Como tratar o câncer de mama naturalmente com fitoterapia ou medicina alternativa ainda é muito procurado por quem sofre dessa condição. No entanto, é verdade que esses medicamentos naturais podem tratar o câncer de mama? Quais são as opções de fitoterápicos e remédios alternativos frequentemente usados para tratar essa doença?
Coisas a considerar antes de consumir medicamentos fitoterápicos para câncer de mama
Os medicamentos fitoterápicos são produtos derivados de plantas ou extratos de plantas, como óleos, raízes, sementes, folhas ou flores. Este tipo de medicamento é usado há séculos para ajudar a tratar doenças ou melhorar a saúde.
No entanto, até o momento, não há pesquisas que comprovem que a fitoterapia é capaz de curar o câncer de mama.
Alguns ingredientes naturais ou certos medicamentos tradicionais usados com freqüência podem apenas ajudar a aliviar os sintomas do câncer de mama e os efeitos colaterais do tratamento. Portanto, não faça medicamentos à base de plantas como a principal terapia no tratamento do seu câncer de mama.
Por outro lado, acredita-se que a combinação deste tratamento natural ajude a manter a resistência e a resistência durante o tratamento principal.
No entanto, se você planeja tomar medicamentos fitoterápicos para o câncer de mama, deve primeiro consultar o seu médico. A razão é que alguns medicamentos fitoterápicos podem afetar a maneira como o corpo processa os medicamentos contra o câncer, especialmente se você estiver fazendo quimioterapia para o câncer de mama.
Diz-se que alguns remédios à base de ervas aumentam o efeito do tratamento do câncer, tornando-o excessivo. Enquanto alguns outros podem interferir no funcionamento da droga, de modo que o tratamento que está sendo realizado se torna menos eficaz.
Além de consultar um médico, certifique-se de que o medicamento fitoterápico que você vai tomar obteve autorização da Food and Drug Supervisory Agency (BPOM). Você pode verificar isso através do número de registro, marca ou nome do produto na página.
Recomendações para medicamentos fitoterápicos para câncer de mama
Depois de passar pelas várias considerações acima, aqui estão uma variedade de opções de medicamentos fitoterápicos que você pode escolher para tratar o câncer de mama. Alguns desses remédios naturais você pode encontrar na forma de suplemento e foram pesquisados clinicamente para o tratamento do câncer de mama.
1. Cúrcuma
A cúrcuma é um dos medicamentos fitoterápicos que pode ser consumido durante o tratamento do câncer de mama.
O rizoma e o porta-enxerto da cúrcuma são ricos em curcumina, o ingrediente ativo fortemente suspeito de ter propriedades anticâncer devido às suas substâncias fenólicas. Além disso, a curcumina também pode converter compostos de eicosanóides, como a prostaglandina E-2 (PGE-2), no corpo em compostos antioxidantes e substâncias antiinflamatórias.
A curcumina também é conhecida por ser capaz de inibir a fase de crescimento do câncer, desde a formação inicial até a divisão.
2. Echinacea
Pesquisa publicada em Saudi Pharmaceutical Journal mencionado, um tipo de planta equinácea, a saber: Echinacea purpurea, pode potencialmente ajudar a tratar o câncer.
A razão é que a equinácea contém flavonóides, que são antioxidantes. Os flavonóides podem estimular o sistema imunológico e aumentar a atividade dos linfócitos, que fazem parte das células brancas do sangue para estimular o sistema imunológico.
Este composto também é fortemente suspeito de reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia para o câncer de mama. Portanto, acredita-se que esse remédio natural seja capaz de ajudar a melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer de mama avançado durante o tratamento.
3. Alho
O alho pode ser usado como um medicamento à base de plantas para o câncer de mama, porque contém uma substância chamada ajoene, que é conhecida por inibir temporariamente o crescimento das células cancerosas.
Além disso, o alho também contém compostos antioxidantes, como bioflavonóides, cianidina e quercetina, que são conhecidos por serem capazes de repelir os radicais livres no corpo. O acúmulo de radicais livres pode causar mutações genéticas que podem causar câncer de mama.
Além disso, acredita-se que a alta quantidade de sulfetos e polissulfetos orgânicos no alho também aumenta seu potencial como medicamento fitoterápico anticâncer.
4. Ginseng
O ginseng é um dos medicamentos fitoterápicos mais conhecidos que podem aliviar vários problemas de saúde, incluindo o câncer de mama. As plantas amplamente cultivadas na China, Coréia e Japão têm substâncias ativas que podem ajudar a inibir a disseminação e divisão das células cancerosas.
Uma investigação conduzida na Coreia recomendou o ginseng para reduzir o risco de câncer em humanos. É o extrato e o pó seco da raiz do ginseng, que supostamente contém os ingredientes mais poderosos para ajudar a tratar o câncer de mama como um medicamento à base de ervas.
O conteúdo do ginseng irá funcionar interferindo na formação do DNA, inibindo assim as células tumorais que devem crescer. Além disso, os compostos ativos também ajudam a aumentar os anticorpos e as células danificadas durante a quimioterapia e a radioterapia.
5. Sementes de linhaça
Sementes de linhaça ou linhaça pode não soar familiar aos seus ouvidos, mas parece que essas sementes são eficazes para pessoas com câncer, incluindo câncer de mama. A linhaça é rica em fibras, ácidos graxos ômega 3 e lignanas antioxidantes.
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Toronto mostrou que as sementes de linhaça também têm fortes propriedades anticâncer. Resultados experimentais mostram que a linhaça ajuda a reduzir a malignidade do tumor, incluindo tumores de mama.
No entanto, esta pesquisa ainda se limita a ratos. Mais pesquisas são necessárias para provar seus benefícios em humanos.
6. Chá verde
As folhas de chá verde contêm um dos compostos polifenólicos, a epigalocatequina (EGGG), que possui propriedades antitumorais e antimutagênicas. Um estudo mostra que os polifenóis do chá verde são capazes de limitar a divisão das células cancerosas e provocar danos às células.
Além disso, o chá verde também contém outros compostos antioxidantes chamados catequinas, que podem inibir a propagação e divisão das células tumorais para outras áreas do corpo, além da mama.
Portanto, o chá verde é freqüentemente usado como um remédio natural para o câncer de mama. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para ver seu potencial em humanos.
7. Folhas de taro de rato
Há fortes suspeitas de que folhas de taro de rato podem ser usadas como fitoterápico para câncer de mama. Um estudo conduzido na Malásia provou que o extrato de folha de taro de rato pode ajudar a inibir o crescimento de células de câncer de mama, a saber, MDA-MB-231.
Embora possa inibir, sua eficácia na cura do câncer em humanos não é conhecida com certeza. O motivo é que a pesquisa com folhas de taro de rato como um medicamento fitoterápico para o câncer de mama ainda está sendo realizada em animais.
8. Folhas de graviola
A graviola não é apenas deliciosa para comer a fruta, mas as folhas também podem ser usadas como um medicamento fitoterápico para o câncer de mama.
De acordo com pesquisa publicada em Medicina oxidativa e longevidade celular , As folhas da graviola contêm acetogenina e compostos alcalóides que reduzem o crescimento do câncer. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias em humanos para comprovar sua eficácia.
9. Folha do tronco do elefante
As folhas do tronco do elefante contêm muitos antioxidantes, como flavonóides, triterpenóides e ácidos fenólicos.
Pesquisa publicada na revista Medicina alternativa e complementar baseada em evidências mostra o fato de que a folha da tromba do elefante é útil para ajudar a superar as células de adenocarcinoma e carcinomas (células cancerosas) na mama. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para comprovar sua eficácia.
Medicina alternativa como remédio natural para câncer de mama
Além da fitoterapia, a medicina alternativa também pode ser outra forma de tratar o câncer de mama naturalmente. No entanto, a medicina alternativa não é capaz de curar essa doença, mas só pode aliviar os sintomas para que a qualidade de vida seja melhor.
Aqui estão vários tratamentos alternativos que podem ser tentados para ajudar a tratar o câncer de mama:
1. Acupuntura
A acupuntura é uma forma natural que se acredita ser capaz de aliviar os sintomas e efeitos colaterais dos medicamentos contra o câncer de mama, como o alívio da dor, redução das náuseas, vômitos e fadiga.
A acupuntura estimula o sistema nervoso a liberar analgésicos naturais e células imunológicas. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para provar isso.
2. Yoga
Yoga é uma combinação de exercícios e meditação que visa unir mente, corpo e espírito. Acredita-se que esse remédio natural seja capaz de aliviar os sintomas e efeitos colaterais do tratamento, como fadiga e estresse, e pode melhorar a qualidade do sono, a função física e a qualidade de vida para quem sofre de câncer de mama.
3. Aromaterapia
A aromaterapia geralmente usa óleos essenciais perfumados para criar uma sensação calmante no corpo. O óleo pode ser inalado com a ajuda difusores, aplicado na pele durante a massagem ou pingado no banho para ajudar a relaxar o corpo como um tratamento alternativo para o câncer de mama.
Este medicamento alternativo pode ajudar a aliviar náuseas, dores, bem como estresse excessivo e ansiedade em pacientes com câncer de mama.
4. Hipnoterapia
A hipnose ou hipnoterapia é um tratamento alternativo para o câncer de mama que ajuda a orientar você a relaxar e entrar em sua concentração mais profunda. Os hipnoterapeutas geralmente usam a hipnose para ajudar com vários problemas emocionais e físicos, como ansiedade, ondas de calor, náuseas e dor que surgem como resultado do tratamento do câncer de mama.
5. Massagem
A massagem pode ser um tratamento alternativo que ajuda a aliviar a dor e a ansiedade, fadiga e estresse em pacientes com câncer, incluindo câncer de mama. Este remédio natural também pode melhorar sua função imunológica em tratamento de câncer de mama.
6. Shiatsu
Shiatsu é uma massagem japonesa com acupressão. Na massagem shiatsu, o terapeuta aplica pressão rítmica variada, usando os dedos em partes específicas do corpo.
Até agora, não houve nenhuma pesquisa que comprove o efeito do shiatsu no câncer de mama. No entanto, algumas pacientes com câncer de mama que fazem esse tratamento alternativo relatam que se sentem mais relaxadas e que as dores no pescoço, ombros, costas e cabeça devido aos efeitos do tratamento contra o câncer de mama diminuem.
No entanto, você não é aconselhado a usar este remédio natural se estiver fazendo quimioterapia ou radioterapia para câncer de mama.
7. Tai Chi
O tai chi é um esporte que combina movimentos suaves e respiração profunda. Este medicamento alternativo pode ajudar a aliviar o estresse e melhorar a força, equilíbrio, flexibilidade e função cardíaca e pulmonar em pessoas com câncer de mama.
8. Reiki
Reiki é uma terapia do Japão feita à mão e pode ser escolhida como um tratamento adicional para o câncer de mama. Esta terapia visa equilibrar o fluxo de energia e estimular a capacidade de cura do corpo.
Não existem estudos científicos que demonstrem a eficácia do Reiki como remédio natural para o câncer de mama. No entanto, você pode obter vários benefícios, como relaxamento, uma sensação de calor no corpo que causa sonolência e redução da ansiedade e do estresse para que você seja mais feliz.
9. Meditação
Meditação é a prática de focar a atenção suprimindo o fluxo normal de pensamentos que oprimem a mente. Para quem sofre de câncer de mama, a meditação pode ser um tratamento alternativo para reduzir o estresse, melhorar humor, tornam o sono mais profundo e reduzem a fadiga.
10. Musicoterapia
Um estudo de 2001 no Reino Unido descobriu que a musicoterapia também pode ser usada como um tratamento alternativo para aliviar os sintomas do câncer de mama, como ansiedade e dor.
A pesquisa também afirma que a função do sistema imunológico aumenta e o cortisol do hormônio do estresse diminui com essa terapia.
Seja qual for o tipo de medicina alternativa e câncer de mama à base de ervas que você escolher, consulte primeiro o seu médico. Se o seu médico permitir, não hesite em fazer essas várias terapias. No entanto, se o seu médico não permitir, siga os conselhos dele para a sua saúde.