Vesículas seminais, quais as funções para a fertilidade masculina? •

Se você for questionado sobre os órgãos reprodutores masculinos, é claro que não haverá muita discussão sobre o pênis ou os testículos, certo? Embora também existam partes importantes do sistema reprodutor, uma das quais são as vesículas seminais.

As vesículas seminais são órgãos reprodutivos internos do corpo, portanto, você não pode observar diretamente sua condição. Então, qual é a função importante desse órgão para a reprodução masculina? Existem doenças e distúrbios dos quais você precisa estar ciente?

O que são vesículas seminais?

As vesículas seminais são um par de glândulas acessórias localizadas atrás da bexiga, acima da próstata. Esta glândula tem uma função importante para o sistema reprodutor masculino, a saber, produzir e armazenar sêmen para manter a qualidade do esperma.

Devido a isso, o órgão reprodutor masculino também é conhecido por outro nome para bolsa de sêmen ou bolsa de sêmen. No entanto, as vesículas seminais não estão envolvidas no armazenamento de células de esperma.espermatozóide), essa função é desempenhada pelo epidídimo.

As vesículas seminais estão localizadas na pelve, ou para ser mais preciso, entre a bexiga e o reto. Este órgão tem a forma de um par de tubos tortuosos ou tortos, cada um com 5 cm de comprimento e cerca de 3-4 cm de diâmetro.

Cada extremidade de cada seção é conectada ao canal deferente - o tubo que transporta os espermatozoides do epidídimo - para formar o ducto ejaculatório que finalmente drena para a porção prostática da uretra.

Durante a ejaculação, a camada de músculo liso deste órgão se contrai e libera sêmen junto com os espermatozoides dos canais deferentes para o ducto ejaculatório.

Identifique a função das vesículas seminais

As vesículas seminais têm uma função importante para o sistema reprodutor masculino. Não só ajuda o processo de formação de esperma e sêmen, mas também ajuda o processo de remoção de sêmen durante a ejaculação.

1. Produção de sêmen

O sêmen é uma das secreções das vesículas seminais, cerca de 70% do líquido seminal vem dessa glândula. A qualidade desse sêmen afeta a qualidade do esperma e a fertilidade masculina durante o processo de fertilização.

O conteúdo de fluido produzido por esta glândula, entre outros:

  • Fluido alcalino, serve para neutralizar a acidez (pH) da uretra masculina e da vagina feminina, para que os espermatozoides possam sobreviver por mais tempo.
  • Frutose, serve como alimento e fonte de energia para os espermatozoides.
  • Prostaglandinas, um hormônio que tem a função de prevenir uma reação imunológica contra os espermatozoides - também conhecido como anticorpos anti-espermatozoides (AAS).

Além das células espermáticas, o sêmen também contém aminoácidos, ácido ascórbico, ferro, cálcio, magnésio, sódio, potássio, vitamina B12, calorias e água produzida por outras glândulas, como a próstata e as glândulas bulbouretrais.

2. Ajuda o processo de ejaculação

As vesículas seminais consistem em três camadas principais, a saber, a camada externa de tecido conjuntivo, a camada intermediária de músculo liso e a camada interna de muco para produzir fluido.

Durante a relação sexual e durante a ejaculação, o sistema nervoso simpático sinaliza ao tecido muscular das vesículas seminais e as faz se contraírem.

Como resultado, o sêmen é empurrado para o ducto ejaculatório e se mistura com os espermatozoides, depois vai para a uretra, onde é finalmente expelido pela ponta do pênis.

Várias doenças e distúrbios das vesículas seminais

Citado de Kenhub, existem dois distúrbios que são comumente encontrados e freqüentemente afetam a condição das vesículas seminais: inflamação (vesiculite) e cistos.

1. Vesiculite

Vesiculite se refere a uma condição inflamatória que ocorre nas vesículas seminais. Esta condição pode ocorrer de forma independente ou acompanhada por inflamação da próstata (prostatite) primeiro.

A vesiculite pode ser causada por vários fatores, como infecção bacteriana, inflamação que se espalha dos testículos ou epidídimo, obstrução do sangue para a área perianal ou calor corporal excessivo.

Existem dois tipos de vesiculite, nomeadamente vesiculite aguda e vesiculite crónica. Ambas as condições podem ser caracterizadas pelos seguintes sintomas.

  • Sêmen misturado com sangue (hematospermia)
  • Dor ao urinar e ejaculação

A condição de vesiculite pode ser tratada com antibióticos prescritos por um médico e evitando temporariamente as relações sexuais.

2. Cisto da vesícula seminal

Os cistos podem ocorrer devido a fatores congênitos ou de feridas e infecções após a cirurgia de próstata. Os sintomas experimentados por pacientes com cistos nesta seção incluem:

  • dor ao urinar,
  • Urina com sangue (hematúria),
  • Dor de estômago e
  • Dor durante a ejaculação.

Os cistos são geralmente benignos e inofensivos. No entanto, um procedimento cirúrgico laparoscópico pode ser realizado para removê-lo, especialmente se o cisto for grande o suficiente.

Além desses dois distúrbios, existem também alguns outros problemas de saúde muito raros, como cálculos das vesículas seminais e câncer. Ambos podem causar sintomas mais ou menos semelhantes, como inflamação e cistos, que são mais comuns em homens.

Se ocorrerem problemas durante a micção ou ejaculação, entre em contato com seu médico imediatamente para tratamento posterior.

Dicas para manter a saúde das vesículas seminais

Assim como acontece com a manutenção da saúde de outros órgãos reprodutivos, há várias dicas que você precisa seguir para evitar doenças e distúrbios das vesículas seminais.

  • Faça sexo seguro usando preservativos e evitando múltiplos parceiros.
  • Manter o peso corporal ideal, geralmente medido pelo índice de massa corporal (IMC) para determinar se o corpo é obeso ou não.
  • Faça uma alimentação saudável e balanceada, escolha alimentos ricos em fibras, como vegetais, frutas e grãos inteiros, bem como fontes de proteína, como peixes. Evite alimentos embalados, alimentos ricos em gordura e ricos em açúcar e sal.
  • Pare de fumar, o conteúdo nocivo da fumaça do cigarro pode desencadear problemas sexuais, como disfunção erétil (impotência).
  • Limite o consumo de álcool, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta o risco de câncer, pressão alta (hipertensão) e várias outras doenças.
  • Gerenciar o estresse, experimentar depressão e transtornos de ansiedade afetam o sistema imunológico ou um sistema imunológico enfraquecido.

Se você tiver problemas com as vesículas seminais e outros órgãos sexuais, consulte imediatamente um médico para obter tratamento imediato e evitar complicações indesejadas.