Amígdalas (amígdalas), conheça as funções e tipos de doenças |

As amígdalas, também conhecidas como amígdalas, são pequenos órgãos localizados na parte posterior da garganta. Os órgãos que fazem parte do sistema linfático desempenham um papel importante na manutenção de um corpo saudável. As amígdalas são indiscutivelmente a linha de frente do sistema de defesa do corpo, especialmente no combate a várias doenças infecciosas.

Inconscientemente, muitas bactérias ou vírus são inalados quando você respira. Bem, as amígdalas são responsáveis ​​por bloquear bactérias ou vírus que causam infecções no corpo. Portanto, se você tiver problemas com as amígdalas, isso também afetará sua saúde geral.

Tamanho e localização da amígdala

tonsilas palatinas ou mais conhecido como as amígdalas estão localizadas nos lados direito e esquerdo da extremidade posterior da cavidade oral.

Ambos consistem em tecido semelhante a gânglios linfáticos cobertos por uma camada interna rosada de pele.

Você pode ver esse órgão claramente abrindo bem a boca e mostrando a língua.

Enquanto isso, o tecido mole localizado na parte posterior do palato e no meio das amígdalas é chamado de adenóide.

O tamanho das amígdalas em cada pessoa varia de acordo com a idade e a condição corporal. Geralmente, o tamanho das amígdalas em crianças pode ser duas vezes maior que o tamanho dos adultos.

Quanto mais maduras e com a idade, o tamanho das amígdalas tende a diminuir. Portanto, o tamanho das tonsilas grandes em crianças é normal.

Mesmo assim, as amígdalas incham quando ficam inflamadas devido a uma infecção viral ou bacteriana. Essa inflamação faz com que as amígdalas da criança aumentem de tamanho.

No entanto, isso geralmente é apenas temporário até que a inflamação desapareça.

Se as amígdalas de seu filho estiverem anormalmente aumentadas e acompanhadas por vários outros sintomas que interferem em suas atividades diárias, não hesite em levá-lo imediatamente ao médico.

Função da amígdala para a saúde do corpo

Embora pequenas e pareçam inúteis, na verdade as amígdalas têm um papel importante para a saúde do seu corpo.

A American Academy of Otolaryngology explica que as amígdalas são a primeira linha de defesa do sistema imunológico humano.

As amígdalas funcionam para evitar que objetos estranhos entrem nos pulmões. As amígdalas também servem para reter objetos estranhos que entrarão nos pulmões pela garganta.

Além disso, bactérias e vírus que podem entrar a qualquer momento quando você respira podem ser filtrados por este órgão.

Outra coisa que não é menos importante, as amígdalas também ajudam a produzir glóbulos brancos e anticorpos que podem estimular o sistema imunológico no combate a vários vírus e bactérias que causam doenças.

Doenças e tratamento relacionado às amígdalas

Conforme explicado anteriormente, as amígdalas fazem parte do sistema de defesa do corpo. É por isso que, quando a resistência do corpo diminui, as amígdalas são mais facilmente afetadas por várias doenças.

Algumas das doenças mais comuns que atacam as amígdalas são as seguintes.

1. Inflamação das amígdalas (amigdalite)

A condição de amígdalas inchadas e vermelhas é chamada de amigdalite ou amigdalite. A amigdalite é causada por uma infecção bacteriana ou viral.

Esta condição pode causar outros sintomas, como dor de garganta ao engolir, garganta inchada, dor nos ouvidos e na garganta e rouquidão.

A inflamação das amígdalas pode ocorrer em pacientes de qualquer idade, mas é mais comum em crianças pequenas e adolescentes.

Embora possa ser desconfortável, a amigdalite raramente causa doenças graves. A amigdalite pode ser tratada com remédios caseiros simples.

Tomemos, por exemplo, o tratamento da amigdalite com pastilhas, gargarejos de água salgada, beber muito líquido ou tomar analgésicos que podem ser comprados sem receita na farmácia.

Se a inflamação das amígdalas for causada por uma infecção bacteriana, o melhor tratamento é com penicilina ou antibióticos amoxicilina.

Você deve consultar um médico antes de tomar antibióticos.

2. Pedras da amígdala

Além da amigdalite, os cálculos das amígdalas (tonsilólitos) são a outra doença mais comum que pode ocorrer na área das amígdalas. Amígdalas são caracterizadas por protuberâncias brancas ou amarelas que se fixam dentro das amígdalas.

Esta condição é causada por células mortas, muco, saliva ou alimentos que obstruem a abertura da amígdala, o que é conhecido como amígdala de cripta.

Gradualmente, mais e mais sujeira ficará presa e se acumulará, endurecendo e formando pedras de amígdala.

Pessoas com higiene bucal deficiente, problemas de sinusite, amígdalas grandes ou amigdalite crônica estão em risco tonsilólitos.

Infelizmente, essa doença geralmente não apresenta sintomas (assintomática), por isso é difícil de detectar imediatamente. No entanto, os efeitos das pedras da amígdala podem causar mau hálito.

Embora raramente causem complicações graves, os caroços das amígdalas podem crescer de um grão de arroz a uma uva.

Como resultado, as amígdalas podem inchar e causar desconforto. Pedras de amígdalas podem ser removidas por escovagem, picareta de água , ou consulte um dentista.

3. Abscesso periamigdaliano

O abscesso periamigdaliano é uma complicação da amigdalite. A infecção bacteriana prolongada das amígdalas pode causar o aparecimento de pus, em uma ou em ambas as amígdalas.

O tipo de bactéria que mais frequentemente causa essa complicação é a bactéria Estreptococo.

No entanto, tipos de vírus, como os que causam mononucleose ou infecções nas gengivas, também podem causar tonsilas purulentas.

Além disso, o tratamento incompleto ou inadequado da tonsilite pode ser uma causa de abscesso periamigdaliano.

Amígdalas purulentas podem causar dor, inchaço intenso, bloqueio e bloquear o fluxo de ar na garganta.

Como resultado, você pode ter dificuldade para engolir, falar ou respirar.

Para tratar um abscesso periamigdaliano, o pus aderido às amígdalas precisa ser drenado por meio de um procedimento de sucção ou remoção com bisturi.

Se esse método não remover o pus, também será necessário realizar um procedimento cirúrgico para remover as amígdalas.

4. Câncer de amígdala

As células cancerosas que atacam as amígdalas podem vir de células cancerosas na boca, pescoço ou células cancerosas que causam o câncer linfático (linfoma).

O câncer de amígdala corre mais risco quando você fuma, bebe álcool em excesso e pega infecções virais Vírus do papiloma humano (HPV).

O câncer nas amígdalas geralmente ataca apenas um lado, de modo que pode ser visto nas amígdalas, cujo tamanho está aumentado devido a um caroço.

Essa condição pode causar dor de garganta que não desaparece, dificuldade para engolir e mau hálito.

O efeito da cirurgia de remoção de amígdalas

A inflamação das amígdalas que ocorre com muita frequência pode causar problemas respiratórios graves. Esta amigdalite crônica pode até causar distúrbios do sono, como ronco e ronco apnéia do sono.

Portanto, a solução para superar isso é realizar a remoção cirúrgica das amígdalas ou amigdalectomia.

Embora as amígdalas tenham um papel no sistema de defesa do corpo, a amigdalite crônica é muito mais perigosa para a saúde se não for controlada.

Pode-se até dizer que as amígdalas com amigdalite crônica, na verdade, apresentam mais efeitos negativos do que benefícios.

Quando as amígdalas são removidas, não significa que o sistema imunológico esteja funcionando. Pequenos órgãos como as adenóides localizados ao redor da boca e da garganta ainda podem ser a defesa do corpo na vanguarda.