A meningite, também conhecida como inflamação do revestimento do cérebro, costuma ser difícil de detectar no início porque tem sintomas semelhantes aos da gripe. No entanto, sintomas como torcicolo, dores de cabeça intensas e até mesmo erupções na pele precisam ser observados, pois podem indicar meningite. Para que esta doença possa ser tratada de forma rápida e adequada, é necessário reconhecer cada uma das características que podem indicar esta doença meningite.
Sintomas comuns de meningite
A meningite é causada pela inflamação das meninges que protegem o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal).
A meningite pode ser causada por infecções virais, bacterianas e parasitárias ou por fatores não infecciosos, como efeitos colaterais de medicamentos, doenças autoimunes ou lesões.
Todos correm o mesmo risco de contrair meningite. A transmissão da meningite pode ocorrer pelo contato com a saliva que é espirrada quando uma pessoa infectada tosse, espirra e inclui beijos.
A meningite pode causar diversos problemas de saúde, dependendo da causa.
Os sintomas de meningite causada por infecções virais são geralmente mais leves do que aqueles causados por infecções bacterianas (meningite bacteriana) ou outras causas raramente encontradas.
Alguns sintomas, como forte dor de cabeça e torcicolo, podem ser suspeitos como sintomas de meningite. Mesmo assim, os sintomas de inflamação do revestimento do cérebro nem sempre aparecem.
Os sintomas iniciais da meningite geralmente apresentados são semelhantes aos de outras doenças infecciosas, como a gripe.
Em geral, os seguintes são sinais e sintomas de meningite que você precisa estar atento:
- Febre. A febre experimentada não é muito alta, menos de 38.
- Dor de cabeça severa. Dores de cabeça leves, moderadas a intensas são geralmente acompanhadas por olhos sensíveis à luz.
- Nausea e vomito. Este distúrbio é freqüentemente experimentado, embora os sintomas gerais da meningite não sejam muito graves.
- Fadiga. O corpo se sente fraco, cansado e sem energia, embora não faça muita atividade física.
- Dores musculares e articulares. As articulações ficam doloridas e doloridas, como se estivessem prestes a ter febre devido à gripe.
- Torcicolo. O topo do pescoço fica rígido com o movimento e continua dolorido mesmo quando você muda a posição do corpo.
- Apetite diminuído
Em adultos, os sintomas da meningite geralmente aparecem gradualmente.
Os sintomas da meningite viral podem diminuir em 10 dias. Enquanto os sintomas da meningite bacteriana podem durar mais tempo.
Os sintomas em bebês ou crianças podem se desenvolver mais rapidamente (dentro de algumas horas).
Será difícil detectar queixas como rigidez de nuca em crianças, mas esteja atento se houver sinais de meningite em crianças, como uma mancha protuberante na cabeça.
Outros sinais de inflamação das meninges
Além dos sintomas gerais, há também queixas e outras características mais específicas da meningite para que a doença seja mais fácil de detectar.
No entanto, esse sintoma é mais comum na inflamação do revestimento do cérebro causada por uma infecção bacteriana do que por um vírus.
A inflamação do revestimento do cérebro devido à infecção bacteriana pode afetar ainda mais o funcionamento do cérebro ou dos nervos da coluna vertebral.
Portanto, outros sintomas de meningite estão relacionados ao comprometimento da função cerebral e da medula espinhal.
Outros sinais de meningite que podem ocorrer incluem:
- febre alta acima de 38 graus centígrados,
- dor nas costas,
- diminuição da função cognitiva, como dificuldade de foco, confusão, mudanças extremas de comportamento e
- erupção na pele.
De acordo com a Meningitis Research Foundation, a meningite causada por infecção bacteriana meningocócica pode causar sintomas na forma de erupção cutânea.
Esta condição é indicada por pequenas manchas vermelhas na pele. No entanto, essa erupção é diferente das erupções cutâneas causadas por doenças de pele.
Manchas avermelhadas são causadas pelo vazamento de pequenos vasos sanguíneos causados pela infecção bacteriana causadora nos vasos sanguíneos.
Quando o torcicolo e a tontura podem ser um sinal de meningite?
Distúrbios como torcicolo e tontura são freqüentemente suspeitos como sintomas de meningite.
No entanto, essa reclamação não confirma automaticamente que você tem meningite. É importante prestar atenção em quanto tempo esses distúrbios duram.
Em contraste com a dor comum no pescoço, as queixas de dor ou rigidez no pescoço, que incluem sinais de meningite, podem ser sentidas até os ombros.
Quando você move o pescoço para a direita, esquerda, para cima e para baixo, o pescoço pode doer ainda mais.
O médico Stefano Sinicropi explicou que a rigidez do pescoço ocorre porque o pescoço é a parte mais flexível de todas as áreas por onde passam as membranas das meninges.
As meninges se estendem do cérebro à medula espinhal. Portanto, a inflamação das meninges afetará mais o movimento do pescoço.
Pelos sintomas, pode-se observar que a inflamação do revestimento do cérebro não é uma doença que possa ser subestimada.
A meningite pode causar várias complicações perigosas, como:
- inflamação do cérebro (encefalite),
- convulsões ou desmaios frequentes,
- distúrbios auditivos,
- ataque de derrame,
- vírgula e
- morte.
Portanto, a detecção precoce dos sintomas da meningite ajudará no sucesso do tratamento e reduzirá as chances de novas complicações.
Consulte imediatamente um médico para fazer um teste de meningite se sentir os sintomas e sinais mencionados.
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!