Os medicamentos tópicos na forma de cremes ou pomadas são os métodos de tratamento de primeira linha para a psoríase. O uso regular da pomada é eficaz no controle da inflamação e na desaceleração do processo de regeneração celular, aliviando assim os incômodos sintomas da psoríase.
Qual o conteúdo de pomada mais eficaz no tratamento da psoríase?
Várias pomadas para aliviar os sintomas da psoríase
O tratamento da psoríase pode ser feito por via oral (medicamentosa), drogas injetáveis ou injetáveis, fototerapia e medicamentos tópicos. O uso de medicamentos tópicos, como pomadas aplicadas diretamente na pele, é um dos tratamentos de primeira linha para a psoríase.
A maioria das pomadas para psoríase é geralmente obtida por meio de receita médica porque contém esteróides que são potencialmente muito fortes. No entanto, também existem vários tipos de não esteróides que podem ser comprados diretamente nas farmácias.
1. Pomada de esteróide
As pomadas de corticosteroides são mais frequentemente prescritas pelos médicos primeiro para tratar a psoríase. Este medicamento é feito de um hormônio corticosteróide natural produzido pelas glândulas supra-renais acima dos rins.
Esta pomada pode aliviar a inflamação da pele que ocorre devido à psoríase. Ao aplicá-lo regularmente, o inchaço, as erupções cutâneas vermelhas e a coceira e dor podem desaparecer gradualmente.
Os tipos de esteróides usados como medicamentos tópicos para psoríase incluem o seguinte.
- Hidrocortisona
- Betametasona
- Calcipotrieno
- Clobetasol
- Halobetasol
- Tazaroteno
Os corticosteróides, na verdade, consistem em vários tipos de diferentes conteúdos de esteróides. Os sintomas leves geralmente podem ser superados apenas com a administração de pomadas contendo esteróides leves, como a hidrocortisona. Por outro lado, os sintomas graves requerem esteróides mais fortes.
Quanto mais forte a potência do esteróide, maior o risco de efeitos colaterais. Os efeitos colaterais das pomadas de corticosteroides costumam ser inevitáveis quando usadas ampla e sistemicamente ou continuamente, especialmente para o tipo de pomada que tem um forte conteúdo de esteroides.
Em geral, os efeitos colaterais que podem surgir de pomadas de corticosteroides podem incluir adelgaçamento ou espessamento da pele, aparecendo estrias, e fazer com que a área da pele aplicada escureça. Para evitar isso, certifique-se de usar sempre a pomada conforme indicado pelo seu médico.
De acordo com a National Psoriasis Foundation, lembre-se do seguinte ao usar pomadas de esteróides para psoríase.
- Aplique pomada esteróide apenas na área afetada da pele.
- Não use a pomada por mais de três semanas ou de acordo com o tempo prescrito pelo médico.
- Não pare de usar a pomada rotineiramente de repente porque pode causar uma doença inflamatória fatal da pele.
- Não use pomada na área dos olhos, a menos que a pomada seja especialmente formulada para tratar os sintomas na área dos olhos.
A pomada de corticosteróide é bastante segura para ser usada por qualquer pessoa. Porém, para quem está amamentando, deve-se limpar o creme que é aplicado na mama antes da amamentação.
Várias características de doenças de pele que são facilmente reconhecidas
2. Análogos da vitamina D
Os análogos da vitamina D são formas sintéticas da vitamina D e estão incluídos no grupo das pomadas não esteróides. Este medicamento é útil para retardar a produção de células cutâneas em excesso, que é um dos sintomas da psoríase. Seu médico pode recomendar o uso desta pomada duas vezes ao dia para aliviar os sintomas da psoríase.
Os seguintes tipos de pomadas análogas à vitamina D são geralmente prescritos por médicos.
- Calcipotrieno (Calcitrene, Dovonex, Sorilux)
- Calcitriol (Rocaltrol e Vectical)
- Tacalcitol (Bonalfa e Curatoderm)
Os análogos da vitamina D têm baixa probabilidade de efeitos colaterais. Às vezes, esse medicamento é usado em conjunto com uma pomada esteróide.
3. Retinóides
Este medicamento é feito de retinol, que é um derivado da vitamina A. A função dos retinóides é normalizar a atividade de crescimento das células da pele enquanto retarda o processo inflamatório.
Existem diferentes tipos de retinóides com diferentes potências de vitamina A. A forma mais comum dessa pomada para psoríase é o tazaroteno.
Observe que o uso de pomada retinóide para os sintomas da psoríase pode tornar a pele mais sensível quando exposta ao sol e sujeita a irritações. Os médicos também geralmente não recomendam esta pomada para mulheres grávidas ou mulheres no programa de gravidez.
4. Antralina
Pomadas contendo antralina ou ditranol podem inibir o crescimento de novas células da pele que são muito rápidas devido a doenças auto-imunes. Inicialmente, a antralina era administrada apenas como um tratamento de curto prazo no hospital, mas agora pode ser usada sozinha, embora de acordo com as ordens do médico.
Não há efeitos colaterais significativos. No entanto, o uso de pomadas fora das normas médicas pode causar irritação na pele. Também é preciso ter cuidado ao usá-lo, pois esse medicamento pode deixar manchas na roupa, nos tecidos ou nas unhas.
Portanto, para evitar que manchas nas unhas, é uma boa idéia usar luvas ao usar esta pomada.
Prevenção da recorrência da psoríase por meio de mudanças no estilo de vida
5. Inibidores de calcineurina
Inibidores de calcineurina é um conteúdo de droga que pode controlar o funcionamento do sistema imunológico para que ele possa interromper a inflamação.
Esta pomada é geralmente dada por um médico quando outros medicamentos para psoríase não são eficazes o suficiente para curar os sintomas. Contente inibidores de calcineurina mais comumente encontrada em pomadas de pimecrolimus e tacrolimus.
6. Pomadas para psoríase disponíveis em farmácias
Os tipos anteriores de pomadas não esteróides só podem ser obtidos por meio de receita médica. No entanto, também existem pomadas para psoríase que podem ser compradas em farmácias. Os medicamentos de venda livre que foram declarados seguros para tratar os sintomas da psoríase são pomadas contendo ácido salicílico e alcatrão de carvão.
O conteúdo de ácido salicílico atua na remoção da pele escamosa e nas células danificadas da pele. No entanto, pomadas com ácido salicílico não devem ser usadas para sintomas generalizados de psoríase. A absorção de muito ácido salicílico na pele aumenta o potencial de irritação.
Enquanto isso, pomadas contendo alcatrão de hulha ou alcatrão de hulha podem inibir o crescimento de novas células da pele devido à psoríase, bem como restaurar a saúde da pele como antes. Esta pomada também é capaz de aliviar a coceira e a dor que ocorrem devido à inflamação da psoríase.
Quanto maior a concentração alcatrão de carvão, mais cedo os sintomas desaparecerão. No entanto, existe a possibilidade de que esta pomada possa causar irritação na pele. Portanto, experimente primeiro na pele saudável. Veja se há uma reação, como erupção na pele vermelha.
Para estar no lado seguro, aplique esta pomada depois de usar um hidratante de pele não cosmético.
Independentemente de qual pomada você usa, use a pomada na porção e duração recomendadas por um dermatologista. Se sua condição não melhorar, consulte imediatamente um médico para obter outros tipos de medicamentos.