O coração é composto de tecido muscular que ajuda a circular o sangue por todo o corpo com mais eficiência. Se esses músculos apresentarem problemas, o trabalho do coração de bombear o sangue também será prejudicado. Descubra como funciona, funções e condições que podem afetar o seguinte.
Compreenda a anatomia do músculo cardíaco
Em geral, os músculos humanos podem ser divididos em três grupos diferentes: músculo liso, músculo esquelético e músculo cardíaco. Todos esses músculos têm funções diferentes.
O músculo cardíaco em si é uma combinação de músculo estriado e músculo liso de forma cilíndrica e com linhas claras e escuras. Quando visto de perto usando um microscópio, esse músculo tem muitos núcleos celulares no centro.
Os músculos do coração são responsáveis pelo bombeamento do sangue por todo o corpo. Este músculo é considerado o músculo mais forte porque é capaz de trabalhar continuamente o tempo todo sem descansar para bombear sangue. Se este músculo parar de funcionar, o sistema circulatório irá parar, resultando em morte.
Como funciona o músculo cardíaco
Diferente de outros músculos, esse músculo funciona involuntariamente. Portanto, você não pode controlar o desempenho desses músculos. A atividade realizada por esses músculos é influenciada por células especiais chamadas células marcapasso.
Essas células são responsáveis por controlar as contrações do coração. O sistema nervoso então enviará um sinal às células do marcapasso, solicitando que aumentem ou diminuam a frequência cardíaca.
Doenças que afetam o músculo cardíaco
A cardiomiopatia é uma doença que pode afetar o tecido muscular do coração. Esta doença torna mais difícil para o coração bombear sangue porque o músculo está fraco, alongado ou tem problemas com sua estrutura. Se deixada sem tratamento adequado, esta doença pode levar à insuficiência cardíaca.
A cardiomiopatia tem vários tipos, incluindo:
1. Cardiomiopatia hipertrófica
A cardiomiopatia pertrófica ocorre quando os músculos do coração nas câmaras inferiores aumentam e engrossam sem motivo aparente. Este tipo de espessamento muscular faz com que o coração tenha de trabalhar mais para bombear o sangue.
Esta doença geralmente aparece como um distúrbio congênito desde o nascimento devido a mutações genéticas. No entanto, se seus pais, avós e parentes mais próximos têm essa doença, é mais provável que você também contraia.
2. Cardiomiopatia dilatada
Em comparação com outros tipos, esta doença é mais freqüentemente experimentada por muitas pessoas. A cardiomiopatia dilatada é causada quando o músculo cardíaco no ventrículo esquerdo aumenta e se estende, tornando-o ineficaz no bombeamento do sangue. Essa condição geralmente é causada por uma doença arterial coronariana ou um ataque cardíaco.
Embora a cardiomiopatia dilatada possa afetar pessoas de todas as idades, os homens de meia-idade tendem a ser mais propensos a desenvolvê-la.
3. Cardiomiopatia restritiva
A cardiomiopatia restritiva ocorre quando os músculos do coração se tornam rígidos e menos elásticos, de modo que o coração não consegue se expandir e bombear o sangue de maneira adequada. Esse tipo de doença cardíaca é muito mais raro do que as doenças cardíacas, como doença arterial coronariana ou problemas nas válvulas cardíacas.
A maioria dos casos ocorre em pessoas idosas. Se não for tratada com medicação adequada, esta doença pode levar à insuficiência cardíaca.