Os cistos ovarianos são um problema comum que pode ocorrer em todas as mulheres, especialmente em mulheres que ainda estão menstruadas. Na verdade, os cistos não são um problema sério porque podem desaparecer por conta própria. No entanto, também existem cistos que podem causar sintomas dolorosos e requerem tratamento especial para cicatrizar. Quando um cisto ovariano deve ser operado?
Os cistos ovarianos podem ser perigosos?
Os cistos ovarianos são pequenos sacos cheios de líquido que se formam nos ovários. Durante o ciclo menstrual, esses cistos geralmente aparecem e podem desaparecer por conta própria sem que você saiba, porque não causam sintomas.
No entanto, os cistos ovarianos que crescem e aumentam podem causar uma variedade de sintomas dolorosos. Tais como abdômen aumentado ou inchado, dor pélvica antes e depois da menstruação, dor pélvica durante a relação sexual (dispareunia), pressão abdominal, náuseas e vômitos.
Alguns sintomas também podem indicar que um cisto ovariano é perigoso. Se sentir algum dos seguintes sintomas, deve consultar um médico imediatamente.
- Dor repentina no abdômen ou na pelve.
- Febre.
- Jogar fora.
- Tontura, fraqueza e vontade de desmaiar.
- A respiração fica mais rápida.
Se sentir esses sintomas, isso significa que precisa de atenção médica imediata. Esses sintomas podem indicar que o cisto se rompeu ou explodiu. Às vezes, esses cistos grandes e rompidos causam sangramento intenso. Os sintomas mencionados acima também podem indicar a ocorrência de torção ovariana (ovários torcidos). Esta é uma emergência e um perigo.
Quando um cisto ovariano deve ser operado?
Quando os cistos ovarianos precisam de tratamento especial, pode ser determinado pelo seguinte:
- O tamanho e a aparência do cisto.
- Os sintomas que você está experimentando.
- Quer você já tenha passado pela menopausa ou não, isso ocorre porque mulheres na pós-menopausa e têm cistos ovarianos têm maior risco de desenvolver câncer de ovário.
Portanto, se você tiver um cisto após a menopausa, precisará fazer uma cirurgia para removê-lo. Além dos motivos da menopausa, os cistos ovarianos devem ser operados se:
- Os cistos não desaparecem após passar por vários ciclos menstruais, pelo menos em 2-3 meses.
- O tamanho do cisto está ficando maior, o cisto é maior que 7,6 cm.
- O cisto parece incomum na ultrassonografia, por exemplo, o cisto não é um cisto funcional simples.
- Os cistos causam dor.
- Os cistos podem evoluir para câncer de ovário.
Dois tipos de cirurgia para remover cistos ovarianos
Se você sentir os sintomas devido ao aumento do cisto, converse com seu médico, quer precise de uma cirurgia imediatamente ou não. Existem dois tipos de cirurgia que você pode escolher para remover o cisto, a saber:
- Laparoscopia
Este procedimento é uma operação menos dolorosa e requer um tempo de recuperação mais rápido. Esta cirurgia é realizada inserindo um laparoscópio (um pequeno microscópio em forma de tubo com uma câmera e luz na extremidade) em seu abdômen através de um buraco de fechadura ou pequena incisão no abdômen. Então, o gás é colocado em seu estômago para tornar mais fácil para o médico realizar o procedimento. Depois disso, o cisto é removido e a incisão em seu abdômen é fechada com suturas solúveis.
- Laparotomia
Esta operação é realizada se o tamanho do cisto for muito grande ou se houver a possibilidade de que o cisto se transforme em câncer. A laparotomia é feita com uma única incisão no abdômen, então o médico remove o cisto e fecha a incisão novamente com pontos.
Se o cisto não exigir cirurgia, o médico pode sugerir que você tome analgésicos para aliviar a dor. Ou seu médico irá prescrever anticoncepcionais, como pílula, anel vaginal ou injeção para ajudar a prevenir a ovulação. Isso pode diminuir suas chances de desenvolver mais cistos.