Tipos de operações cirúrgicas que você deve conhecer antes de entrar na sala de cirurgia: procedimentos, segurança, efeitos colaterais e benefícios |

A cirurgia é o método de tratamento mais comum usado para tratar uma condição médica ou doença. Mas é claro que nem todas as doenças ou distúrbios do funcionamento do corpo podem ser curados por cirurgia. Cada tipo de procedimento cirúrgico tem uma finalidade, procedimento e finalidade diferentes. Aqui está o que você precisa saber sobre os vários tipos de operações cirúrgicas, a fim de fornecer informações caso um dia o médico o aconselhe a se submeter a uma cirurgia.

Diferentes tipos de operações cirúrgicas, diferentes objetivos e finalidades

Os procedimentos cirúrgicos são basicamente divididos em três grandes grupos, que serão posteriormente subdivididos de acordo com suas categorias. Aqui estão os detalhes.

1. Operações do grupo por propósito

Este primeiro grupo classifica os procedimentos cirúrgicos com base na finalidade para a qual esse procedimento médico é realizado. Basicamente, a cirurgia é considerada um método de tratamento, mas este procedimento médico também pode ser usado para:

  • Diagnosticar . Operações usadas para diagnosticar certas doenças, como biópsias, que geralmente são realizadas para confirmar a suspeita de câncer sólido ou tumores em certas partes do corpo.
  • Evita . Além de tratar, a cirurgia também é feita para evitar que a condição piore. Por exemplo, a remoção cirúrgica de pólipos do cólon que, se não tratados, podem se transformar em câncer.
  • Remover . Essa operação é realizada com o objetivo de remover uma série de tecidos do corpo. Normalmente, este tipo de cirurgia termina em –ectomia. Por exemplo, mastectomia (remoção da mama) ou histerectomia (remoção do útero).
  • Retornar . A cirurgia também é realizada para retornar as funções do corpo ao normal novamente. Por exemplo, na reconstrução mamária realizada por pessoas que fizeram uma mastectomia.
  • paliativo . Esse tipo de cirurgia visa reduzir a dor sentida por pacientes que geralmente apresentam doença crônica em estágio terminal.

2. Grupo de operação com base no nível de risco

Toda operação cirúrgica deve ter riscos, mas o nível de risco é certamente diferente. A seguir está um agrupamento de operações com base no nível de risco:

  • Cirurgia de grande porte , é uma operação realizada em partes do corpo, como cabeça, tórax e abdômen. Um exemplo dessa cirurgia é a cirurgia de transplante de órgão, cirurgia de tumor cerebral ou cirurgia cardíaca. Os pacientes que se submetem a esta cirurgia geralmente demoram muito para se recuperar.
  • Pequena cirurgia , ao contrário da cirurgia de grande porte, essa operação não faz com que o paciente tenha que esperar muito para se recuperar. Mesmo em alguns tipos de cirurgia, os pacientes podem ir para casa no mesmo dia. Exemplos de operações como biópsia de tecido mamário.

3. Operação de grupo por técnica

A cirurgia em si pode ser realizada por meio de uma variedade de técnicas diferentes, dependendo de qual parte do corpo deve ser operada e da doença do paciente. Então, que técnicas cirúrgicas existem?

  • Cirurgia aberta . Esse método geralmente é chamado de cirurgia convencional, que é um procedimento médico que faz incisões no corpo usando uma faca especial. Um exemplo é a cirurgia cardíaca, o médico corta o peito do paciente e abre para que os órgãos do coração fiquem bem visíveis.
  • Laparoscopia . Se antes a operação era feita por corte de uma parte do corpo, na laparoscopia, o cirurgião corta apenas um pouco e deixa uma ferramenta como um tubo no orifício que foi feito, para descobrir os problemas que ocorrem no corpo .

Que tipo de cirurgia você fará?