A maioria das toupeiras é inofensiva e não causa dor, portanto, não requer tratamento. No entanto, algumas pessoas desejam se livrar das manchas por motivos cosméticos ou porque suas manchas, especialmente as que surgem, causam desconforto quando se esfregam na roupa ou ficam presas em joias. Felizmente, existem várias maneiras de se livrar das toupeiras. Qual é o mais eficaz?
Várias maneiras de remover manchas
Dependendo da natureza e do tamanho das toupeiras que você possui, há várias opções de como removê-las, conforme a seguir.
1. Usando um creme de remoção de toupeira
Existem vários cremes no mercado que afirmam ser capazes de remover manchas. O uso de cremes é a escolha preferida de quem quer uma solução barata e sem cirurgia. Infelizmente, geralmente o efeito do creme não é muito eficaz.
A maioria dos cremes de remoção de toupeira exige que você arranhe a superfície da pele onde a verruga está crescendo antes de aplicá-la. Devido a este método de aplicação, o creme pode deixar buracos ou cicatrizes mais visíveis do que a própria verruga.
Os cremes para remoção de toupeiras também podem tornar sua pele mais suscetível a infecções e, ao removê-los de forma independente, você pode ignorar os primeiros sinais de alerta do câncer.
2. Crioterapia (congelamento)
O método de crioterapia para remoção de manchas é realizado por um médico. O médico aplicará ou borrifará a área da toupeira com uma pequena dose de nitrogênio líquido superfrio.
Em geral, esse método é usado para remover verrugas ou verrugas levantadas. Este procedimento pode ser um pouco doloroso, mas o médico anestesiará sua pele com um anestésico local antes de começar.
Após a crioterapia, você pode notar uma leve formação de bolhas na pele no local da pinta, mas isso vai embora por conta própria.
3. Usando lasers
Lasers são geralmente recomendados para manchas que são menores, mais planas e de cor mais clara a média. A vantagem é que esse método deixa menos cicatrizes quando comparado ao resultado da cirurgia.
Antes de iniciar o procedimento, o médico anestesiará a pele com um anestésico local. Depois disso, o feixe de laser será emitido diretamente com um determinado comprimento de onda de luz na toupeira e na pele ao redor.
Embora pareça promissor, o laser não é um método eficaz de escolha para a maioria das toupeiras profundas. Porque o feixe de laser não consegue penetrar fundo o suficiente e não há tecido para verificar se há sinais de câncer.
4. Queimado
Com a técnica de queima, o médico usará o auxílio de uma corrente elétrica para aquecer um fio estéril. Este fio quente é então usado para queimar a camada superior da pele da toupeira.
O calor gerado evitará o sangramento. No entanto, você pode precisar de mais de uma sessão de tratamento para remover completamente a toupeira.
Este procedimento pode causar um pouco de dor, portanto, para superar isso, o médico primeiro anestesiará sua pele.
5. Dissecado
Moles que se projetam ou levantam da pele (marcas de pele) são um tipo adequado para ser removido por métodos de remoção cirúrgica usando um bisturi ou tesoura.
Algumas toupeiras podem ser "raspadas" rente à pele, enquanto outras ainda podem ter células de toupeira sob a pele, então o médico pode precisar fazer um corte mais profundo na raiz para evitar que a toupeira reapareça.
A cirurgia para remover manchas leva apenas alguns minutos e a ferida em si leva de 7 a 10 dias para cicatrizar. Mais tarde, haverá uma marca vermelha que pode desaparecer lentamente ao longo de um período de 3-4 semanas.
6. Cirurgia de excisão de elipse
A cirurgia de excisão elíptica é a opção mais invasiva de todas. Este procedimento é geralmente escolhido para manchas com suspeita de serem cancerígenas ou para pessoas que não se qualificam para laser ou excisão cirúrgica.
Após a anestesia local, o médico removerá toda a mancha até a raiz em um passo rápido e, em seguida, cobrirá a ferida com pontos e com um curativo.
Este procedimento leva cerca de 20 minutos. Após a cicatrização inicial, o tecido da cicatriz continuará a desaparecer, deixando uma linha branca tênue.
Verifique com seu médico se você tem uma verruga que parece diferente de suas outras verrugas. Seu médico pode precisar fazer uma biópsia de toupeira, o que significa removê-la e enviá-la a um laboratório para verificar se há câncer de pele.