Todos já pegaram gripe pelo menos uma vez na vida. A infecção pelo vírus da gripe pode, de fato, atacar qualquer pessoa em qualquer idade, tanto crianças quanto adultos. Conhecer as várias causas da gripe é um passo eficaz para evitar esta doença.
Vírus da gripe, principal causa da gripe
A gripe ou influenza é uma infecção respiratória contagiosa causada por um vírus. O vírus que causa a gripe é o vírus influenza. Existem vários tipos de vírus que causam a gripe, nomeadamente os tipos A, B e C.
Dos três vírus, os tipos A e B geralmente causam a gripe sazonal, enquanto a influenza do tipo C geralmente causa problemas respiratórios mais leves.
Você pode se infectar com o vírus da gripe se inalar gotículas de saliva (gotícula) que saem da boca de pessoas com gripe quando espirram e tossem não cobrem a boca. Os vírus da gripe que causam a gripe também podem ser transmitidos conversando com pessoas que estão gripadas, se elas forem muito próximas.
Além do contato com o ar, a transmissão da gripe pode ocorrer quando você toca seus olhos, nariz ou boca após manusear objetos contaminados com o vírus.
Esta infecção afeta o nariz, a garganta e os pulmões (sistema respiratório). Se não forem tratados adequadamente, esses tipos de gripe podem se transformar em infecções graves que prejudicam o paciente. Em casos raros, podem ocorrer complicações da gripe, que podem levar à morte.
Normalmente, os sintomas da gripe aparecem aproximadamente 24-48 horas após a exposição ao vírus. Dores no corpo, dores musculares por todo o corpo, febre, nariz entupido e coriza são alguns dos sintomas mais comuns da gripe.
Quais são os fatores de risco para a gripe?
Você pode pegar gripe sem motivo aparente. Talvez você não sinta que há pessoas doentes por perto, mas de repente você está resfriado.
Mesmo que você não saiba de onde ela veio, existem muitos fatores de risco para a gripe dos quais você pode não estar ciente. Algumas das causas que aumentam o risco de contrair o vírus da gripe podem ser de fatores ambientais ou de seus hábitos diários.
A seguir estão vários fatores de risco que tornam o corpo mais suscetível ao vírus da gripe:
1. Mudanças climáticas
A maioria das pessoas tem maior probabilidade de pegar gripe na estação das chuvas do que no verão. Isso ocorre porque o vírus que causa a gripe se desenvolve facilmente em temperaturas frias e no ar seco.
Os cientistas suspeitam que o vírus da gripe se espalha mais facilmente em climas frios porque as pessoas preferem se reunir em ambientes fechados com as janelas fechadas. Isso aumenta o risco de respirar o mesmo ar que outras pessoas, que pode conter o vírus da gripe.
3. Falta de sono
O sono é uma necessidade básica de todo ser humano para que o corpo esteja sempre em forma. Infelizmente, muitos não sabem que ficar acordado até tarde ou dormir até tarde pode nos fazer pegar um resfriado facilmente.
Esse mau hábito, com o tempo, terá um impacto na saúde geral, especialmente no sistema imunológico.
Durante o sono, o corpo normalmente produz hormônios citocinas para combater a inflamação e doenças no corpo. No entanto, se você não consegue dormir, seu corpo não libera citocinas como deveria.
Como resultado, a capacidade do sistema imunológico de combater os germes será enfraquecida, tornando você mais suscetível à infecção pelo vírus da gripe. Pode piorar se o tempo estiver ruim nessa hora e você também estiver estressado.
A necessidade média de sono de um adulto é de 7 a 8 horas por noite. Portanto, certifique-se de dormir o suficiente para não adoecer facilmente!
4. Não beber o suficiente
A maior parte do seu corpo é composta de água. Infelizmente, muitas pessoas não percebem que beber menos pode ser um fator de risco para contrair o vírus da gripe.
Quando o corpo carece de fluidos ou desidratação, a função e o trabalho dos órgãos do corpo são interrompidos. Como resultado, você pode estar mais sujeito a ter vários problemas de saúde.
Além disso, a ingestão adequada de líquidos também ajuda a manter a boca, o nariz e a garganta úmidos. Se sua boca, nariz e garganta estiverem secos, você estará mais suscetível a doenças relacionadas ao sistema respiratório, como a gripe.
Para prevenir a gripe, certifique-se de beber pelo menos 8 copos de água por dia. Mas, na verdade, as necessidades de água de cada pessoa são diferentes. Só você sabe quanta água é necessária. Em essência, beba toda vez que sentir sede (ou mesmo antes) para que as necessidades de fluidos do corpo ainda sejam atendidas.
5. Deficiência de vitamina D
A deficiência de vitamina D também pode ser um fator de risco para resfriados. Até agora, a maioria das pessoas pensa que a vitamina D é benéfica para a saúde óssea e muscular. Na verdade, a vitamina D também desempenha um papel na prevenção de infecções respiratórias agudas.
Isso é baseado em uma revisão de pesquisa conduzida por pesquisadores da Queen Mary University of London. O estudo descobriu que a ingestão adequada de vitamina D pode ajudar a prevenir infecções virais que causam gripe, bronquite e pneumonia.
Além disso, outros estudos também relataram que a deficiência de vitamina D está associada a um sistema imunológico enfraquecido. Como sabemos, quando o sistema imunológico está fraco, o corpo fica mais suscetível a várias doenças, incluindo a gripe.
Felizmente, a vitamina D é uma das vitaminas mais fáceis de obter. Ao se aquecer ao sol da manhã por 10-15 minutos, você já obtém parte de sua ingestão de vitamina D.
Além do sol, você também pode obter vitamina D dos alimentos que ingere todos os dias. Alguns deles incluem peixes, gemas de ovo, leite, fígado bovino e cogumelos.
6. Mãos sujas
Todos os dias, suas mãos entrarão em contato com objetos que possível foi "colonizado" por muitos germes. Maçanetas, telefones, teclados de computador e outros objetos sem você saber que podem estar contaminados com vírus.
O hábito de segurar o rosto, como bochechas, nariz, boca ou olhos, sem perceber, pode causar a transferência do vírus da gripe das mãos sujas para o corpo. Como resultado, você pega uma gripe.
Por isso, seja diligente na lavagem das mãos e na higiene pessoal. Mãos sujas fazem com que os germes se espalhem rapidamente e desencadeiem várias doenças. Porém, certifique-se de lavar bem as mãos, certo?
Citando o site do CDC, a lavagem das mãos deve ser de pelo menos 20 segundos e realizada quando:
- Antes e depois de visitar ou interagir com pessoas doentes
- Antes, durante e depois de preparar os alimentos
- Antes de comer
- Antes e depois de tratar feridas abertas
- Depois de tocar na lata de lixo
- Depois de espirrar, tossir ou assoar o nariz
- Depois de usar o banheiro
- Depois de trocar a fralda do bebê
Lembre-se de que você pode manter sua saúde para evitar a exposição ao vírus causador da gripe levando uma vida mais saudável. Seja através da ingestão adequada de alimentos e como manter uma higiene pessoal completa.