Alimentos gordurosos podem parecer assustadores para pessoas que estão tentando perder peso. Na verdade, nem todos os alimentos que contêm gordura são ruins. Alguns alimentos ricos em gordura são benéficos para o corpo quando consumidos em quantidades razoáveis.
Alimentos ricos em gordura que são bons para o corpo
A função da gordura é muito diversa para o corpo, incluindo fornecer reservas de energia, proteger os órgãos do corpo, formar hormônios e ajudar na absorção de nutrientes. É por isso que você precisa atender às suas necessidades diárias de gordura dos alimentos.
No entanto, existem vários tipos de gordura com efeitos próprios na saúde. A gordura saturada que se acumula no corpo pode aumentar o colesterol “ruim” e torná-lo mais suscetível a doenças cardíacas.
Enquanto isso, as gorduras insaturadas ajudam a reduzir o colesterol “ruim”, previnem a formação de placas nos vasos sanguíneos e diminuem o risco de doenças cardíacas. Alimentos ricos em gordura insaturada são o que você precisa procurar.
Entre as muitas fontes alimentares de gordura, aqui estão algumas das melhores para o seu corpo.
1. Peixe
Peixes gordurosos como salmão, cavala, arenque, sardinha e atum são boas fontes de gordura. A razão é que esses peixes contêm ácidos graxos ômega-3, que estão incluídos no grupo das gorduras insaturadas.
A pesquisa mostra que as pessoas que consomem ácidos graxos ômega-3 tendem a ser mais saudáveis. O risco de desenvolver doenças cardíacas, depressão e demência era menor do que em pessoas que raramente comiam peixe.
2. Abacate
O abacate é o único alimento rico em gordura que vem do grupo das frutas. Melhor ainda, cerca de 70% da gordura total do abacate é gordura insaturada na forma de ácido oleico.
Essas gorduras são benéficas para a saúde cardíaca e podem ajudar a reduzir a inflamação causada por doenças, como a osteoartrite. Além disso, a ingestão de gorduras insaturadas no abacate ajuda a reduzir o colesterol "ruim". (LDL).
3. Grãos
Apesar de seu pequeno tamanho, os grãos inteiros são ricos em gorduras saudáveis. As sementes de chia e de linhaça, em particular, contêm níveis significativamente mais elevados de ácidos graxos ômega-3 do que a maioria dos grãos inteiros.
Além de ser rico em gordura, você também obterá proteínas, fibras e minerais desses alimentos. Seu uso é bastante fácil, ou seja, polvilhe uma colher de seus grãos favoritos em uma salada, smoothies , ou seu jantar.
4. Nozes
Nenhuma conversa sobre alimentos ricos em gordura sem nozes. Na verdade, esse alimento é frequentemente processado em óleo porque o teor de gordura é muito alto. A gordura nas nozes também é classificada como uma gordura insaturada saudável.
Estudos mostram que pessoas que comem nozes tendem a ser mais saudáveis e evitar doenças cardíacas e diabetes tipo 2. No entanto, lembre-se de que as nozes contêm muitas calorias. Portanto, coma com moderação.
5. Azeite
O azeite, especialmente o azeite virgem extra, é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3. Esse conteúdo de gordura pode manter a saúde do coração, reduzindo os níveis de colesterol total e a pressão arterial.
Além disso, o azeite de oliva também é rico em vitamina E, vitamina K e antioxidantes. Vários estudos anteriores provaram que os antioxidantes podem reduzir a inflamação e o risco de doenças devido ao colesterol LDL alto.
6. Ovos
Não são poucos os que evitam ovos porque acham que esses alimentos são ricos em gordura e colesterol. Na verdade, o colesterol na gema do ovo não afeta os níveis de colesterol no sangue, desde que o colesterol esteja sob controle.
Ao remover as gemas, você realmente perde uma variedade de nutrientes importantes, como os ácidos graxos ômega-3. Ovos inteiros também são mais saudáveis porque podem fornecer ao corpo proteínas e quase todos os tipos de vitaminas e minerais.
7. Iogurte
O iogurte contém todos os nutrientes essenciais encontrados no leite, como carboidratos, proteínas, gordura e cálcio. Outra vantagem do iogurte é que esse alimento também contém bactérias probióticas que são benéficas para a digestão.
Um estudo de 2014 revelou que o consumo de iogurte pode melhorar a digestão e reduzir o risco de obesidade e doenças cardíacas. Para obter os melhores benefícios, escolha iogurte gordura total que não contém muito açúcar.
8. Queijo
Outro alimento rico em gordura e não menos saudável é o queijo. Observe que parte da gordura do queijo é ácido linoléico conjugado (CLA). Estudos mostram que essas gorduras têm potencial para prevenir a obesidade e doenças cardíacas.
Com base em outra pesquisa na revista Alimentos , laticínios com alto teor de gordura ( gordura total ) também tem melhor conteúdo nutricional. O processo de fermentação para fazer o queijo enriquecerá os nutrientes para que os benefícios sejam ainda maiores.
9. Coco e óleo de coco
O coco e o óleo de coco são fontes alimentares de gordura saturada. Na verdade, cerca de 90% de seu teor de gordura está na forma de gordura saturada. Mesmo assim, a gordura do coco é diferente de outros tipos de gordura quando vista por sua estrutura química.
A gordura do coco é levada diretamente para o fígado para ser quebrada em cetonas. Esse processo pode suprimir o apetite, aumentar o metabolismo e fazer com que você coma menos. Como resultado, você pode controlar melhor seu peso.
Comer alimentos ricos em gordura não é necessariamente ruim para a saúde, desde que você escolha o tipo certo de gordura. Seria melhor escolher alimentos com gorduras insaturadas benéficas para a saúde.
No entanto, certamente não é fácil evitar completamente os alimentos que contêm gordura saturada, como carne vermelha e óleo de coco. Para manter a saúde, você deve sempre limitar sua ingestão todos os dias.