O estresse intenso e sem fim pode levar uma pessoa a sofrer de depressão. A depressão é um transtorno de humor que faz com que a pessoa se sinta constantemente triste e perca o interesse pelas atividades. Além disso, existem outros sintomas causados quando uma pessoa se sente deprimida? Vamos lá, entenda mais profundamente as características das pessoas que passam por estresse e depressão abaixo.
Sinais e sintomas de depressão por idade
Existem alguns sintomas que se sobrepõem entre estresse e depressão, como dificuldade de concentração, falta de entusiasmo e perda de interesse por coisas que você costumava gostar. Na verdade, os transtornos de estresse, depressão e ansiedade têm diferenças.
Geralmente, os sinais de depressão são mais cansativos e podem dificultar as atividades diárias do paciente. As características da depressão são geralmente caracterizadas pela piora do humor que persiste por semanas ou mais de 6 meses consecutivos.
Sintomas comuns de depressão em adultos
Aqui estão alguns dos sintomas ou sinais comuns de depressão:
Sintomas psicológicos de depressão
- O clima piorou drasticamente.
- Sentindo-se triste constantemente.
- Sentindo-se sem esperança.
- Sentindo-se sem valor e sem poder.
- Não estou interessado em fazer nada.
- Freqüentemente, desatou a chorar.
- Sentindo-se constantemente culpado.
- Sentir-se irritado, irritado e intolerante com os outros.
- É difícil tomar uma decisão.
- Incapaz de sentir a menor felicidade ou prazer em situações e eventos positivos.
- Sempre se sentindo ansioso ou preocupado.
- Pensando em suicídio ou em se machucar
Sintomas físicos de depressão
- Mova-se ou fale mais devagar do que o normal.
- Coma muito ou apenas preguiça de comer.
- Perda de peso ou aumento drástico devido a uma mudança no apetite.
- Prisão de ventre.
- Sentindo dor por todo o corpo sem motivo.
- Parece fraco, letárgico, não tem energia ou está sempre cansado.
- O desejo sexual diminuiu ou mesmo desapareceu completamente.
- Menstruação irregular.
- Podem ocorrer distúrbios do sono, incluindo insônia, acordar cedo ou dormir muito.
Sintomas de depressão que afetam a vida social
- Incapaz de trabalhar ou realizar atividades normalmente, fora de foco e difícil de se concentrar.
- Feche-se, evite socializar com amigos e familiares.
- Ignorar ou não gostar de hobbies e atividades que antes eram populares.
- Difícil de interagir em casa e no ambiente de trabalho, mesmo muito vulnerável a enfrentar problemas com as pessoas ao seu redor.
Todos podem sentir que os sinais de depressão são diferentes. Os sintomas gerais mencionados acima são mais comumente sentidos por pacientes adultos. Embora não sejam muito evidentes, na verdade os sintomas típicos da depressão também podem aparecer em certas faixas etárias, como em crianças e adolescentes, bem como em idosos.
Sintomas de depressão em crianças e adolescentes
Na verdade, os sintomas de depressão em crianças e adolescentes são semelhantes aos que ocorrem em adultos. No entanto, existem alguns sintomas típicos de depressão que ocorrem em crianças e adolescentes, conforme relatado pela página da Mayo Clinic:
- Crianças deprimidas geralmente se sentem tristes, ansiosas e deprimidas apegado alias sempre quer "ficar" com outras pessoas. Essa condição geralmente torna as crianças preguiçosas para ir à escola, preguiçosas para comer e perder peso drasticamente.
- Adolescentes deprimidos geralmente tornam-se irritáveis, sensíveis, distanciados de seus pares, mudanças de apetite e lesões auto-infligidas. Na verdade, os adolescentes que sofrem de depressão tendem a cair no uso de drogas ou álcool porque não conseguem se controlar.
Sintomas de depressão em idosos
A depressão não é uma coisa normal em pessoas mais velhas. Infelizmente, a depressão em idosos é difícil de detectar e, portanto, difícil de tratar.
Os sintomas de depressão em idosos não são muito diferentes dos adultos em geral. No entanto, outros sintomas também podem aparecer, como:
- Cansado facilmente.
- Perda de apetite.
- Distúrbios do sono, seja não conseguir dormir, acordar muito cedo ou dormir muito.
- senil ou fácil de esquecer.
- Preguiçoso para sair de casa e se recusa a se socializar.
- Surgiram pensamentos de querer cometer suicídio.
Os vários sintomas mencionados acima podem ser considerados depressão se durarem pelo menos duas semanas ou mais. Mesmo assim, pode haver muitos outros sinais e sintomas de depressão que não foram listados acima.
A gravidade da depressão é baseada nos sintomas causados
A depressão não tratada colocará ainda mais em perigo a vida do sofredor. Isso ocorre porque eles podem realizar ações perigosas que prejudicam a si próprios, por exemplo, automutilação.
Para evitar isso, os médicos geralmente prescrevem medicamentos antidepressivos ou psicoterapia. As opções de tratamento para a depressão dependerão da gravidade dos sintomas experimentados.
A seguir está uma divisão da gravidade da depressão, que geralmente é observada a partir dos sinais e sintomas experimentados pelo paciente.
Depressão leve
Pessoas com depressão leve geralmente sentem mais do que apenas tristeza. Essas características da depressão leve podem durar dias e interferir nas atividades normais.
Além dessas características, os médicos podem classificar uma pessoa como moderadamente deprimida se ela também apresentar as seguintes condições:
- Irritável ou zangado facilmente, sentindo-se desesperançado, com ódio de si mesmo e constantemente sentindo-se culpado.
- Perda de interesse nas atividades de que você gosta, desinteresse em socializar e perda de motivação.
- Sentir insônia, mudanças de apetite, dores no corpo sem motivo e ter vícios devido a se livrar do estresse e da pressão de maneira errada.
Se os seus sintomas persistirem durante a maior parte do dia, em média quatro dias por semana durante dois anos, é mais provável que você seja diagnosticado com um tipo de depressão, como transtorno depressivo persistente (distimia). Apesar dos sintomas visíveis de depressão, algumas pessoas podem ignorar ou evitar consultar um médico.
Depressão média
Em termos de gravidade dos sintomas, a depressão foi moderadamente elevada em relação aos casos leves. As depressões moderada e leve apresentam os mesmos sinais, só que mais graves. O diagnóstico de depressão moderada geralmente é caracterizado por condições, tais como:
- Sentindo baixa autoestima e produtividade reduzida.
- Sentir-se inútil e menos sensível às emoções e às condições ambientais.
- Sentindo-se constantemente inquieto e preocupando-se excessivamente.
A maior diferença nesse nível de depressão é que os sintomas têm um impacto negativo nas atividades em casa, no desempenho escolar e na produtividade no trabalho.
Depressão severa
A depressão severa geralmente causa sintomas que duram em média 6 meses ou mais. Às vezes, os sintomas podem desaparecer por um tempo, mas também podem voltar. Pessoas diagnosticadas com este nível de depressão geralmente apresentam características, tais como:
- Delírios e / ou alucinações.
- Você já pensou em cometer suicídio ou se machucou? pensamentos ou comportamento suicida.
Não subestime os menores sintomas de depressão que ocorrem em você. Se você estiver preocupado ou suspeitando de certos sintomas, consulte um médico / psicólogo / psiquiatra / terapeuta de confiança.
Lembre-se de que os transtornos mentais podem ser experimentados por qualquer pessoa. Bem, o primeiro passo para alcançar a cura é perceber que você realmente está experimentando isso.
Não tenha vergonha de consultar por causa do estigma crescente, porque sua saúde mental e a de seus entes queridos estão em primeiro lugar.
Se você, um parente ou membro da família mostrar sinais de depressão ou outros sintomas de doença mental, ou exibir quaisquer pensamentos ou comportamentos, ou se for suicida, ligue imediatamente para a linha direta de emergência da polícia. 110; Linha direta de prevenção de suicídio (021)725 6526/(021) 725 7826/(021) 722 1810; ou ONGs não suicidam (021) 9696 9293