Água de coco é a bebida favorita de um milhão de pessoas para matar a sede. No entanto, muitas mulheres relutam em beber água de coco durante a menstruação porque dizem que ela provoca corrimento vaginal. Outro mito também diz que consumir essa bebida durante a menstruação, na verdade, torna o fluxo sanguíneo mais abundante. Isso é verdade? Há algum benefício em beber água de coco durante a menstruação?
Posso beber água de coco durante a menstruação?
A água de coco é um líquido claro que está dentro de um coco jovem ou verde. Esse líquido costuma ser uma alternativa às bebidas saudáveis devido ao conteúdo eletrolítico nele contido.
Eletrólitos são minerais importantes, como potássio, sódio, cálcio e magnésio, que têm muitas funções no corpo.
Além de minerais, o conteúdo de vitaminas na água de coco também é bastante diversificado, a saber, vitaminas B1, B2, B3, B6, C e folato.
Além disso, a água de coco também é classificada como uma bebida isenta de gorduras e colesterol e com poucas calorias e açúcar.
De acordo com a American Society for Nutrition, uma xícara de água de coco contém cerca de 10 gramas (g) de açúcar natural, que contribui com até 45 calorias.
Mais importante ainda, a água de coco também contém fitoestrogênios, que são substâncias naturais em plantas que têm uma estrutura semelhante ao estrogênio no corpo humano.
O estrogênio é um hormônio feminino que desempenha um papel importante no ciclo menstrual.
Devido à variedade de conteúdo, consumir água de coco durante a menstruação é certamente permitido.
Na verdade, beber água de coco pode trazer uma série de benefícios ao corpo da mulher, inclusive durante a menstruação ou menstruação.
Vários benefícios de beber água de coco durante a menstruação
Aqui estão alguns dos benefícios que você pode obter se beber água de coco jovem ou verde durante a menstruação.
1. Regular o ciclo menstrual
Muitos dizem que a água de coco pode interromper ou prolongar a menstruação. No entanto, isso não está correto.
Na verdade, os fitoestrógenos da água de coco podem ajudar a regular o ciclo menstrual, tornando a menstruação mais regular.
Isso pode realmente ajudar as mulheres que estão planejando uma gravidez.
2. Alivia a dor menstrual
Além de regular o ciclo menstrual, beber água de coco jovem também ajuda a aliviar a dor durante a menstruação (dismenorréia) e os sintomas antes da menstruação (síndrome pré-menstrual)/ PMS).
A boa notícia é que isso foi comprovado em vários estudos.
Um dos estudos sobre a relação entre beber água de coco e dores menstruais foi publicado em Brawijaya Medical Journal ano 2020.
Com base nesses estudos, o teor de magnésio na água de coco verde pode ajudar a reduzir a dor da dismenorréia e os sintomas da TPM.
3. Hidrata o corpo
Não é estranho que o conteúdo de eletrólitos na água de coco pode ajudar a hidratar o corpo após o exercício ou quando você está ligeiramente doente.
A mesma coisa pode ser útil para mulheres que estão menstruadas. A razão é que o corpo perde muito líquido durante a menstruação, o que pode piorar a dor.
Por outro lado, hidratar o corpo durante a menstruação pode ajudar a reduzir a intensidade da dor e reduzir o uso de medicamentos para as dores menstruais.
4. Previne a anemia por deficiência de ferro
Outro benefício de beber água de coco durante a menstruação é prevenir a anemia por deficiência de ferro.
Este tipo de anemia geralmente ocorre em mulheres que apresentam menstruação excessiva (menorragia) devido à grande perda de sangue.
Bem, uma maneira de antecipar isso é ver a ingestão de ferro durante a menstruação. A água de coco contém ferro, bem como vitamina C, que pode ajudar a absorver o ferro no corpo.
5. Aliviar a diarreia e a constipação
Não apenas dores abdominais e cólicas, às vezes as mulheres costumam ter problemas digestivos, como prisão de ventre ou diarreia durante a menstruação.
Isso é normal devido às mudanças hormonais no corpo da mulher no que diz respeito à menstruação.
Para superar isso, você pode beber água de coco durante a menstruação. Porque a água de coco contém fibras que podem ajudar a aliviar problemas digestivos.
Além disso, os eletrólitos da água de coco também podem ajudar a hidratar o corpo quando você perde líquidos devido à diarreia.
Beber água de coco torna o sangue menstrual mais pesado?
A água de coco não está associada à causa de sangue menstrual excessivo ou pesado.
O volume de sangue menstrual excessivo geralmente ocorre devido ao desequilíbrio hormonal.
Como resultado, o revestimento do útero fica mais espesso e o fluxo sanguíneo menstrual é mais intenso do que o normal.
Embora, em alguns casos, o excesso de sangue menstrual possa sinalizar um problema de saúde mais sério. Nessa condição, nunca é demais para você consultar um médico.
Por outro lado, como explicado acima, beber água de coco pode realmente ajudar as mulheres que apresentam menstruação excessiva por causa do teor de ferro e vitamina C nela.
Poderia ser mais corrimento vaginal por beber água de coco?
Além disso, o corrimento vaginal não ocorre devido à ingestão de água de coco durante a menstruação. O corrimento vaginal é na verdade uma coisa normal em todas as mulheres, sem ser desencadeado por nada.
Este fluido é produzido naturalmente pelo corpo para ajudar a manter a vagina limpa e proteger contra infecções vaginais.
Até o momento, não há pesquisas que comprovem que beber água de coco seja benéfico para facilitar a menstruação, muito menos para desencadear corrimento vaginal ou muco no sangue.
Beber água de coco durante a menstruação realmente traz muitos benefícios para seu corpo.
Há algum efeito colateral de beber água de coco durante a menstruação?
A água de coco é muito segura para as mulheres beberem a qualquer hora, inclusive durante a menstruação. No entanto, você não deve beber água de coco em excesso.
Isso ocorre porque beber água de coco em excesso pode causar hipercalemia ou excesso de potássio no sangue.
Isso pode ocorrer porque o teor de potássio na água de coco é bastante alto, chegando a 600 miligramas (mg) em uma xícara (equivalente a 240 gramas).
Além disso, pessoas com doença renal crônica não devem beber água de coco em excesso.
Se ainda tiver dúvidas ou precisar de mais informações, informe o seu médico.