Reconhecer as Causas de Eritrócitos Elevados no Corpo |

Quando o número de glóbulos vermelhos ou eritrócitos é maior do que o limite normal, você pode ter alguns problemas de saúde. Nessa condição, você também pode sentir uma série de sintomas desagradáveis. Na verdade, por que os níveis de eritrócitos no corpo podem ser altos? Confira a análise completa abaixo, OK!

O que causa eritrócitos elevados?

Além dos glóbulos brancos e das plaquetas, existem outros componentes sanguíneos complementares, nomeadamente os glóbulos vermelhos.

Assim como os glóbulos brancos (leucócitos) podem aumentar, o número de glóbulos vermelhos no corpo também pode ser alto.

Quando o número de glóbulos vermelhos no corpo é alto, isso significa que as células que transportam oxigênio na corrente sangüínea também aumentam.

Esse aumento de eritrócitos é certamente inversamente proporcional à anemia ou à condição do corpo sem glóbulos vermelhos.

Se o exame for realizado, geralmente os níveis elevados de eritrócitos podem variar de um laboratório para outro.

Mas geralmente, a contagem normal de eritrócitos é a seguinte:

  • Homens: 4,6-6,1 milhões por microlitro de sangue
  • Mulheres: 4,2-5,4 milhões por microlitro de sangue
  • Crianças: 4,5-5 milhões por microlitro de sangue

Uma contagem alta de eritrócitos pode ser um sintoma de certa doença ou distúrbio, embora nem sempre seja o caso.

Por outro lado, os fatores do estilo de vida também podem fazer com que o número de células vermelhas do sangue aumente.

Aqui estão várias causas por trás dos níveis elevados de eritrócitos:

1. Baixos níveis de oxigênio

A Clínica Mayo afirma que seu corpo pode aumentar automaticamente a produção de glóbulos vermelhos para compensar os baixos níveis de oxigênio.

As causas dos baixos níveis de oxigênio no corpo que, em última instância, tornam o número de glóbulos vermelhos (eritrócitos) alto, a saber:

  • doenças cardíacas, como doenças cardíacas congênitas em adultos,
  • insuficiência cardíaca,
  • hemoglobinopatia, que é uma condição de nascimento que reduz a capacidade de transporte de oxigênio dos glóbulos vermelhos,
  • estar em um lugar alto,
  • doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC),
  • fibrose pulmonar,
  • outra doença pulmonar,
  • apnéia do sono, e
  • dependência de nicotina (tabagismo).

2. Drogas

Existem vários medicamentos que podem estimular a produção de eritrócitos, aumentando assim o seu número, tais como:

  • esteróides anabolizantes,
  • doping sanguíneo (transfusão), e
  • injeções da proteína eritropoietina que aumenta a produção de sangue vermelho.

3. Aumento da concentração de glóbulos vermelhos

Se o hemocomponente na forma de fluido (plasma sanguíneo) for reduzido, como em condições de desidratação, a contagem de eritrócitos aumenta automaticamente.

Isso ocorre porque os glóbulos vermelhos ficam mais concentrados. Na verdade, o número de glóbulos vermelhos permanece o mesmo.

4. Doença renal

Os eritrócitos elevados também podem ocorrer devido ao câncer de rim e condições após o transplante de rim. A razão, naquela época, os rins produzem eritropoietina em excesso.

5. Produção excessiva de medula óssea

A condição em que a medula óssea produz muitos glóbulos vermelhos é a policitemia vera, que é um tipo de câncer do sangue.

A policitemia vera é uma condição rara. Esta doença geralmente progride lentamente, então você pode nem perceber.

Sem tratamento, essa condição pode ser fatal. Portanto, você precisa se submeter a um tratamento para aliviar os sintomas.

Além da policitemia vera, vários distúrbios mieloproliferativos (distúrbios da medula óssea) também podem ser a causa de contagens elevadas de eritrócitos.

Quais são os sintomas quando a contagem de eritrócitos está alta?

Níveis elevados de glóbulos vermelhos nem sempre causam sintomas. Dependendo da condição que a causa, eritrócitos elevados podem causar sintomas, tais como:

  • coceira, especialmente após um banho quente,
  • dormência, formigamento, sensação, queimação ou fraqueza nas mãos, pés, braços ou pernas,
  • cheio tão rapidamente depois de comer,
  • sangramento incomum,
  • inchaço doloroso de uma articulação, até
  • falta de ar e dificuldade em respirar ao deitar.

Ligue para o seu médico imediatamente se sentir algum dos sintomas acima. O médico examinará sua condição e determinará o tratamento apropriado.

Uma contagem alta de eritrócitos é geralmente detectada por exames de sangue. O seu médico explicará o que significam os resultados dos seus exames de sangue.

Seu médico ou profissional de saúde pode sugerir exames adicionais para monitorar seu estado de saúde.

Como lidar com essa condição?

Se uma condição médica for a causa de uma contagem alta de eritrócitos, seu médico pode recomendar um procedimento ou medicamento para diminuí-la.

A Cleveland Clinic lista as seguintes opções de possíveis maneiras de reduzir os glóbulos vermelhos ou os níveis elevados de eritrócitos:

Flebotomia

Em um procedimento de flebotomia, um profissional de saúde insere uma agulha na veia e faz o sangue fluir por um tubo para uma bolsa ou recipiente.

Pode ser necessário submeter-se a este procedimento repetidamente até que seu nível de glóbulos vermelhos esteja próximo do normal.

Hidroxiureia

Se você for diagnosticado com policitemia vera, doença da medula óssea, seu médico pode prescrever um medicamento chamado hidroxiureia para diminuir a produção de glóbulos vermelhos.

Terá de consultar o seu médico periodicamente enquanto toma este medicamento para se certificar de que os seus níveis de glóbulos vermelhos não caem muito.

Condições eritrocitárias elevadas podem ser tratadas por um médico se detectadas por meio de um hemograma completo.

Cuide da sua saúde levando um estilo de vida saudável para prevenir várias doenças.