O sangue tem um papel importante no transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios e vários outros componentes importantes para manter a saúde. O fluxo da circulação sanguínea no corpo é regulado por um sistema chamado sistema cardiovascular - você pode estar mais familiarizado com o sistema circulatório. Curioso para saber como funciona o sistema circulatório humano?
Quais são os principais componentes do sistema circulatório humano?
O sistema circulatório humano tem três componentes importantes, cada um dos quais está inter-relacionado. Esses três componentes regulam a maneira como o sangue é transportado e recebido de e para todo o corpo.
A seguir estão os três componentes principais do sistema de circulação sanguínea humana:
1. Coração
O coração é o órgão mais vital do sistema circulatório humano, cuja função é bombear e receber sangue por todo o corpo.
O coração está localizado entre os pulmões. Precisamente no meio do peito, atrás do esterno esquerdo. O tamanho do coração é aproximadamente um pouco maior que o punho, que tem cerca de 200-425 gramas. Seu coração consiste em quatro câmaras, a saber, os átrios esquerdo e direito e os ventrículos esquerdo e direito.
O coração tem quatro válvulas que separam as quatro câmaras. As válvulas cardíacas funcionam para manter o sangue fluindo na direção certa. Essas válvulas incluem as válvulas tricúspide, mitral, pulmonar e aórtica. Cada válvula tem abas , que é chamado folheto ou cúspide , que abre e fecha sempre que seu coração bate.
2. Vasos sanguíneos
Os vasos sanguíneos são tubos elásticos que fazem parte do sistema circulatório humano. Os vasos sanguíneos funcionam para transportar sangue do coração para outras partes do corpo ou vice-versa.
Existem três vasos sanguíneos principais no coração, a saber:
- Artérias , transporta sangue rico em oxigênio do coração para o resto do corpo. As artérias têm paredes elásticas o suficiente para manter a pressão arterial consistente.
- Veias , carrega sangue pobre em oxigênio (cheio de dióxido de carbono) do resto do corpo de volta para o coração. Em comparação com as artérias, as veias têm paredes vasculares mais finas.
- Capilar , encarregada de conectar as artérias menores com as veias menores. Suas paredes são tão finas que permitem que os vasos sanguíneos troquem compostos com os tecidos circundantes, como dióxido de carbono, água, oxigênio, resíduos e nutrientes.
3. Sangue
O próximo componente principal do sistema circulatório humano é o sangue. O corpo humano médio contém cerca de 4-5 litros de sangue.
As funções do sangue transportam nutrientes, oxigênio, hormônios e várias outras substâncias de e para o resto do corpo. Sem sangue, oxigênio e nutrientes (nutrientes), será difícil alcançar todas as partes do corpo.
Resumido do site da Cruz Vermelha americana, o sangue consiste em vários componentes, a saber:
- Plasma sanguíneo que é responsável por transportar células sanguíneas para posterior circulação por todo o corpo junto com nutrientes, produtos residuais do corpo, anticorpos, proteínas da coagulação do sangue e produtos químicos, como hormônios e proteínas.
- Glóbulos vermelhos (eritrócitos) encarregado de transportar oxigênio dos pulmões para circular por todo o corpo.
- Glóbulos brancos (leucócitos) que é responsável por combater infecções virais, bacterianas e fúngicas que desencadeiam o desenvolvimento da doença.
- Plaquetas (plaquetas) que tem um papel importante no processo de coagulação do sangue (coagulação) quando o corpo é ferido.
Qual é o mecanismo do sistema circulatório humano?
Em geral, o sistema circulatório humano é dividido em dois, ou seja, o sistema circulatório grande (sistêmico) e o sistema circulatório pequeno (pulmonar). Aqui está a revisão completa.
Circulação sanguínea sistêmica
A circulação principal ou sistêmica começa quando o sangue oxigenado é bombeado do ventrículo esquerdo do coração para o resto do corpo até retornar ao átrio direito do coração.
Em termos simples, a grande circulação sanguínea (sistêmica) pode ser descrita como o fluxo sanguíneo do coração - corpo inteiro - coração .
Circulação de sangue pulmonar
A circulação pulmonar é mais frequentemente chamada de circulação pulmonar. Essa circulação sanguínea começa quando o sangue contendo CO2, também conhecido como dióxido de carbono, é bombeado do ventrículo direito do coração para os pulmões.
Nos pulmões, ocorre a troca gasosa que converte o dióxido de carbono em oxigênio ao sair dos pulmões e retornar ao coração (átrio esquerdo).
Em termos simples, o pequeno sistema circulatório (pulmonar) é a circulação do sangue do coração - pulmões - coração.
Que doenças podem interferir no sistema circulatório humano?
O sistema de circulação sanguínea é vital para a vida humana. A presença de anormalidades no sistema circulatório pode afetar o funcionamento geral do corpo.
Sim, os órgãos podem ser danificados e causar várias doenças graves.
Algumas das doenças mais comuns que podem interferir no sistema circulatório em humanos incluem:
- A hipertensão faz com que o coração trabalhe mais para bombear o sangue.
- Aneurisma da aorta, que é uma protuberância na parede da aorta.
- Aterosclerose, nomeadamente estreitamento ou endurecimento das artérias devido à acumulação de gordura, colesterol e outras substâncias residuais nas paredes das artérias.
- Doenças cardíacas, incluindo arritmias, artérias coronárias, insuficiência cardíaca, cardiomiopatia, ataques cardíacos e assim por diante.
- As varizes são causadas pelo sangue que deveria fluir para o coração, mas retornou para as pernas.