Benefícios do Brotowali, o remédio fitoterápico amargo que tem muitos benefícios para a saúde: usos, efeitos colaterais, interações |

Você já consumiu ervas brotowali? Acredita-se que este medicamento fitoterápico tradicional da Indonésia ajuda a curar várias doenças. Embora tenha um sabor amargo, o brotowali pode realmente trazer benefícios para a saúde geral. Quais são os benefícios do brotowali?

O que é brotowali?

Brotowali está incluído em plantas medicinais tradicionais que têm sido usadas por muitos anos por muitos indonésios para curar doenças, uma das quais é a diabetes. Brotowali que tem um nome latino Tinospora crispa É uma planta da família Menispermiaceae. Esta planta é encontrada no sudeste da Ásia e no nordeste da Índia.

Quais são os benefícios do brotowali?

Brotowali contém muitos compostos fitoquímicos que podem protegê-lo de várias doenças. Alguns dos compostos fitoquímicos contidos no brotowali são alcalóides, flavonóides, glicosídeos de flavona, triterpenos, diterpenos, glicosídeos diterpênicos, firoditerpenos, lactonas, esteróis, lignanos e nucleosídeos. Muitas pesquisas foram feitas para explorar os benefícios do brotowali. Mas, infelizmente, muito pouco foi feito em humanos.

Alguns dos benefícios do brotowali observados nesses estudos são:

Ajude a tratar a hipertensão

Na Indonésia, acredita-se que o brotowali ajude a reduzir a pressão alta. Em um estudo de 2013 realizado em ratos, foi relatado que alguns dos ingredientes do brotowali podem reduzir a pressão arterial. Além disso, o brotowali também pode inibir a atividade aterosclerótica, portanto, pode proteger a saúde do coração.

Brotowali pode atrasar o desenvolvimento da aterosclerose nos vasos sanguíneos, suprimindo os níveis de colesterol total, triglicéridos e lipoproteína de baixa densidade. As propriedades antioxidantes do brotowali também podem proteger a saúde do coração e dos vasos sanguíneos.

Ajude a controlar o diabetes

Não apenas na Indonésia, mas também em outros países como Tailândia, Malásia, Guiana, Bangladesh e Índia, o brotowali tem sido amplamente utilizado no tratamento do diabetes. Estudos em animais e cultura de células demonstraram que o brotowali pode estimular a produção de insulina a partir das células beta presentes no pâncreas. Brotowali também pode aumentar a absorção de glicose pelos músculos. Portanto, o brotowali pode ajudar a controlar o diabetes.

Tratamento de doenças de pele

Além de estar bêbado, o brotowali também pode ser usado como um medicamento externo para tratar doenças de pele, como a sarna. As fortes propriedades antioxidantes e anti-radicais contidas no brotowali ajudam a tratar doenças de pele.

Combater alergias

De acordo com WebMD, o extrato de espécies Tinosporoscordifolia mostrou eficácia significativa na redução de espirros e coceira nasal devido a alergias. Além disso, o brotowali também ajuda a reduzir os sintomas de congestão nasal e coceira devido a alergias.

O uso excessivo de brotowali pode ser perigoso

Embora o brotowali seja uma planta herbácea que traz muitos benefícios à saúde, o uso excessivo de brotowali pode causar intoxicação hepática e renal. Pesquisas conduzidas em ratos mostraram que o extrato de brotowali na dose mais alta, ou seja, 4 g / kg de peso corporal ou equivalente a 28,95 g / kg de peso corporal de pó de brotowali, tem o potencial de causar intoxicação hepática e renal.

Portanto, é recomendável evitar o uso de brotowali em altas doses e por muito tempo. Se sentir sinais de envenenamento do fígado ou dos rins depois de beber o medicamento à base de plantas brotowali, deve parar de tomá-lo.