Veja como conhecer o olho menos ou não o mais preciso

A saúde ocular é uma das coisas importantes que você deve cuidar. Para ter certeza de que sua visão está sempre normal e funcionando corretamente, é uma boa ideia fazer exames oftalmológicos regulares.

Quando devo fazer um exame de vista?

Quando você começa a sentir que algo está errado com sua visão, a única maneira é consultar um oftalmologista para saber como está sua saúde ocular.

Os sintomas que freqüentemente aparecem no olho são tão amplos que a única maneira precisa de saber qual é o problema é submetendo-se a um exame abrangente ou a um exame completo com o oftalmologista.

Aqui estão alguns sintomas comuns que indicam que seus olhos estão começando a ter problemas:

  • Olhos embaçados ou embaçados
  • Difícil de ver à noite
  • É difícil se acostumar a ver da escuridão à luz
  • Olhos borrados ao olhar para a tela do computador
  • Fadiga ocular
  • Constantemente tonto
  • Visão sombria
  • Visão ondulada
  • Vendo o halo
  • Olhos doloridos
  • Há pressão nos olhos

Os sintomas acima podem indicar um distúrbio em sua visão, variando de olhos negativos (miopia), positivos (hipermetropia), cilíndricos (astigmatismo) a problemas oculares mais sérios, como catarata e glaucoma.

Se você não tiver sintomas, deve fazer exames aos olhos regularmente

Acontece que um exame de vista abrangente não é feito apenas quando você já sente os sintomas. O motivo é que podem já existir alguns problemas de saúde ocular, mas você não sentiu nenhum sintoma.

Portanto, independentemente da presença de sintomas ou não, é altamente recomendável fazer exames regulares de saúde ocular. De acordo com a Clínica Mayo, este é o momento certo para fazer um teste de visão com base na sua idade:

  • Criança pequena: antes dos 3 anos de idade e 3-5 anos para acompanhamento
  • Crianças e adolescentes: antes de entrar na 1ª série do ensino fundamental, e uma vez a cada 1-2 anos para check-ups de rotina
  • De 20 a 30 anos: uma vez a cada 5 a 10 anos
  • De 40 a 54 anos: uma vez a cada 2 a 4 anos
  • Idades 55-64: uma vez a cada 1-3 anos
  • A partir de 65 anos: uma vez a cada 1-2 anos

Exames oculares regulares também são obrigatórios se você tiver os fatores de risco abaixo, mesmo que não sinta nenhum sintoma de problemas graves de visão:

  • Usar óculos ou lentes de contato
  • Há um histórico de doença ocular ou perda de visão em sua família
  • Sofre de doenças crônicas que podem desencadear problemas nos olhos, como diabetes
  • Tomar medicamentos que correm o risco de causar efeitos colaterais nos olhos

A equipe médica por trás do processo de teste de visão

Geralmente, existem 3 tipos diferentes de pessoal médico para lidar com os testes de exame oftalmológico. Aqui está a explicação:

oftalmologia

Um oftalmologista é um termo para um oftalmologista. Nesse nível, os médicos especialistas são capazes de fornecer cuidados e tratamento oftalmológico abrangente, começando com um exame oftalmológico completo, prescrevendo lentes de óculos, diagnosticando e tratando doenças oculares graves e realizando cirurgias oculares.

Optometrista

Optometrista é um termo para especialistas na área de optometria, como exames oftalmológicos, prescrição de lentes de óculos e diagnóstico de doenças oculares mais comuns. Se você tiver um problema ocular mais sério ou precisar de uma cirurgia ocular, seu optometrista o encaminhará a um oftalmologista.

Otimista

Os optometristas ou optometristas desempenham um papel no processo de fabricação de óculos ou preparação de lentes de contato com receita dada por um oftalmologista. Ao contrário dos especialistas que foram mencionados, optisien não pode realizar um exame ou diagnóstico do olho.

Quais são os tipos de exames oftalmológicos?

Antes de fazer um exame oftalmológico, o médico perguntará primeiro sobre você e o histórico médico de sua família, os medicamentos que está tomando atualmente e os óculos ou lentes de contato que está usando. Depois disso, você será submetido a uma série de exames que geralmente levam cerca de 45-90 minutos.

Os exames oculares geralmente não causam desconforto ou dor. Em certos tipos de exames, você pode receber um anestésico, de modo que não sente o equipamento que o médico usa para o exame.

Aqui estão alguns dos tipos comuns de testes oculares realizados:

1. Teste de exame físico ocular

Este é o exame mais básico para descobrir quais são as queixas ou sintomas nos seus olhos. O médico fará um exame usando lâmpada de fenda ou microscópio de luz.

Com esta ferramenta, o médico pode examinar claramente a frente do seu olho, começando pelas pálpebras, cílios, córnea, íris, esclera e cristalino.

Bem, se as partes mais profundas do olho precisam ser examinadas, o médico fará uma oftalmoscopia ou fundoscopia, que é um exame da retina do olho. Com um oftalmoscópio, os médicos podem ver a retina do olho, o centro nervoso do olho e a coróide (a camada de vasos sanguíneos na retina).

Normalmente, o médico prescreverá colírios antes do processo de oftalmoscopia. Essas gotas são usadas para dilatar as pupilas dos olhos.

2. Teste de acuidade visual

Um teste de acuidade visual ou refração do olho é feito para verificar a nitidez de seus olhos ao ver. Este teste também é conhecido como teste de visão do olho ou mais comumente conhecido como teste do olho negativo.

Geralmente, distúrbios visuais, como olhos negativos e positivos, podem ser detectados com este teste. O médico ou equipe médica verificará sua acuidade visual usando o cartão Snellen ou Snellen gráfico. O cartão consiste em letras e números de vários tamanhos. Este teste de olho negativo está amplamente disponível em várias clínicas oftalmológicas e lojas de suprimentos ópticos.

Normalmente, com um teste de visão usando um cartão de Snellen e óculos especiais, o médico pode determinar se seu olho está negativo ou não. Depois de realizar este teste de visão, o médico irá prescrever óculos ou lentes de contato que atendam às suas necessidades.

3. Teste de movimento do músculo ocular

Esse teste geralmente é feito para examinar os músculos que controlam o movimento do globo ocular. Neste teste, o médico verificará os movimentos dos seus olhos com uma caneta ou uma pequena lanterna e, em seguida, verá como seus olhos seguem o objeto.

Por meio desse exame, o médico pode descobrir se há um problema de fraqueza muscular ou má coordenação muscular dos olhos.

4. Verificação do campo visual

O teste de campo visual ou perimetria visa descobrir o quão amplo é o seu campo de visão, sem a necessidade de movimentar os olhos. Ao fazer este teste, você pode descobrir se há um lado do seu olho que é deficiente visual.

Este teste geralmente é feito com o médico pedindo para você fechar um olho e você deve se concentrar em olhar para um ponto. Depois disso, o médico moverá o objeto ou a mão para vários lados. Você deve informar o médico se notar algum movimento de sua mão. Durante o exame, você não tem permissão para mover a cabeça ou os olhos.

5. Teste daltônico

Às vezes, uma pessoa não percebe se ela é daltônica. Portanto, este teste é necessário para descobrir se você pode ver uma determinada cor ou não.

Existem vários tipos de testes de daltonismo, mas o mais comum é o teste de Ishihara, que usa uma imagem composta por pontos de várias cores. Neste teste, o seu médico irá pedir-lhe para ler os números ou imagens entre os pontos coloridos.

6. Verificação da pressão do globo ocular

Este teste, denominado tonometria, tem como objetivo medir a pressão no globo ocular. Normalmente, esse teste é feito como parte de um exame para glaucoma. A tonometria pode ser realizada de 2 formas, nomeadamente aplanação e tonometria sem contacto.

No método de aplanação, o médico usa uma ferramenta chamada tonômetro, que toca suavemente a superfície da córnea. Você não sentirá nenhuma dor porque geralmente é administrado um anestésico primeiro.

Enquanto isso, o método sem contato é feito dando um sopro de ar para medir a pressão no olho. Este tipo de teste de tonometria não requer nenhum instrumento para tocar o olho, portanto, você não precisa ser sedado.

Bem, existem vários tipos de exames para verificar a saúde de seus olhos. Certifique-se de verificar seus olhos regularmente para evitar distúrbios ou doenças oculares indesejadas.