Como tratar um olho amarelo poderoso?

Normalmente, com exceção da parte geralmente preta ou marrom da córnea, o resto do olho será branco. No entanto, se seus olhos ficarem amarelos de repente, você deve suspeitar. Isso pode ser um sinal de um certo problema de saúde. Então, o que faz os olhos ficarem amarelos? Como se livrar da doença do olho amarelo (icterícia)?

Causas de olhos amarelos

Fonte: NHS UK

Os globos oculares que ficam amarelos são conhecidos como icterícia no mundo médico. Existem muitas causas para a icterícia.

Basicamente, a causa do amarelecimento do globo ocular geralmente está relacionada a problemas na vesícula biliar, no fígado ou no pâncreas.

Problemas nesses órgãos podem fazer com que o corpo tenha um excesso de uma substância chamada bilirrubina no sangue. A bilirrubina é um produto residual amarelo da degradação dos glóbulos vermelhos.

Bem, por causa desse monte de bilirrubina, a cor do globo ocular pode ficar amarelada, assim como a cor da pele que também muda.

Geralmente, pele ou olhos amarelos são considerados um sintoma de hiperbilirrubinemia ou excesso de bilirrubina no sangue.

A seguir estão várias doenças e condições de saúde que podem desencadear icterícia ou problemas de olho amarelo:

1. Doença hepática

Um fígado problemático pode causar a descoloração da pele e os olhos amarelarem. Isso ocorre porque o fígado não consegue se livrar dos níveis excessivos de bilirrubina no sangue.

Não apenas nos olhos e na pele, o amarelecimento também pode ser encontrado na urina. Um tipo de doença intimamente relacionada ao amarelecimento dos olhos e da pele é a cirrose (endurecimento do fígado) e a hepatite C.

2. Síndrome de Gilbert

Além disso, há também um distúrbio genético que faz com que o fígado não consiga processar a bilirrubina adequadamente, ou seja, a síndrome de Gilbert.

No entanto, de acordo com o site Better Health Channel, esse distúrbio é considerado inofensivo e não precisa de tratamento especial.

Pessoas com síndrome de Gilbert também apresentam sintomas de olhos amarelados. No entanto, sua função hepática geral ainda é relativamente normal e não há outros sintomas graves.

3. Distúrbios do sangue

Algumas doenças do sangue também causam icterícia ou olhos amarelos.

Uma delas é a anemia falciforme, que é uma doença genética do sangue que faz com que o corpo perca sangue para transportar oxigênio por todo o corpo.

Outra doença do sangue que também pode causar amarelecimento dos olhos é a anemia hemolítica. Essa condição ocorre quando os glóbulos vermelhos são destruídos rapidamente e o corpo não consegue substituí-los rapidamente.

4. Bloqueio do ducto biliar

A bile é um fluido produzido pelo fígado. A bile contém colesterol, sal e bilirrubina.

Essa bile carregará todas essas substâncias para serem processadas no intestino delgado através do ducto biliar.

No entanto, se o ducto biliar estiver bloqueado, a bile se acumulará no fígado. Como resultado, a bilirrubina que pode se acumular fará com que os olhos e a pele fiquem amarelados.

5. Distúrbios pancreáticos

Icterícia ou amarelecimento dos olhos também podem ser desencadeados por um problema no pâncreas. Um deles é o inchaço e a inflamação do pâncreas, que é chamado de pancreatite.

Normalmente, a pancreatite é causada por cálculos biliares e consumo excessivo de álcool. No entanto, não é incomum que a pancreatite não tenha uma causa exata conhecida.

Como tratar olhos amarelos?

A melhor maneira de tratar a cor amarela dos olhos é tratar a causa raiz.

A maioria dessas condições é causada por infecções como hepatite C ou malária. Bem, se for devido a uma infecção, você precisa de um tratamento que consiste em antibióticos, antifúngicos ou antivirais.

Além disso, estilos de vida como beber muito álcool e usar drogas ilegais podem danificar o fígado e causar sintomas de olho amarelo.

Se for esse o resultado, o que se deve fazer é parar e superar o vício existente.

Se a lesão hepática for grave, o médico irá aconselhá-lo a se submeter a um procedimento de transplante de fígado.

Olhos amarelados também podem ser encontrados em recém-nascidos.

Os bebês que passam por isso requerem cuidados médicos intensivos no hospital e multiplicam as sessões de amamentação 8-12 vezes ao dia.

Dessa forma, o processo de cicatrização será mais rápido.

Tratamento caseiro para olhos amarelos

Além do tratamento médico, você também pode fazer maneiras simples de clarear os olhos amarelos novamente.

Você pode fazer essas formas junto com o tratamento prescrito pelo seu médico.

Aqui estão algumas maneiras fáceis que você pode fazer em casa para limpar os olhos amarelos e manter a saúde geral dos olhos:

  • Mantenha seu corpo hidratado bebendo pelo menos 8 copos por dia.
  • Coma uma dieta rica em fibras em frutas inteiras (não sucos), vegetais, nozes e grãos inteiros
  • Coma fontes de proteína com muito baixo teor de gordura, como carne de peixe, tofu, peito de frango sem pele, tempeh, nozes.
  • Evite alimentos ricos em gordura saturada e gordura trans
  • Evite alimentos embalados
  • É melhor evitar carboidratos simples encontrados em bolos, doces, biscoitos
  • Não beba álcool
  • Pare de fumar ou usar produtos de tabaco
  • Exercite-se regularmente

Se você aplicou o método acima, mas os sintomas do olho amarelo não desapareceram, não hesite em consultar o seu médico.