Alguns homens podem ter uma curvatura do pênis, que é o pênis que se curva para os lados, para cima ou para baixo em uma posição normal. Isso é comum e a curvatura do pênis na maioria dos homens não é um problema. No entanto, essa condição pode ser corrigida para que o pênis fique reto como de costume? Descubra a resposta abaixo.
Pênis torto, o que é?
Geralmente, os homens que apresentam um pênis torto só se preocupam em ter uma ereção dolorosa ou interferirão no sexo com uma parceira.
Quando um homem está sexualmente excitado ou tem uma ereção, os principais vasos sanguíneos do pênis dilatam para permitir o aumento da pressão sanguínea no pênis e ficam presos nas artérias, fazendo com que o pênis enrijeça e endureça.
A curvatura do pênis geralmente ocorre nessa condição. Isso se deve à natureza do corpo humano, que não é simétrico.
Em alguns casos, a curvatura do pênis quando esticado pode ser tão extrema que pode doer à penetração ou pode tornar-se difícil obter uma ereção. Essa curvatura extrema do pênis é conhecida como doença de Peyronie.
A doença de Peyronie é um problema do pênis causado por tecido cicatricial, ou placa, que se acumula dentro do pênis.
Você corre mais risco de desenvolver Peyronie se tiver uma doença genética transmitida a você por seus pais, machucou seu pênis durante o sexo ou após uma cirurgia, ou como efeito colateral da radioterapia para câncer de próstata.
Um pênis torto geralmente não requer tratamento. No entanto, se você tem um pênis muito torto que causa dor ou desconforto durante o sexo, consulte seu médico imediatamente.
Como fazer a manutenção e conserto?
O pênis pode ser endireitado novamente fazendo alguns tratamentos recomendados pelo médico. No entanto, essa condição vai realmente melhorar com o tempo, então você realmente não precisa de tratamento.
Normalmente, os médicos aconselham você a esperar de 1 a 2 anos ou mais antes de tentarem curá-lo. Seu médico irá recomendar isso se:
- A curvatura peniana não é severa e não piora.
- Você ainda pode ter uma ereção e fazer sexo sem ou com pouca dor.
- Tenha uma boa função erétil.
Se os seus sintomas são graves ou pioram com o tempo, o médico pode considerar a medicação ou cirurgia para tratá-los.
Primeiro, seu médico pode prescrever um medicamento oral, como pentoxifilina ou para-aminobenzoato de potássio (Potaba).
Se isso não funcionar, você pode receber uma injeção de verapamil ou colagenase (Xiaflex) no tecido cicatricial do pênis. Se isso também não funcionar, o médico pode fazer uma cirurgia.
No entanto, esta cirurgia só será realizada em homens que não podem fazer sexo devido à doença de Peyronie.
A cirurgia geralmente não é recomendada até que você tenha essa condição por pelo menos um ano. Também pode ser porque você tem um pênis torto que piora ou não melhora por pelo menos seis meses.
Existem vários procedimentos cirúrgicos que geralmente são realizados, a saber:
- Suture o lado mais comprido do pênis (o lado sem a cicatriz). No entanto, esse procedimento pode encurtar o pênis e, em alguns casos, pode causar disfunção erétil.
- Incisão ou excisão e transplante. Este procedimento é usado para casos mais graves de curvatura peniana.
- Implantes penianos. Um implante que é injetado para substituir o tecido que se enche de sangue durante uma ereção. Esse procedimento geralmente é realizado em homens com doença de Peyrone e disfunção erétil.
O tipo de cirurgia a ser realizada depende da sua condição. O médico levará em consideração a localização do tecido cicatricial, a gravidade dos sintomas e outros fatores. Se você não for circuncidado, seu médico pode recomendar a circuncisão durante a cirurgia.