A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é um distúrbio da fertilidade que pode ocorrer em mulheres em idade reprodutiva. Essa condição faz com que os hormônios do corpo da mulher fiquem desequilibrados devido a fatores desconhecidos. Os sintomas típicos da SOP são períodos irregulares, níveis elevados de hormônios masculinos (andrógenos) e o aparecimento de vários cistos nos ovários. Aqui estão as opções de tratamento mais comumente recomendadas para pessoas com SOP.
Como diagnosticar a síndrome dos ovários policísticos (SOP)
Antes de determinar o melhor tratamento de SOP para você, seu médico primeiro perguntará sobre seu histórico médico. As perguntas podem incluir mudanças no peso e nos ciclos menstruais durante esse período.
Um exame físico inclui a verificação de crescimento de cabelo onde não deveria, acne excessiva e resistência à insulina. O crescimento de pelos finos no corpo e o aparecimento de acne em pessoas com SOP são causados pelo aumento dos hormônios androgênios.
Se os sintomas que aparecem forem suspeitos de serem sinais de SOP, o médico fará um exame pélvico, exames de sangue e ultrassom para confirmar o diagnóstico
Se necessário, você também será submetido a exames de sintomas de depressão e ansiedade, exames de sintomas de apnéia obstrutiva do sono, além de verificação regular da pressão arterial, tolerância à glicose, níveis de colesterol e triglicerídeos.
Opções de tratamento para sintomas de SOP
Uma vez que o diagnóstico seja estabelecido, aqui estão as opções de tratamento para o tratamento de SOP:
1. Mude seu estilo de vida
Os médicos geralmente recomendam que você mude seus hábitos do dia-a-dia como um tratamento inicial para a SOP.
Essas mudanças geralmente se concentram em uma dieta mais saudável para manter um peso corporal ideal.
Pessoas com SOP são aconselhadas a limitar o consumo de alimentos gordurosos e com alto teor de açúcar. É aconselhável aumentar o consumo de alimentos fibrosos, pois esses alimentos aumentam lentamente os níveis de açúcar.
Além de mudar a dieta, os exercícios também precisam ser feitos regularmente para controlar os níveis de açúcar no sangue e de insulina no corpo.
2. Use anticoncepcionais
O uso de anticoncepcionais é o método de tratamento mais comum para mulheres com SOP que não desejam engravidar.
Você pode escolher a contracepção na forma de pílulas anticoncepcionais, anéis vaginais, injeções ou DIU (anticoncepcionais espirais). Drogas hormonais também podem ser tomadas para tratar a SOP. Um deles é um hormônio progesterona para ajudar a iniciar o ciclo menstrual e reduzir o risco de câncer uterino.
Se os medicamentos anticoncepcionais e hormonais não impediram o crescimento do cabelo após pelo menos seis meses de uso, seu médico pode prescrever espiroolactona. Este medicamento tem como objetivo reduzir os níveis de hormônio andrógeno no corpo.
No entanto, a espiroolactona não deve ser tomada por mulheres grávidas ou mulheres que planejam engravidar, pois pode causar defeitos congênitos.
3. Consumo do medicamento metformina
A metformina, que é comumente usada como medicamento para diabetes, também pode ser prescrita para a SOP. Este medicamento atua especificamente para reduzir a resistência à insulina e os problemas de fertilidade causados pela SOP.
A metformina atua de três maneiras: suprimindo a produção de glicose no fígado, reduzindo a absorção dos carboidratos consumidos e aumentando a sensibilidade do fígado, músculos, gordura e células à insulina produzida pelo corpo.
O consumo de metformina também ajuda a aumentar a ovulação, regular o ciclo menstrual, reduzir os sintomas de hirsutismo (como acne e crescimento excessivo de pelos), perder peso (se acompanhado de uma dieta saudável e exercícios) e reduzir o risco de diabetes gestacional, que as mulheres com SOP são propensos a.
A dose média de metformina para mulheres com SOP é de cerca de 1500-2000 miligramas (mg) por dia. No entanto, o número exato para o seu caso certamente precisa ser discutido mais detalhadamente com seu médico.
4. Use removedor de cabelo
Os medicamentos para remoção de pelos são chamados de depilatórios e podem vir na forma de cremes, géis ou loções. Este medicamento atua quebrando a estrutura protéica do cabelo de modo que ele caia da pele.
Pessoas com SOP também podem realizar eletrólise (um procedimento cosmético para remover o cabelo da raiz usando uma corrente elétrica) e terapia a laser.
5. Consumo de medicamentos para fertilidade
Para mulheres com SOP que desejam engravidar, o médico pode prescrever medicamentos especiais para desencadear a ovulação, como clomifeno e letrozol.
Se esses tratamentos não funcionarem, seu médico pode recomendar injeções de hormônios chamados gonadotrofinas para mulheres com SOP que planejam engravidar.
6. Cirurgia ovariana
Uma cirurgia chamada perfuração ovariana também pode ser feita para fazer os ovários funcionarem melhor.
O médico fará um pequeno corte no abdômen usando um laparoscópio com uma agulha para perfurar o ovário e destruir um pequeno pedaço de tecido.
Este procedimento altera os níveis hormonais, o que, por sua vez, facilita a ovulação.