O peso corporal ideal não é obtido apenas por meio de exercícios. Você precisa equilibrar a atividade física com uma dieta saudável. Bem, uma das coisas que precisam ser consideradas ao perder peso é contar as calorias dos alimentos. Como?
A importância de contar calorias nos alimentos
As calorias dos alimentos desempenham um papel importante na formação de energia para o corpo. O corpo precisa de calorias para funcionar corretamente. No entanto, muitas ou poucas calorias certamente têm um impacto negativo na saúde do corpo.
O principal objetivo da contagem de calorias dos alimentos é aumentar a consciência sobre o que é consumido, principalmente quando se segue uma dieta saudável. Dessa forma, você pode ter mais cuidado ao escolher os alimentos e limitar a porção que ingere.
Antes de saber quantas calorias tem um alimento, você precisa saber quantas calorias diárias precisa. O objetivo é obter um equilíbrio entre as calorias queimadas com a ingestão de calorias que o corpo obtém.
Como contar as calorias dos alimentos
Depois de saber quantas calorias seu corpo necessita, é hora de fazer uma contagem de calorias de alimentos. Veja como contar as calorias dos alimentos para ajudá-lo a perder peso.
1. Leia as informações sobre o valor nutricional dos alimentos
Uma das maneiras mais fáceis de calcular as calorias dos alimentos é ler as informações sobre o valor nutricional nas embalagens dos alimentos. Quase todos os fabricantes de alimentos são obrigados a incluir informações sobre o valor nutricional nos produtos embalados.
Normalmente, você pode encontrar essas informações em forma gráfica no verso ou na lateral da embalagem. Se você deseja saber qual é o conteúdo nutricional dos alimentos que ingere, o rótulo de informações nutricionais é a solução que você está procurando.
Por exemplo, o rótulo do valor nutricional de um alimento geralmente contém quantas calorias uma porção contém. Para atingir ou manter um peso corporal ideal, você precisa equilibrar sua ingestão de calorias com as calorias que deseja queimar.
2. Preste atenção à quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras
Ao ler as informações nutricionais de um alimento, você precisa prestar atenção aos 3 conteúdos nutricionais listados no rótulo, a saber:
- proteínas,
- carboidratos e
- gordura.
Esses três macronutrientes geralmente incluem todas as calorias de um alimento. O resultado, a quantidade de cada nutriente, mostra quantas escalas do total de calorias contidas no alimento.
3. Multiplique cada macronutriente pelas calorias
A próxima etapa no cálculo das calorias dos alimentos é multiplicar os três nutrientes mencionados pelo número de calorias.
Veja, estima-se que um grama de proteína contenha cerca de 4 calorias e um grama de carboidratos contém as mesmas calorias. Enquanto isso, um grama de gordura equivale a 9 calorias.
Ou seja, se o alimento consumido contém 20 gramas de proteína, 35 gramas de carboidratos e 15 gramas de gordura, o resultado calórico no alimento é de 355 calorias com detalhes:
- proteína (20 gramas × 4 = 80 calorias)
- carboidratos (35 gramas × 4 = 140 calorias), e
- gordura (15 gramas × 9 = 135 calorias).
Tente usar o padrão correto ao calcular as calorias dos alimentos, nomeadamente em calorias.
4. Somando as calorias de cada macronutriente
Depois de saber como as calorias são calculadas, some cada macronutriente para obter o total de calorias em uma porção de comida.
O total de calorias de macronutrientes calculados anteriormente é de 355 calorias. A quantidade deve estar de acordo com a embalagem indicada no rótulo de informação nutricional.
Este método pelo menos ajuda a ver quantas calorias em cada nutriente. O número acima pode não parecer muito. No entanto, quando você aumenta a ingestão de gordura com altas calorias totais, os números podem disparar.
5. Considere o número de calorias com porções de alimentos
Uma contagem de calorias conhecida representa apenas uma porção de um alimento. Se houver várias porções incluídas na refeição, a contagem real de calorias será muito maior.
É por isso que você precisa ajustar quantas porções de alimentos de acordo com o número de necessidades calóricas diárias. Por exemplo, uma refeição com 355 calorias por porção renderá 1.065 calorias se a embalagem contiver 3 porções.
Depois de calcular com sucesso o número de calorias dos alimentos, sempre compare essas calorias com o que seu corpo necessita. Você pode consultar os valores diários recomendados nas informações nutricionais para ver a quantidade do nutriente que está recebendo.
Não conte apenas as calorias dos alimentos, mas também ...
Além de contar as calorias dos alimentos, você também precisa equilibrar levando um estilo de vida saudável, incluindo:
- Coma quando você estiver com fome,
- gerenciar refeições menores,
- comer alimentos de acordo com as necessidades calóricas,
- escolher alimentos ricos em fibras e proteínas, e
- rotina de exercicios.
Se você está confuso sobre como calcular as calorias corretamente, tente procurar calculadoras de calorias de alimentos disponíveis online. Se você tiver mais perguntas, converse com um nutricionista ou nutricionista para entender a solução certa para você.