3 técnicas básicas de corrida de curta distância para melhor desempenho •

Mesmo que seja apenas uma pista curta, isso não significa uma técnica de corrida de curta distância ou corrida arrancada fácil para você fazer. Você tem que estar realmente em forma e conhecer as técnicas básicas para chegar mais rápido à linha de chegada. Agora, para dominar essas coisas, primeiro considere as seguintes dicas para corrida rápida.

Técnicas básicas de sprint (arrancada)

corrida de curta distância ( arrancada ) é um esporte de corrida que usa distâncias curtas em pista, que variam de 100 metros, 200 metros, a 400 metros. corrida de revezamento ( corrida de revezamento ) também está incluído nesta categoria com uma distância de pista de 4 × 100 metros e 4 × 400 metros.

Falando sobre correr arrancada , certamente não será separado da figura de Usain Bolt. Este corredor veterano da Jamaica tem um recorde arrancada a mais rápida distância de 100 metros, com um tempo recorde de 9,58 segundos. É isso que o torna o “homem mais rápido do mundo”.

Se você quiser correr tão rápido quanto Usain Bolt, você precisa dominar algumas dessas técnicas básicas de corrida de curta distância, começando com a técnica começar, corra, até chegar à linha de chegada.

1. Técnica de partida

Em uma corrida de velocidade, você precisa fazer começar eficientemente. Técnica começar O correto determina a taxa de sucesso de um corredor para chegar mais rápido à linha de chegada.

A corrida de velocidade deve começar a corrida com uma técnica de início de agachamento ou início do bloco . Os pés do corredor devem estar no bloco e assumir uma posição agachada com o peso do corpo apoiado nas duas mãos na pista.

Citado de Brian Mac Sports Coach, existem três técnicas de largada de agachamento que são comumente usadas em corridas de curta distância, ou seja, a largada curta ( grupo / ponto inicial ), início intermediário ( começo médio ) e início longo ( início alongado ).

  • início curto (grupo / ponto inicial). Posicione os dedos do pé de trás quase paralelos ao calcanhar do pé da frente quando no bloqueio.
  • Início intermediário (começo médio). A posição do joelho da perna de trás é colocada próxima à sola do pé da frente.
  • longo começo (início alongado). Posicione o joelho da perna de trás paralelo ou ligeiramente atrás do calcanhar do pé da frente.

2. Técnica de corrida

Uma boa postura e correta podem aumentar sua velocidade ao correr na pista. Postura incorreta ou posição corporal pode piorar seu registro de corrida. Além disso, a postura perfeita também pode reduzir o risco de lesões durante a corrida.

O técnico Nick Anderson, citado na Runners World, explicou várias técnicas para atingir a forma perfeita de corrida de curta distância e em alta velocidade, incluindo as seguintes.

Ombros e cabeça

Mantenha os ombros abaixados e relaxados. A cabeça está em linha reta com os membros inferiores. Mantenha os ombros retos e evite rotação excessiva ou torção.

Braço

Posicione os braços levemente e os cotovelos formem um ângulo de 90 graus. Mova os cotovelos para trás para criar impulso. Ao balançar para a frente, movimente as mãos na altura dos ombros.

Cintura

Tente imaginar que seu corpo é puxado por um cordão em volta da cabeça. Isso fará com que o peso na cintura pareça ideal. Contraia os músculos abdominais para obter a postura correta.

Joelho

Empurre os joelhos para a frente e levante-os bem alto. Isso irá gerar mais força e aumentar a faixa de passada.

Assim que as solas dos pés tocarem o trilho, levante os dedos dos pés em direção às canelas, até que as solas dos pés fiquem na posição horizontal.

Certifique-se de pousar as solas dos pés com o centro e a posição sob o corpo, não na frente dele.

Salto

Depois de tocar o chão, certifique-se de que os calcanhares formem um movimento circular completo de volta para as nádegas, mas não toque. Não mova imediatamente o calcanhar para a frente até que quase toque as nádegas. Isso tornará a repulsão mais forte.

3. Técnica de acabamento

A fase de acabamento é a etapa de sprint mais decisiva. Porque em algumas partidas, os corredores estarão próximos uns dos outros ao entrar na linha de chegada.

Em competições internacionais, o registro e o relato dos tempos de chegada devem ser de até 0,01 segundos. Portanto, requer equipamento especial e tecnologia para avaliá-lo.

Regulamento Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) afirma que o tempo de um corredor é registrado quando o torso cruza a linha de chegada. Para isso, existem três técnicas de finalização que os corredores podem realizar, a saber:

  • inclinando-se e deixando cair o peito para a frente,
  • deixando cair um ombro para a frente, e
  • fugir.

Formas de exercício para melhorar a técnica de corrida arrancada

O aquecimento pode ser uma forma de exercício que você pode fazer para melhorar o desempenho em corridas de curta distância. Isso é necessário porque quanto mais você força seu corpo a correr rápido, maior o risco de lesões nos músculos.

Alguns exercícios de aquecimento que você pode fazer de antemão incluem o seguinte.

  • Caminhe e corra por 5 a 10 minutos antes de correr.
  • Joelhos altos ou alternadamente levantando o joelho o mais alto possível. Esse tipo de exercício também é comumente conhecido como caminhar sem fazer nada.
  • Chutadores de bunda o movimento é semelhante ao de andar sem sair do lugar, mas apenas os joelhos se movem para trás até que os calcanhares toquem as nádegas.
  • Pulando ou pular corda pode ser feito para alongar os músculos das pernas.

Além de algumas dessas técnicas de aquecimento, você também pode fazer uma combinação de caminhada, corrida , corra, para correr rápido. Comece a caminhar e aumente sua velocidade a cada 10 segundos até atingir a velocidade arrancada completo.