Causas dos dentes tortos e opções para corrigi-los •

Ter os dentes inclinados pode diminuir a autoconfiança de uma pessoa. Os dentes da frente que olham para a frente também podem alterar o formato do rosto e até mesmo dificultar a manutenção da boca do dono. Então, o que faz com que alguém tenha dentes tão avançados? Então, essa condição pode ser melhorada? Vamos lá, descubra todas as respostas na análise a seguir.

O que é um dente torto?

Os dentes em garra também são conhecidos como overbite ou má oclusão. Essa condição ocorre quando a posição dos dentes superiores é mais avançada do que a posição dos dentes inferiores. A diferença normal na distância entre as fileiras de dentes superior e inferior geralmente não é muito perceptível, mas pode ser considerada desajeitada se a distância for superior a 2 mm.

Diz-se que uma pessoa tem dentes inclinados, se:

  • O tamanho da mandíbula superior é maior do que o tamanho normal, mas o tamanho da mandíbula inferior é normal.
  • O tamanho da mandíbula superior é normal, mas o tamanho da mandíbula inferior é menor do que o normal.

Várias causas de dentes tortos

Os dentes em garra são frequentemente associados a fatores genéticos. Porque, o formato de nossa mandíbula e rosto é uma herança genética de geração em geração. Se sua avó, avô ou pais têm dentes inclinados, você também corre risco.

Além de fatores genéticos, alguns dos hábitos diários que você vive também podem fazer com que a posição de seus dentes mude. Aqui estão algumas coisas que podem alterar o formato e a estrutura da mandíbula.

1. Chupar o dedo

Chupar o dedo é um instinto comum para crianças pequenas, porque elas não podem mais sugar o mamilo da mãe. No entanto, chupar o polegar por um longo tempo pode colocar pressão sobre os dentes da frente e fazer com que eles se movam para a frente.

2. Chupando uma chupeta

Chupar chupeta ou chupeta também pode ser um dos fatores que levam as crianças a terem dentes tortos. Pesquisa publicada no Journal of American Dental Association em 2016 afirma que os dentes de crianças que gostam de chupar tendem a ser mais avançados do que os de crianças que não chupam.

3. Distúrbios da disposição dos dentes e ossos da mandíbula

Dentes soltos ou tortos podem fazer com que a aparência dos dentes superiores seja mais avançada.

A cárie dentária nos dentes superiores, por exemplo, pode deslocar outros dentes e afetar a posição dos dentes da frente.

Da mesma forma, se o espaço para os dentes crescerem não for suficiente. O crescimento dos dentes pode danificar o osso maxilar e a estrutura dentária, fazendo com que alguns dentes sejam posicionados mais para a frente do que outros.

4. Tumores na boca

Os tumores na boca ou mandíbula também podem alterar a posição dos dentes e o formato da mandíbula. O crescimento anormal de tecido mole ou osso na boca ou na mandíbula superior pode fazer com que os dentes se desloquem para a frente. Como resultado, seus dentes parecem mais avançados.

Complicações de dentes tortos a serem observados

Embora à primeira vista possa parecer um problema estético, as dentaduras podem causar complicações. No entanto, a gravidade das complicações depende de quão avançados estão a mandíbula ou os dentes.

Se sua mandíbula for muito avançada, seus dentes geralmente ficarão salientes, dificultando o fechamento adequado da boca. Sem perceber, a boca aberta pode secar porque você se acostumará a respirar pela boca. Respirar pela boca também pode aumentar o risco de outros problemas respiratórios.

Além disso, ter dentes tortos pode interferir no processo de mastigação dos alimentos porque os dentes superiores não se encontram adequadamente com os inferiores. Assim, pessoas com dentes muito avançados estão mais sujeitas a problemas digestivos e desnutrição.

As crianças com essa condição também costumam se sentir mal porque seus dentes são muito grandes ou sua aparência facial não é simétrica.

Opções de tratamento para dentes tortos

Basicamente, os dentes tortos não precisam de nenhum tratamento se não causarem problemas significativos. Vários grandes artistas simplesmente ignoram os dentes farpados e os deixam sem tratamento especial. Um exemplo é Freddie Mercury, o vocalista da banda Queen que foi fenomenal.

Mas se você se sentir incomodado, nunca é demais consultar um dentista e melhorar a estrutura dos dentes. Além de melhorar a estética dentária, o tratamento especial também pode ter como objetivo evitar complicações que possam surgir.

Em geral, aqui estão as opções de tratamento por meio de procedimentos médicos para endireitar dentes avançados.

1. Instalação de cintas

A instalação de aparelho ortodôntico ou estribo é o tratamento mais recomendado pelos médicos para o tratamento de dentes tortos. Quanto mais cedo for feito o tratamento, melhores serão os resultados. No entanto, certifique-se de que suas gengivas e dentes estão saudáveis ​​e fortes.

Antes de instalar o aparelho ortodôntico, você deve primeiro fazer várias sessões de consulta com um médico. A primeira coisa que o médico fará é verificar o estado da sua boca.

Raios-X dentais com raios-X geralmente são feitos para que o médico possa ver o estado geral de sua boca. A partir do resultado do exame, o dentista vai avaliar se você precisa ou não de aparelho ortodôntico.

Sua boca pode se sentir desconfortável após a colocação do aparelho. A fricção entre os fios e os tecidos moles da boca também pode desencadear feridas, como sapinhos, que causam sensação de ardência.

Para tratar essa condição, os médicos geralmente prescrevem analgésicos. Para que a dor não piore, recomenda-se também a ingestão de alimentos macios e macios.

Não se esqueça de consultar regularmente o dentista para que ele possa monitorar o desenvolvimento de seus dentes enquanto aperta o aparelho.

A duração do uso do aparelho ortodôntico pode ser diferente para cada pessoa, dependendo do nível de cárie dentária. Mesmo assim, os estribos geralmente são usados ​​por cerca de dois anos antes de serem removidos.

2. Invisalign

Assim como os estribos, o invisalign é um tratamento para corrigir anormalidades na disposição dos dentes, por exemplo, porque os dentes estão muito apertados, soltos ou tortos para a frente. Se as chaves forem feitas de arame, então a Invisalign usa plástico transparente que é flexível e projetado para formar o arranjo dos dentes.

Além de efeitos colaterais mínimos, esse tratamento também é bastante prático. Invisalign é removível. Tudo o que você precisa fazer é inserir o dente no Invisalign, cuja cavidade está de acordo com a estrutura do dente.

Idealmente, essa ferramenta deve ser usada de 20 a 22 horas por dia. No entanto, você deve remover este aparelho ao limpar os dentes, comer e beber alimentos quentes e açucarados. Invisalign também deve ser cuidadosamente limpo para que não haja manchas presas a esta ferramenta.

No início do uso, você sentirá que algo está preso na boca. Você também pode ter dificuldade para mover os dentes ou falar. Com o tempo, esse desconforto não vai embora, pois sua boca se adapta ao uso do invisalign.

3. Operação

A cirurgia pode ser a melhor solução para corrigir anormalidades estruturais graves da mandíbula e dos dentes. O médico pode colocar uma placa ou parafuso para estabilizar a mandíbula.

Antes de se submeter a um procedimento de cirurgia dentária e de reparo do osso maxilar, certifique-se de consultar um médico primeiro. Pergunte tudo o que deseja saber e compartilhe suas preocupações em relação a essa condição. Seu dentista pode aconselhar sobre as melhores opções de tratamento para atender às suas necessidades.

Tratamento caseiro para dentes tortos

Esses remédios caseiros não se destinam a regredir dentes avançados. Cuidar de dentes tortos em casa é uma maneira de evitar que seus dentes sofram danos mais graves.

Algumas coisas que você pode fazer para tratar essa condição incluem:

1. Escove os dentes com diligência

Assim como no atendimento odontológico em geral, escovar os dentes duas vezes ao dia é algo que todos devem fazer. Certifique-se de escovar os dentes com a técnica correta. Não há necessidade de escovar os dentes com força, basta balançar a escova lentamente sobre toda a superfície dos dentes.

Use creme dental que contenha flúor, pois esse tipo de creme dental é eficaz para ajudar a proteger e manter a resistência do esmalte dentário.

2. Limpe os dentes com fio dental (fio dental)

Escovar os dentes por si só não é suficiente para remover a placa bacteriana e os resíduos alimentares dos dentes. Você precisa limpar os dentes com fio dental ( fio dental) para que os dentes fiquem realmente limpos.

O fio dental é eficaz na limpeza de áreas entre os dentes e a gengiva que são difíceis ou inacessíveis com uma escova de dentes comum. O truque, esfregue o fio dental entre os dentes lentamente. A fricção muito forte pode ferir as gengivas e fazer com que elas sangrem.

3. Use protetor bucal

Proteja sua boca com uma ferramenta especial sempre que for fazer exercícios ou atividades físicas extremas. Protetores bucais podem prevenir a cárie dentária se a qualquer momento você se machucar durante essas atividades.

Use também um protetor bucal se você tiver o hábito de ranger os dentes durante o sono ou estresse. Não hesite em pedir ao seu médico uma recomendação a respeito de um bom protetor bucal adequado para você.

4. Pare de fumar

O tabagismo é um dos fatores que causam diversos problemas dentários e orais. Os Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) chegam a dizer que fumantes ativos têm duas vezes mais chances de desenvolver periodontite do que os não fumantes.

A periodontite é uma infecção grave que ataca as gengivas. Se esta condição continuar, você pode ter cáries severas.

É por isso que, para que dentes avançados evitem várias cáries, é bom parar de fumar. Além de evitar a cárie dentária, parar de fumar também pode melhorar sua saúde geral.

Dentes tortos podem ser evitados?

Na verdade, é muito difícil evitar essa condição porque a maioria dos casos de dentes tortos são fatores genéticos ou congênitos.

Mesmo assim, a detecção precoce ao dentista pode ser uma das escolhas certas para prevenir diversos problemas dentários e orais. Lembre-se de que quanto mais cedo uma doença for detectada, melhores serão suas chances de recuperação.

Além de ajudar no tratamento da saúde bucal, os médicos também podem detectar anormalidades na cavidade oral. Se, após o exame, o médico encontrar um problema, ele pode determinar imediatamente o tratamento adequado de acordo com sua condição.

O ideal é que todos consultem regularmente o dentista a cada 6 meses. No entanto, as pessoas com um determinado histórico médico podem precisar ir ao dentista com mais frequência.

Escolha um médico com quem se sinta confortável para conversar sobre seus problemas de saúde bucal e dentária. Então, não hesite em ir ao dentista regularmente, ok?