A urina normal varia de pessoa para pessoa. Você pode urinar até dez vezes por dia, e isso ainda é bastante normal, desde que não haja queixas. No entanto, se ultimamente você sente que precisa urinar com muita frequência, alguns fatores podem estar causando esse distúrbio.
Também conhecida como poliúria, a micção frequente pode ser causada por vários fatores. A causa às vezes pode ser proveniente de doenças da bexiga ou de certas doenças que afetam a formação da urina. Quais são alguns exemplos?
Várias causas de micção frequente
A produção de urina pode ser afetada por alimentos e bebidas, medicamentos e problemas de saúde que você tenha. Em alguns casos, a causa da poliúria também pode vir de condições psicológicas, como nervosismo ou ansiedade excessiva.
Existem muitas condições que podem fazer com que você desenvolva poliúria (micção frequente). Aqui estão os mais comuns.
1. Beber muita água
A água é importante para a saúde, mas beber muito fará com que você urine com mais frequência. Isso ocorre porque os rins estão tentando excretar o excesso de líquido para manter o equilíbrio eletrolítico no corpo.
Para atender às necessidades de fluidos do corpo, beba pelo menos oito copos de água por dia. Não precisa se preocupar com a falta de líquidos, porque você pode aumentar a ingestão de líquidos com alimentos como sopa, vegetais e frutas.
2. Beba bebidas diuréticas
Esta é a causa mais comum de micção frequente. Bebidas alcoólicas ou com cafeína, como chá, café e refrigerante, são diuréticos. Isso significa que essa bebida aumenta os níveis de sal e água na urina para que mais urina seja produzida.
Quando a produção de urina aumenta, a bexiga fica cheia mais rápido. É isso que dá vontade de fazer xixi depois de beber café ou outras bebidas diuréticas. Normalmente, o efeito diurético dura de seis a oito horas.
3. Tomando drogas diuréticas
O consumo de medicamentos diuréticos visa remover a água e o sal do corpo por meio da urina. Esses medicamentos são geralmente administrados a pacientes com hipertensão e insuficiência cardíaca congestiva, o que costuma causar um acúmulo de líquido no corpo.
Como quando você bebe bebidas com cafeína, os diuréticos também fazem você urinar com mais frequência. Além disso, outros efeitos colaterais que podem aparecer são tonturas, dores de cabeça, sintomas de desidratação e baixo nível de açúcar no sangue.
4. Diabetes
Os diabéticos costumam urinar em grandes quantidades. Isso acontece porque as pessoas com diabetes têm níveis elevados de açúcar no sangue. Os rins estão se esforçando para filtrar o sangue e reabsorver o açúcar de que o corpo ainda precisa.
Gradualmente, os rins terão dificuldade em filtrar o sangue para que o açúcar saia pela urina. O açúcar na urina atrai mais líquido, de modo que mais urina é formada. Como resultado, você urina com mais frequência e está sujeito à desidratação.
5. Infecção da bexiga
Outra causa de micção frequente é uma infecção no sistema urinário. Quando ocorre uma infecção, a bexiga não consegue acomodar a urina de maneira ideal. A bexiga também fica cheia rapidamente, então você quer fazer xixi constantemente.
Se você tiver uma infecção da bexiga, poderá sentir outros sintomas, como:
- dor ou sensação de queimação ao urinar,
- desejo repentino de urinar
- sai pouca urina
- urina parece vermelha, e
- urina com cheiro fétido.
6. Gravidez
As mulheres grávidas costumam urinar com mais frequência. Isso ocorre porque seus corpos produzem mais sangue para atender às necessidades nutricionais do feto. É claro que os rins devem filtrar mais sangue para que a produção de urina também aumente.
Conforme a idade gestacional aumenta, o útero das mulheres grávidas também se desenvolve acompanhando o crescimento do corpo do feto. A cabeça do feto e o útero em crescimento podem exercer pressão sobre a bexiga, fazendo com que as mulheres grávidas tenham muitas vezes vontade de urinar.
7. Bexiga hiperativa
A bexiga hiperativa é uma condição que torna difícil controlar a vontade de urinar. Pessoas com bexiga hiperativa podem urinar mais de oito vezes em 24 horas, inclusive no meio da noite durante o sono.
Ao lançar a página da Clínica Mayo, há uma série de fatores que podem causar uma bexiga hiperativa, que são os seguintes.
- Função da bexiga diminuída devido à idade.
- diabetes.
- Infecção do trato urinário.
- Distúrbios nervosos, incluindo acidentes vasculares cerebrais e lesões da medula espinhal.
- A presença de tumores ou cálculos na bexiga.
- Obstrução do fluxo de urina devido ao inchaço da próstata ou constipação.
- A micção frequente não é completa.
8. Distúrbios da próstata
Algumas doenças da próstata podem causar inchaço. Uma próstata aumentada pressiona a uretra (o tubo que leva a urina para fora do corpo) e bloqueia o fluxo de urina.
A urina presa pode irritar a uretra e a bexiga. Como resultado, a bexiga se contrai com mais frequência, embora haja apenas uma pequena quantidade de urina. Isso é o que causa micção frequente.
Você precisa consultar um médico se urinar com frequência?
A micção frequente sem outros sintomas geralmente não é um grande problema, especialmente se o gatilho estiver relacionado aos seus hábitos de bebida. Por outro lado, não ignore as queixas de micção frequente acompanhada das seguintes condições.
- Dor ou desconforto ao urinar.
- Cor da urina alterada ou misturada com sangue.
- Perda do controle da bexiga (incontinência urinária).
- Freqüentemente, você sente muita fome ou sede.
- Febre ou calafrios.
- Dor na parte inferior das costas ou nas laterais.
Esses sintomas podem indicar um problema de saúde mais sério. Se sentir isso, consulte seu médico para descobrir por que você urina com frequência.