O transtorno bipolar ou transtorno bipolar já pode ser familiar para você. Um dos principais artistas da Indonésia, Marshanda, é uma das pessoas que sofrem dessa condição. Existem dois tipos de transtorno bipolar que você precisa saber: transtorno bipolar tipo 1 e transtorno bipolar tipo 2. Então, para tratá-lo, os pacientes com tipos diferentes de transtorno bipolar recebem o mesmo tratamento? Confira a seguinte revisão.
Reconheça os diferentes tipos de transtorno bipolar
Não confunda transtorno bipolar com transtorno de personalidade múltipla transtornos dissociativos. Para obter uma explicação sobre o que é transtorno de personalidade múltipla, verifique o seguinte link.
O transtorno bipolar é uma doença mental caracterizada por mudanças extremas de humor. Pessoas com essa condição têm humor instável, que é muito acelerado e contraditório. Às vezes, ele se sentirá muito ativo e animado. Por outro lado, ele se sentirá deprimido e deprimido.
A ocorrência de oscilações de humor descontroladas pode atrapalhar a realização de atividades cotidianas de uma pessoa, como trabalho, estudo na escola ou mesmo estabelecer relacionamento com quem está ao seu redor.
Em termos gerais, as pessoas com transtorno bipolar apresentam três sintomas principais, a saber, episódios de mania, episódios de hipomania e episódios de depressão. A partir desses sintomas, dois tipos de transtorno bipolar podem ser categorizados, a saber:
1. Transtorno bipolar tipo 1
Pessoas com transtorno bipolar tipo 1 geralmente experimentam um episódio de mania (muito feliz) que muda ou é seguido por um episódio depressivo (muito triste). Neste caso, as oscilações de humor que aparecem serão muito perceptíveis quando a pessoa está feliz e excitada, passando por tristeza súbita e depressão severa.
Um episódio maníaco é um transtorno de humor que deixa uma pessoa muito excitada, tanto mental quanto fisicamente.
Quando esse episódio ocorre, as decisões tomadas às vezes são irracionais. Por exemplo, gastar dinheiro para comprar coisas que não são realmente necessárias, recorrer à violência ou mesmo ao assédio sexual.
Episódios maníacos geralmente duram cerca de 1 semana, seguidos por 2 semanas de episódios depressivos.
2. Transtorno bipolar tipo 2
Pessoas com diagnóstico de transtorno bipolar tipo II não terão episódios maníacos, mas episódios hipomaníacos. Um episódio hipomaníaco é uma forma menos extrema de mania, de modo que as oscilações de humor são menos perceptíveis.
Embora seja difícil de detectar, as pessoas ao redor do paciente são capazes de reconhecer essas mudanças. Esse episódio hipomaníaco geralmente dura no máximo 4 dias.
3. Transtorno de ciclotimia
A ciclotimia é uma forma mais branda de transtorno bipolar. Os sintomas da ciclotimia são quase semelhantes aos do transtorno bipolar, que também causa mudanças de humor rápidas e curtas.
No entanto, deve-se enfatizar que, quando comparada ao transtorno bipolar dos tipos 1 e 2, a ciclotimia apresenta menor intensidade de depressão e episódios hipomaníacos.
4. Ciclo rápido
Ciclo rápido ou ciclo rápido está incluído em um dos vários tipos de transtorno bipolar, que aparece quando o sofredor experimenta várias mudanças humor dentro de 12 meses.
Com uma nota, só se pode dizer que uma pessoa tem um tipo de transtorno bipolar de ciclo rápido se o período de humor durar vários dias.
Essas mudanças de humor geralmente continuarão a mudar com intensidade errática. Ou seja, podem ser muito felizes, não muito felizes, muito tristes, até parecerem normais como se não houvesse nada de errado.
O tratamento para cada transtorno bipolar é o mesmo?
Relatado na página da Clínica Mayo, dr. Daniel K. Hall-Flavin explica que o tratamento para o transtorno bipolar, tanto bipolar tipo 1, tipo 2 e outros, geralmente envolve medicação e terapia comportamental, incluindo:
- Estabilizador humor. O humor que muda rapidamente pode ser controlado com este tipo de medicamento. Os exemplos incluem lítio, divalproex de sódio ou carbamazepina.
- Antipsicóticos. Este medicamento é geralmente usado para tratar sintomas de transtornos mentais, como delírios, alucinações, paranóia e transtornos do pensamento. Os medicamentos antipsicóticos incluem olanzapina, risperidona ou quetiapina.
- Antidepressivos. Este medicamento é usado para controlar a depressão. O uso de antidepressivos às vezes desencadeia episódios maníacos e deve ser prescrito junto com estabilizadores de humor ou antipsicóticos.
- Psicoterapia. Tratamento para pacientes com transtorno bipolar, fornecendo uma compreensão dos comportamentos negativos que devem ser evitados e como substituí-los por comportamentos positivos.
- Estratégias de autogestão e reabilitação. Muitos pacientes com transtorno bipolar são viciados em álcool ou usam drogas ilegais, por isso devem receber tratamento com supervisão e segurança mais rigorosas dos médicos. Os pacientes também são treinados para viver um estilo de vida saudável, como exercícios regulares, ingestão de alimentos nutritivos e descanso adequado.
Os sintomas do transtorno bipolar tipo 1 são considerados mais graves do que os do transtorno bipolar tipo 2. Portanto, os pacientes com transtorno bipolar tipo 1 geralmente são hospitalizados. Isso é feito para evitar que os pacientes façam coisas que ponham em perigo a si próprios e a outras pessoas, bem como para monitorar continuamente sua condição.
Embora os pacientes com transtorno bipolar tipo 2, geralmente ainda possam ser tratados com medicamentos e apoio das pessoas ao seu redor. Embora até agora não tenha havido uma cura definitiva para o transtorno bipolar, fazer consultas regulares com médicos, tomar medicação diligentemente e seguir terapia e mudar um estilo de vida mais saudável pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes.