Os bebês ainda estão no estágio de aprendizagem até que mais tarde eles possam comer sem problemas. Mas o problema é que nem qualquer alimento pode ser dado ao seu filho. A razão, eles ainda são difíceis de engolir e digerir alimentos que são duros. Bem, as frutas podem ser uma resposta como a ingestão nutricional diária de um bebê. Então, quais são algumas boas opções de frutas para dar aos bebês?
Por que frutas são boas para bebês?
O aleitamento materno exclusivo é a melhor fonte de nutrição para bebês até os seis meses de idade. Mas depois de seis meses, você deve começar lentamente a introduzir alimentos sólidos ou alimentos complementares (MPASI).
Principalmente quando o bebê mostra sinais de estar pronto para comer alimentos sólidos, significa que ele está pronto para começar a aprender a comer.
Para apoiar o crescimento e o desenvolvimento desde tenra idade, bem como para atender às necessidades nutricionais dos bebês, a alimentação dada aos bebês deve consistir de uma variedade de nutrientes.
Além da ingestão de proteínas para bebês, carboidratos para bebês e gorduras para bebês, outros nutrientes que não são menos importantes para os bebês são fibras, minerais e vitaminas para bebês.
Você pode ajudar a atender às necessidades de vitaminas, minerais e fibras do bebê ao mesmo tempo, dando-lhe vários tipos de frutas.
Sim! A fruta pura é fácil de servir, rica em nutrientes, também tem um sabor delicioso.
Curiosamente, a textura macia e macia das frutas pode ajudar os bebês a aprender a comer, agarrar sua própria comida e aprender a mastigar.
Na verdade, a partir da página do Better Health Channel, o consumo de frutas pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver várias doenças.
Isso ocorre porque as vitaminas e minerais presentes na fruta ajudam a fortalecer o sistema imunológico ou o sistema imunológico do corpo.
Além disso, o alto teor de fibras nas frutas também ativa o sistema digestivo de forma a prevenir a constipação em bebês.
Ampla seleção de frutas para bebês
Ver os bons benefícios para os bebês, claro que fornecer frutas como um dos alimentos diários do seu filho é a escolha certa e boa.
Então, para te ajudar a escolher frutas para seu bebê e ao mesmo tempo evitar que ele fique entediado, aqui estão algumas boas frutas que podem ser uma opção:
1. Apple
As maçãs contêm muitos nutrientes como potássio, fósforo, cálcio, magnésio, vitamina A e vitamina C e outros minerais que são muito bons para o crescimento das crianças.
As maçãs não só são fáceis de digerir, como também não causam alergias ao seu filho. Você pode dar maçãs para o seu filho no sexto mês, quando ele começar a aprender a comer alimentos complementares (MPASI).
De acordo com os dados de composição de alimentos da Indonésia do Ministério da Saúde da Indonésia, em 100 gramas (gr) de maçãs há 58 calorias (cal) de energia, 14,9 gramas de carboidratos, 0,3 gramas de proteínas e 0,4 gramas de gordura.
Existem também 2,6 gramas de fibra, 6 miligramas (mg) de cálcio, 0,3 mg de ferro, 130 mg de potássio e 5 mg de vitamina C nas maçãs.
Dicas para processar maçãs:
- Prepare uma maçã descascada.
- Corte as maçãs em pedaços pequenos e coloque em um recipiente resistente ao calor.
- Cozinhe as fatias de maçã na frigideira por cerca de 3 minutos.
- Depois de cozidas no vapor, amasse as maçãs com um garfo ou liquidificador.
- Você também pode adicionar canela para adicionar sabor.
2. Banana
Você pode realmente apresentar os benefícios das bananas a partir dos quatro meses de idade do seu filho. No entanto, o ideal é que a idade recomendada para iniciar alimentos sólidos seja seis meses.
A banana é uma boa fruta para bebês e costuma ser usada como alimento complementar ao leite materno. A razão é que esta fruta tem uma textura macia e suave, por isso não dificulta para o seu filho amassá-la ou digeri-la.
Além disso, as bananas são fáceis de obter a um preço relativamente barato. Você pode escolher bananas Ambon, bananas douradas ou bananas de leite.
Mais importante ainda, escolha bananas maduras para serem dadas aos bebês.
Dicas para processar mingau de banana:
- Descasque e corte as bananas em pedaços pequenos.
- Adicione leite materno ou fórmula infantil.
- Em seguida, amasse com um garfo ou bata no liquidificador.
- O mingau de banana está pronto para ser servido.
- Você pode dar diretamente ao seu filho raspando-o com uma colher.
3. Abacate
Outra fruta boa e recomendada para bebês é o abacate. Os abacates são uma grande fonte de gorduras insaturadas e vitamina E.
Além disso, o abacate tem uma textura macia e um sabor delicioso, por isso é adequado para ser usado como alimento complementar ao leite materno.
Em 100 gramas de abacate existem 85 calorias de energia, 7,7 gramas de carboidratos, 0,9 gramas de proteínas e 6,5 gramas de gordura. Quanto às vitaminas e minerais, consiste em 10 mg de cálcio, 0,9 mg de ferro, 278 mg de potássio e 13 mg de vitamina C.
Dicas para processar abacates:
- Prepare meio abacate maduro.
- Descasque a casca e retire a polpa da fruta.
- Amasse a carne usando um garfo ou um liquidificador.
- Você também pode adicionar bananas, leite ou outras frutas para dar um gostinho.
4. Kiwi
O kiwi é rico em fibras e vitaminas A e C. No entanto, sua natureza ácida às vezes pode causar assaduras nas fraldas ou na boca dos bebês.
Portanto, preste atenção a quaisquer sinais de alergia ao dar ao seu bebê pela primeira vez.
O conteúdo nutricional que pode ser encontrado no kiwi inclui 42,1 calorias de energia, 10,1 gramas de carboidratos, 2,1 gramas de fibra, 215 mg de potássio, 23,5 mg de cálcio e 64 mg de vitamina C.
Dicas para processar kiwi:
- Descasque o kiwi e corte em pedaços pequenos.
- Purê as peças com um garfo, liquidificador ou processador de alimentos.
- A polpa do kiwi está pronta para servir.
5. Mamão
Os benefícios do mamão, além de ser doce e delicioso, também são ricos em ácido fólico, fibra e vitaminas A, C e E. O conteúdo de fibra e enzima papina no mamão é muito bom e bom para a digestão do bebê.
É por isso que muitas pessoas usam o mamão como um remédio natural para tratar problemas de constipação.
Cada vez que você der 100 gramas de mamão papaia, seu bebê receberá 46 calorias de ingestão de energia, 12,2 gramas de carboidratos, 0,5 gramas de proteínas, 0,1 gramas de gordura e 1,6 gramas de fibras.
Além disso, o conteúdo de vitaminas e minerais no mamão inclui 23 mg de cálcio, 1,7 mg de ferro, 221 mg de potássio e 78 mg de vitamina C.
Dicas para processar mamão:
- Prepare mamões maduros de cor amarela e laranja escura e certifique-se de que não apresentam manchas.
- Lave o mamão com uma mistura de água e vinagre para remover as bactérias.
- Enxágüe com água e seque.
- Descasque a casca e corte o mamão ao meio, não se esqueça de retirar o caroço.
- Lave o mamão novamente para retirar as sementes restantes.
- Corte o mamão em pedaços pequenos e bata.
- O mingau de mamão está pronto para ser servido.
6. Goiaba
Um dos benefícios da goiaba é que ela contém muita vitamina C. É por isso que a goiaba costuma ser usada para ajudar a estimular o sistema imunológico.
A fibra dietética dessa fruta também pode ajudar a melhorar o sistema digestivo do bebê. Assim como vários tipos de frutas, as sementes de ervas também contêm muitos nutrientes.
Em 100 gramas de goiaba são 49 calorias de energia, 12,2 gramas de carboidratos, 0,9 gramas de proteínas, 0,3 gramas de gordura, até 2,4 gramas de fibra. Além disso, a goiaba também é rica em 14 mg de cálcio, 1,1 mg de ferro, 52,8 mg de potássio e 87 mg de vitamina C.
Dicas para processar goiaba:
- Corte a goiaba em duas partes.
- Retire as sementes com uma colher.
- Corte a goiaba em pequenos pedaços e cozinhe por alguns minutos.
- Faça um purê no liquidificador.
- Adicione água para obter a textura desejada.
Como fazer preparações de frutas para bebês
Oferecer frutas aos bebês é, na verdade, o mesmo que apresentar uma variedade de outros novos alimentos. Às vezes, seu filho vai gostar imediatamente, então você não precisa ser persuadido muitas vezes a provar a fruta.
Enquanto isso, em outros momentos, há certos tipos de frutas que podem não agradar ao bebê e torná-lo relutante em tentar novamente.
Quando o bebê tem dificuldade para comer e recusa a fruta que você serve, você não deve desistir imediatamente. O objetivo é prevenir problemas nutricionais em bebês.
Em vez de parar de oferecer a fruta, você ainda pode tentar dar mais algumas vezes para ter certeza de que seu filho realmente não gosta.
Baseado em Guia de dieta infantil publicado pela Faculdade de Medicina da Universidade da Indonésia, apresentar novos alimentos aos bebês não é suficiente apenas uma ou duas vezes.
Normalmente, leva cerca de 10-15 vezes para concluir que o bebê não quer ou não gosta de comer esses alimentos, incluindo frutas.
Para que o bebê fique mais entusiasmado em experimentar vários tipos de frutas, você pode ser criativo ao fazer vários pratos de frutas.
Aqui estão algumas maneiras de apresentar as frutas de uma forma mais atraente e boa para os bebês:
- Dê cereais com fatias de frutas adicionais.
- Dê panquecas misturadas com frutas.
- Dê uma salada de frutas com iogurte adicionado.
Para bebês com menos de 12 meses ou 1 ano de idade, não é permitido dar suco de frutas aos bebês.
Os bebês só podem beber suco quando têm mais de 12 meses. Mas para pedaços de fruta, pode servir apenas uma fruta ou misturar vários tipos de fruta que acabou de experimentar com a preferida do seu filho.
Tonto depois de se tornar pai?
Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!