O corpo humano precisa de vitamina D. O motivo é que a vitamina D serve para absorver cálcio e fósforo nos ossos, fortalecer o relacionamento entre as células e estimular o sistema imunológico. Além da luz solar e dos alimentos, a vitamina D também pode ser obtida na forma de suplementos. No entanto, é necessário tomar suplementos adicionais de vitamina D? Descubra na seguinte revisão.
O que é um suplemento de vitamina D?
A vitamina D é conhecida como vitamina do sol. Sim, você pode obter essa vitamina de graça apenas tomando banhos de sol de rotina pela manhã. Além disso, a vitamina D também pode ser obtida de alimentos ricos em vitamina D e de suplementos.
Os suplementos de vitamina D estão disponíveis em várias doses, de 2.000 a 10.000 UI por dia, 50.000 UI por semana ou às vezes até mais. Um estudo mostrou que tomar suplementos de vitamina D pode ajudar a reduzir a dor e os sintomas de depressão em mulheres com diabetes tipo 2. Além disso, a ingestão de suplementos de vitamina D pode prevenir o prejuízo cognitivo em pessoas com doença de Parkinson e fortalecer os músculos em mulheres grávidas.
É necessário tomar suplementos de vitamina D diariamente?
Assim como outras vitaminas, a ingestão excessiva de vitamina D pode causar problemas de saúde. Isso também se aplica se você tomar suplementos de vitamina D sem consultar um médico.
A vitamina D é uma das vitaminas solúveis em gordura. Ou seja, qualquer excesso de vitamina D será armazenado no corpo, e não jogado fora. Bem, quando você toma suplementos de vitamina D todos os dias quando não precisa deles, a vitamina D se acumula no corpo.
Reportando do Reader's Digest, de acordo com Madeline Basler MS, RDN, CDN da Real You Nutrition, pessoas que overdose de suplementos de vitamina D terão sintomas como:
náuseas e vômitos, diminuição do apetite, prisão de ventre, fraqueza e perda de peso. Na verdade, muitos suplementos contêm vitamina D3 até 22% mais alta do que a quantidade listada no rótulo. É por isso que o suprimento de vitamina D no corpo se torna cada vez mais excessivo.
Vejamos uma das funções da vitamina D, que é ajudar a absorver o cálcio nos ossos. Se o corpo ingerir excesso de vitamina D, ele irá absorver automaticamente o cálcio em excesso. Além disso, essa condição pode desencadear cálculos renais e distúrbios digestivos. Em condições severas, o corpo pode ser envenenado pela vitamina D quando você consome 50.000 UI de vitamina D todos os dias.
Portanto, basicamente, você não precisa tomar suplementos de vitamina D todos os dias se sua condição corporal for saudável e não apresentar quaisquer problemas médicos. Porque apenas algumas pessoas recomendadas pelos médicos podem tomar suplementos de vitamina D conforme necessário.
Suplementos de vitamina D são recomendados apenas para certas pessoas
De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, pessoas com 70 anos ou mais tendem a experimentar uma diminuição na capacidade de produzir vitamina D em até 75 por cento. É por isso que os idosos podem tomar suplementos de vitamina D.
Além disso, as pessoas obesas tendem a precisar de mais vitamina D. Isso ocorre porque as células de gordura que se acumulam no corpo tendem a absorver mais vitamina D, de modo que o suprimento de vitamina D no corpo não é suficiente.
A seguir estão grupos de pessoas que precisam de suplementos de vitamina D, incluindo:
- Mulheres pós-menopáusicas
- Homens e mulheres que precisam de esteróides a longo prazo
- Mães grávidas e lactantes
- Pessoas com doença renal crônica
- Pessoas com doença de paratireóide
Alguns alimentos como peixes gordurosos, ovos, fígado bovino, queijo e cogumelos contêm vitamina D, embora a quantidade seja muito pequena. No entanto, você realmente não precisa se preocupar com a deficiência de vitamina D. O motivo é que o consumo de alimentos ricos em vitamina D ainda atenderá às suas necessidades diárias de vitamina D, especialmente quando equilibrado com o hábito de tomar sol da manhã.
Portanto, você não precisa se preocupar com a deficiência de vitamina D se não tomar suplementos de vitamina D, desde que não pertença ao grupo de pessoas que precisam de suplementos adicionais. No entanto, para ter certeza novamente, verifique com seu médico a quantidade de vitamina D em seu corpo e se você precisa de um suplemento de vitamina D.