Experimente verificar o rótulo da composição do seu produto para a pele. Ele contém AHA, BHA ou PHA? Os produtos para a pele com função de esfoliar ou remover células mortas da pele geralmente contêm uma dessas substâncias.
Então, qual é a diferença entre os três e como você combina esses ingredientes para que eles funcionem perfeitamente na pele, especialmente quando usados como um produto para a pele?
Diferença entre AHA, BHA e PHA
Um dos ingredientes ativos mais amplamente usados em produtos para a pele é o ácido. O termo 'ácido' ainda pode ser sinônimo de produtos químicos prejudiciais ou destrutivos. No entanto, na realidade, nem sempre é esse o caso.
Se usado na concentração certa, o ácido pode realmente ser uma panacéia para vários problemas de pele. No mundo cuidados com a pele, os ácidos são divididos em AHA, BHA e outro raramente mencionado é o PHA. Aqui estão as diferenças entre os três.
1. Alfa-hidroxiácido (AHA)
Alfa-hidroxiácido (AHA) ou ácido alfa-hidroxi é um tipo de ácido solúvel em água obtido a partir de plantas e animais de processamento. O conteúdo de AHA em cuidados com a pele pode ser encontrado na forma de:
- Ácido Cítrico (derivado de laranjas),
- ácido glicólico (derivado da cana-de-açúcar),
- hidroxicapróicoAC ID (veio de geléia real),
- ácido hidroxicaprílico (derivado de animais),
- ácido lático (derivado de carboidratos)
- málicoAC ID (derivado de frutas), e
- tartáricoAC ID (derivado de uvas).
O AHA tem muitas funções para a beleza e a saúde da pele, desde tratar a acne, remover cicatrizes de acne, remover células mortas da pele, até iluminar o tom irregular da pele.
Este composto natural também é comprovado por ser eficaz na redução dos poros, restaurando a elasticidade e flexibilidade da pele, para neutralizar os efeitos do envelhecimento prematuro, como rugas e linhas finas.
Os AHAs e todos os seus derivados são compostos comprovadamente seguros para a pele. No entanto, devido à sua natureza irritante, é recomendável usar produtos para a pele que contenham concentrações de AHA inferiores a 10 por cento.
Dos sete tipos de AHAs comumente usados, ácido glicólico e ácido lático é o mais popular porque raramente é irritante. É por isso que existem tantos produtos cuidados com a pele no mercado contêm ambos os ingredientes.
2. Beta-hidroxiácido (BHA)
Beta-hidroxiácido (BHA) ou beta-hidroxiácido é um ácido solúvel em gordura geralmente obtido de casca de salgueiro, canela ou folhas de gaultéria. O ácido salicílico, como única fonte de BHA, é frequentemente comercializado como um remédio para acne.
A diferença entre o AHA e o BHA é que o BHA contém hidratantes. Portanto, os produtos de cuidado facial que contêm BHA são mais recomendados para tratar problemas de pele oleosa porque estão ressecando.
No entanto, além de secar a acne, o ácido salicílico também funciona para limpar a pele morta e reduzir a produção de óleo natural (sebo), reduzindo assim a formação de cravos (cravos).cravo) e espinhas (espinhas).
O BHA também é recomendado para pessoas com rosácea, pois pode reduzir a vermelhidão facial e tornar o rosto mais liso. No entanto, nem todas as peles com rosácea reagem bem aos produtos esfoliantes.
Se você deseja tratar a acne, procure produtos para a pele que contenham uma concentração de BHA de cerca de 0,5-5 por cento. Certifique-se de não exceder essa faixa, pois quanto maior a concentração de BHA, maior o risco de irritação da pele.
3. Ácido polihidroxi (PHA)
Ácido polihidroxi (PHA) é um composto derivado do AHA que tem como função esfoliar as células mortas da pele e uniformizar o tom da pele. Ao contrário dos AHAs e BHAs, os PHAs têm menos probabilidade de irritar a pele ou torná-la sensível à luz solar.
O PHA ajuda no processo de esfoliação da camada mais externa da pele sem deixar a pele seca. Graças a essas propriedades, o PHA é adequado para peles sensíveis a AHAs e BHAs. O PHA também pode fornecer a ingestão de antioxidantes para aumentar o colágeno na pele facial, reduzindo assim o processo de envelhecimento.
Alguns dos tipos de PHAs que você pode encontrar são gluconolactona, galactose, e ácidos lactobiônicos. Entre os três, gluconolactona é o tipo mais comum de PHA encontrado em produtos para a pele.
Dicas para usar AHA, BHA e PHA
AHA, BHA e PHA, na verdade, têm funções semelhantes. Todos os três podem apoiar mutuamente as funções uns dos outros. No entanto, considerando que ambos funcionam como esfoliantes, você precisa prestar atenção a algumas coisas antes de usar os três.
Aqui estão as coisas que você precisa prestar atenção ao usar AHAs, BHAs e PHAs.
1. Conheça outros nomes para ingredientes ativos
Os AHAs e BHAs são frequentemente listados nos rótulos das embalagens usando outros nomes. Outra forma de AHA é geralmente ácido glicólico, ácido láctico, ácido málico, ácido mandélico, até Ácido Cítrico. Enquanto outras formas de BHA são ácido salicílico.
2. Conheça a função
O AHA é mais adequado para quem tem problemas de pele relacionados ao envelhecimento, como manchas escuras e rugas, enquanto o BHA é mais recomendado para quem tem pele sensível e tem tendência a acne.
3. Preste atenção ao uso do produto ao mesmo tempo
Algumas pessoas argumentam que tomar um BHA e um AHA juntos pode dar melhores resultados, mas nem sempre é necessário. Mesmo se você quiser usar os dois ao mesmo tempo, deverá fazê-lo em momentos diferentes.
Por exemplo, use um AHA durante o dia e um BHA à noite. A cada poucos dias, substitua-o por PHA. Se você tem mais de um problema de pele e deseja usar vários produtos, comece com a concentração mais baixa.
4. Considere o uso de outros produtos
Tanto o AHA quanto o BHA funcionarão de maneira mais eficaz se seu rosto estiver limpo, depois de lavá-lo e usar produtos de toner. Espere cerca de 3-5 minutos ou até que a pele esteja completamente seca para maximizar a esfoliação.
Depois disso, outros produtos cosméticos, como hidratantes, soros, cremes para os olhos, protetor solar, ou Fundação pode ser usado. Se você deseja usar produtos de prescrição tópicos, como Renova, retinóides e assim por diante, use o BHA ou AHA primeiro.
Não use PHA junto com vitamina C e retinol. O PHA e a vitamina C podem cancelar as funções um do outro, enquanto uma mistura de PHA e retinol pode causar irritação.
AHA, BHA e PHA são esfoliantes químicos para a pele. Esses ingredientes atuam esfoliando as células mortas da pele para que a pele pareça mais brilhante. Sempre use todos os três conforme recomendado para obter os melhores resultados.