (ritmo circadiano)
Os fatores acima podem afetar a capacidade do corpo de produzir a quantidade necessária de hormônios. A produção inadequada desta substância pode causar uma variedade de problemas graves de saúde.
Como lidar com o desequilíbrio hormonal?
Se houver deficiência, o médico pode recomendar a reposição de hormônios sintéticos. Enquanto isso, para o excesso de produção de hormônio, pode-se usar medicamentos para bloquear seus efeitos.