Em alguns casos, a descamação da pele pode afetar a aparência física. No entanto, em outros, essa condição causa outros sintomas incômodos, como coceira, erupção na pele e dor. Existem várias coisas que causam descamação da pele.
Possíveis causas de descamação da pele
A descamação da pele pode ser causada por certas condições, distúrbios ou doenças. Para determinar a causa, você pode precisar da ajuda de um médico. Além de determinar o diagnóstico, o médico também o ajudará a tratar e tratar a pele para que não descama novamente.
Relatório da Cleveland Clinic, há várias causas que podem causar descamação da pele, que são descritas a seguir.
1. Processo de cura de danos à pele
A causa mais comum de descamação da pele são os danos à pele. Danos na pele que começam a cicatrizar geralmente causam descamação da pele, como:
Queimadura de sol
Queimadura de sol É uma condição de queimadura solar, vermelhidão e dor devido à exposição prolongada à luz solar ou aos raios UV (ultravioleta). Durante o processo de cicatrização, a descamação da pele será substituída por uma pele nova e mais saudável.
Pele queimada
A exposição a líquidos ou superfícies quentes e o contato direto com o fogo são os gatilhos. A parte da pele que fica exposta a essa temperatura elevada se transforma em um elástico cheio de água que pode se romper a qualquer momento. Depois disso, a pele estará seca e descamada.
Exposição química
Além de coceira, certos produtos químicos podem causar queimaduras na pele após o contato direto com a pele. Por exemplo, produtos químicos usados como uma mistura de produtos de limpeza domésticos ou produtos para a pele ou de beleza.
2. Procedimentos de tratamento cosmético que causam descamação da pele
A causa da descamação da pele que geralmente ocorre é devido aos cuidados com a pele. Essa condição geralmente ocorre na área facial.
Alguns tratamentos que causam descamação da pele facial, nomeadamente tratamentos para acne e cicatrizes com retinol, retinóides ou ingredientes de peróxido de benzoíla.
3. Condições médicas ou efeitos colaterais do tratamento médico
Além de problemas de saúde, o tratamento de certas doenças de pele também pode trazer efeitos colaterais que causam essa condição de pele, que é descrita a seguir.
Eczema
Esse distúrbio do eczema faz com que a pele se torne erupção cutânea, coceira, descamação e descamação após a exposição a um irritante ou alérgeno e a fatores ambientais. A descamação da pele pode ocorrer ao redor das mãos, cotovelos, coxas ou outras partes do corpo.
Edema
O edema é o inchaço da pele que geralmente resulta de uma condição médica séria, como insuficiência cardíaca ou coágulo sanguíneo. A pele que inicialmente incha e começa a diminuir irá causar descamação da pele.
Radiação e uso de drogas
Medicamentos como radiação e uso prolongado de alguns analgésicos podem causar descamação da pele. Este é um efeito colateral do tratamento.
4. Infecção infecciosa
Muitas infecções virais, bacterianas ou fúngicas podem causar essa condição de pele, como algumas das doenças infecciosas de pele listadas abaixo.
infecção fúngica
Essa condição inclui muitas infecções, como micose ou pulgas d'água. Os fungos que se multiplicam ativamente nessas áreas úmidas e sujas da pele causam infecções, alterando a textura e a cor da pele.
escarlatina
A escarlatina é causada por uma infecção bacteriana. Essas bactérias, então, causam o aparecimento de erupções vermelhas na pele, coceira, dor de garganta e febre alta. Os problemas que ocorrem na pele farão com que a pele descama.
5. Doenças genéticas
Além de vírus ou bactérias, erros genéticos também podem ser a causa dessa doença de pele, embora isso seja raro. Algumas das doenças genéticas que causam essa condição de pele são as seguintes.
Causas de descamação da pele devido à doença de Kawasaki
A doença de Kawasaki é uma doença inflamatória grave que freqüentemente ocorre em crianças. Os sintomas incluem vasos sanguíneos inflamados por todo o corpo, febre, gânglios linfáticos inchados e problemas de pele.
Síndrome de descamação da pele
Esta doença genética é muito rara, geralmente em bebês após o nascimento. Se não atacar na infância, a doença pode atacar durante a infância. Esta condição causa a descamação da pele, podendo ser nas mãos e nos pés ou em todo o corpo.
Se você notar descamação da pele em qualquer parte do corpo acompanhada de dor, erupção cutânea ou outros sintomas incômodos, consulte o seu médico.