O refluxo ácido é freqüentemente experimentado durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre da gravidez. É claro que isso deixa a mãe desconfortável. Por quê isso aconteceu? Esta condição é normal? Então, como resolver isso? Para mais detalhes, vamos ver a discussão a seguir.
Por que o ácido do estômago aumenta durante a gravidez?
Citando a American Pregnancy Association, distúrbios do ácido do estômago durante a gravidez são normais. A condição é clinicamente conhecida como DRGE (doença do refluxo gastroesofágico).
A DRGE é uma condição em que o ácido do estômago sobe para o esôfago ou esôfago, causando sintomas como:
- sensação de queimação no peito (azia),
- o estômago está cheio e inchado,
- frequentemente arroto,
- a língua tem gosto azedo ou amargo, e
- garganta seca ou tosse.
A DRGE durante a gravidez pode ser causada por vários fatores, incluindo:
- efeitos das mudanças hormonais
- um sistema digestivo mais lento durante a gravidez, e
- Há pressão no estômago devido ao útero em crescimento.
Como lidar com o refluxo ácido durante a gravidez?
Geralmente, essa condição dura apenas durante a gravidez e irá parar por si só após o parto. Mesmo assim, é claro que você se sentirá desconfortável se isso acontecer. Para corrigir isso, tente seguir estas dicas.
1. Beba uma bebida que dê uma sensação de calor
Você pode tentar beber água morna com gengibre para aliviar os sintomas de refluxo ácido durante a gravidez. O gengibre também pode aliviar as sensações de náusea e vômito que você costuma sentir durante a gravidez.
Além disso, você também pode experimentar um copo de leite morno ou chá de camomila para se sentir mais confortável.
2. Mascar chiclete
Experimente mascar chiclete depois de comer. A goma de mascar pode aumentar a produção de saliva, o que pode ajudar a neutralizar o ácido que sobe para o esôfago.
3. Tome medicamentos antiácidos
Os antiácidos são medicamentos comumente usados para tratar azia ou refluxo ácido. O teor de magnésio ou cálcio dos antiácidos pode aliviar o desconforto que você sente.
No entanto, você deve ter cuidado ao escolher antiácidos quando estiver grávida. Preste atenção ao seguinte.
- Evite antiácidos que contenham bicarbonato de sódio, pois podem causar retenção de líquidos ou inchaço.
- Evite também conter alumínio, pois pode causar prisão de ventre e representar risco de envenenamento em altas doses.
- Evite aqueles que contêm aspirina alta porque, de acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG), a aspirina corre o risco de causar pré-eclâmpsia.
4. Consulte um médico
Deve pedir conselho ao seu médico para se certificar de que os medicamentos que está a tomar para tratar o ácido gástrico são seguros para mulheres grávidas.
Além disso, verifique se você experimenta alguma das seguintes condições:
- o ácido do estômago sobe novamente após o efeito dos medicamentos antiácidos passar,
- Você tem dificuldade para engolir e tossir,
- você perde peso, e
- fezes pretas.
A única coisa com que se preocupar é não permitir que o ácido gástrico que sobe prejudique o esôfago e outros tratos digestivos.
Como evitar que o ácido do estômago suba durante a gravidez
O aumento do ácido estomacal durante a gravidez, é claro, faz você se sentir desconfortável. No entanto, você não precisa se preocupar porque existem várias maneiras de reduzi-lo.
1. Mude sua dieta
Esta é a melhor maneira de prevenir o aumento do ácido gástrico durante a gravidez. Coma devagar e não tenha pressa.
Além disso, evite comer muito de uma só vez. Coma refeições pequenas, mas frequentes, como meia porção a cada 2 ou 3 horas.
2. Evite deitar ou dormir depois de comer
Se você se deitar imediatamente após comer, a posição do esôfago ficará paralela ao estômago. Como resultado, o ácido gástrico que processa os alimentos no estômago flui lentamente para o esôfago.
Para evitar isso, espere 2 a 3 horas após comer se quiser deitar ou dormir. Dê ao seu estômago tempo para processar a comida que você acabou de comer.
Portanto, não é aconselhável jantar perto da hora de dormir.
3. Evite comer chocolate e hortelã
Para evitar que o ácido estomacal aumente durante a gravidez, você deve evitar chocolate e hortelã, porque esses dois alimentos podem piorar o distúrbio.
O chocolate e a menta podem fazer os músculos do esôfago (o tubo que conecta o esôfago e o estômago) relaxarem, de modo que o ácido estomacal pode subir para o esôfago.
4. Evite comer picante, azedo, chá e café
Esses alimentos são ácidos, por isso podem piorar o distúrbio de refluxo ácido. Mesmo assim, algumas pessoas podem não ter problemas, apesar de comer esses alimentos.
Preste atenção aos sintomas que você sente, se você se sentir desconfortável depois de comer esses alimentos, você deve parar de comê-los.
5. Evite beber muito enquanto come
Beber demais fará seu estômago ficar cheio, então você se sentirá inchado e desconfortável.
Beber bastante água durante a gravidez é recomendado, mas escolha o horário certo, que é fora das refeições.
6. Durma com a cabeça elevada
Além de afetar o conforto, a posição de dormir durante a gravidez também afeta a acidez estomacal. Se você costuma ter problemas de ácido estomacal durante a gravidez, deve dormir com um travesseiro mais alto do que o normal.
Posicionar a cabeça e a parte superior do corpo acima do estômago ajudará a evitar que o ácido gástrico suba para o topo. Também pode ajudar o funcionamento do sistema digestivo.
7. Durma voltado para a esquerda
Se o corpo estiver voltado para a direita, a posição do estômago é mais alta do que o esôfago, então você pode experimentar azia. Para evitar que isso aconteça, durma com o corpo voltado para a esquerda.
8. Monitore o ganho de peso
Quando você está grávida, você precisa ganhar peso para manter a sua saúde e a de seu bebê. No entanto, se você ganhar peso excessivo, também não é bom.
Se o corpo estiver muito pesado, você pode sentir sintomas de refluxo ácido durante a gravidez, porque o estômago é comprimido pelo útero grosso.
Portanto, mantenha seu ganho de peso dentro da faixa normal durante a gravidez. É melhor conversar com seu médico sobre a meta de ganho de peso durante a gravidez.
9. Use roupas largas
Quando grávida, use roupas largas. Usar roupas justas, especialmente na cintura e na barriga, pode colocar mais pressão na barriga.
Se isso acontecer, pode piorar os sintomas de refluxo ácido durante a gravidez.
10. Pare de fumar
Se você fuma, é melhor parar de fumar durante a gravidez. Além de ser prejudicial à saúde e à saúde do bebê durante a gravidez, fumar também faz com que o ácido estomacal aumente durante a gravidez.