Estresse e ansiedade são coisas que às vezes estão associadas à vida cotidiana. É verdade, isso é bastante razoável. No entanto, se você não tem a capacidade de realizar mecanismos de enfrentamento, com o tempo, o estresse pode causar transtornos mentais e ter um impacto negativo na vida diária. Então, o que é um mecanismo de enfrentamento e como fazê-lo?
O que é um mecanismo de enfrentamento?
Todos, inclusive você, devem ter se sentido estressados devido a várias coisas que acontecem na vida. Não apenas eventos como divórcio, aborto espontâneo ou morte de um ente querido podem causar estresse.
Mesmo eventos que muitas vezes são vistos como positivos, como casar, ter filhos ou comprar uma casa nova, também podem desencadear o estresse.
Bem, de acordo com a Boa Terapia, mecanismos de enfrentamento ou mecanismos de enfrentamento são estratégias que você pode usar para lidar com situações que causam estresse ou trauma psicológico.
Essas estratégias são úteis para ajudá-lo a controlar os sentimentos emocionais que surgem como resultado de uma situação estressante. Por exemplo, raiva, tristeza, solidão, ansiedade, depressão.
Dessa forma, usando essa estratégia, você pode controlar seu coração, mente e sentimentos para não ter distúrbios psicológicos mais graves.
Isso inclui a habilidade de se apegar a valores ou crenças, a habilidade de resolver problemas, socializar, manter a saúde e também a habilidade de cumprir compromissos.
Você também pode ver os mecanismos de enfrentamento como uma capacidade de lidar com o estresse para seguir em frente e alcançar os objetivos da vida.
Por que os mecanismos de enfrentamento são importantes?
A condição de saúde mental de uma pessoa geralmente é influenciada por três fatores principais: genética, fatores estressantes do ambiente circundante e a capacidade de realizar mecanismos de enfrentamento ao lidar com o estresse.
Os primeiros dois fatores, ou seja, genética e fatores de estresse, são coisas sobre as quais você tende a não ter controle. No entanto, os mecanismos de enfrentamento são habilidades que você pode aprender e aplicar.
O objetivo? Claro, para manter a saúde mental. Você pode fazer um mecanismo de enfrentamento reduzindo o estresse primeiro. Por exemplo, distraia-se por um momento relaxando ou fazendo outras atividades.
Quando o estresse é reduzido, fica mais fácil pensar com clareza, para que possa lidar com os problemas de maneira mais eficaz. Além disso, muitos problemas mentais que acabam por afetar a saúde física e social.
Assim, ter a capacidade de superar problemas também é muito útil para prevenir problemas de saúde devido ao estresse.
Aplicando mecanismos de enfrentamento na vida diária
Estratégia lidar cada pessoa pode ser diferente, dependendo de cada personalidade e do tipo e fonte de estresse que você é. Mas, em geral, os psicólogos distinguem as estratégias de habilidade de enfrentamento em duas categorias principais, a saber: Enfrentamento focado na emoção e Enfrentamento focado no problema.
Enfrentamento focado na emoção
Este é um tipo de mecanismo de enfrentamento que se concentra em seu estado emocional. O truque é reduzir as respostas emocionais negativas de uma condição estressante, como sentir vergonha, ansiedade, medo, luto e frustração.
Essa estratégia é a única maneira de aplicar suas habilidades de enfrentamento quando você não consegue controlar a fonte de estresse.
Enfrentamento focado na emoção Você pode fazer isso desviando o foco e a atenção da origem do problema. Por exemplo, desabafar ou escrever sobre os problemas que eles enfrentam, medite ou ore.
Mas às vezes, estratégia enfrentamento focado na emoção faz com que você tenha a tendência de procrastinar em abordar a origem do problema.
Isso é o que torna essa estratégia uma forma menos eficaz de resolver problemas de longo prazo. Essa estratégia também é perigosa quando o problema que você está enfrentando requer tratamento imediato.
Por exemplo, como tratamento precoce de doenças crônicas e problemas financeiros. Além disso, estratégia enfrentamento focado na emoção também pode ser destrutiva ou mesmo agravar o problema e o estresse.
Isso pode acontecer quando você se torna dependente de técnicas de desvio não saudáveis, como o uso de drogas ilegais, consumo excessivo de álcool, tabagismo devido ao estresse, compulsão alimentar, passar muito tempo jogando ou assistindo televisão.
Enfrentamento focado no problema
Comparado com os mecanismos de enfrentamento anteriores, este é a melhor estratégia de enfrentamento. Este método não se concentra apenas no nível de estresse, mas também na causa raiz do estresse.
Isso significa que você pode lidar com o estresse, bem como seus gatilhos, usando este mecanismo de enfrentamento. No entanto, você pode não ser capaz de aplicar essa estratégia a todas as situações.
Sim, esse método é na verdade a maneira mais eficaz de lidar com as fontes de estresse que vêm do trabalho ou pressão enquanto se atinge uma meta.
Enquanto isso, o estresse de perder alguém de quem você gosta, ou depressão por causa de algo que não pode ser mudado, só pode ser superado por enfrentamento focado na emoção.
Ao aplicar esse mecanismo de enfrentamento, há três coisas importantes às quais você deve prestar atenção: habilidades de resolução de problemas, bom gerenciamento do tempo e apoio social das pessoas ao seu redor.
Embora essa estratégia seja muito eficaz, nem todos podem aplicar esse método, portanto, sua aplicação requer prática.
A personalidade otimista também é um fator importante na aplicação desse método. O motivo é que, para superar o problema, você precisa de autoconfiança para avaliar e pesar se a situação pode ser controlada.
Isso significa que, ao escolher uma estratégia de enfrentamento, você deve saber com antecedência qual é o problema e qual estratégia é melhor para lidar com o estressor.
Dicas para praticar a capacidade de aplicar mecanismos de enfrentamento
A eficácia de um mecanismo de enfrentamento é afetada pelo tipo de problema com o qual você está lidando, mas existem várias maneiras de lidar com o problema com eficiência, incluindo:
- Pense de forma mais positiva, por exemplo, vendo um problema como uma oportunidade de aprender e adicionar novas experiências.
- Tente manter a calma diante de vários problemas, por exemplo, respirando fundo e acalmando-se antes de tomar uma decisão.
- Aprenda a aceitar a si mesmo e aos outros, porque ninguém é perfeito.
- Aprenda seus erros, para não repeti-los e se tornar uma pessoa melhor.
- Tentar ser objetivo sobre o problema em questão.
- Estabeleça boas relações com outras pessoas para apoio social ao resolver problemas ou alcançar objetivos.