O tipo de sangue de cada pessoa é diferente, existem A, B, AB ou O. Cada tipo de sangue também pode explicar o estado de saúde, a personalidade e o risco de doenças da pessoa. Desta vez, o tipo sanguíneo A será discutido detalhadamente com base em suas origens e fatos únicos. Confira a explicação completa abaixo.
Como uma pessoa pode ter sangue do tipo A?
Qualquer tipo de sangue é determinado pela presença de antígenos, ou seja, substâncias que podem desencadear uma resposta imune na presença de uma substância estranha. Um antígeno é um tipo de proteína encontrada nas células vermelhas do sangue.
O sistema de determinação é conhecido como sistema ABO que está no agrupamento de grupos sanguíneos. Em suma, o sangue humano é classificado de acordo com a presença ou ausência dos antígenos A e B.
Diz-se que você tem sangue do tipo A quando seu corpo tem antígeno A nos glóbulos vermelhos com anticorpos B (abreviados como anti-B) no plasma sanguíneo.
Ao contrário das pessoas com tipo sanguíneo AB, que são chamadas de receptores universais, as pessoas com tipo sanguíneo A só podem aceitar doações de sangue de pessoas com o mesmo tipo. Caso contrário, haverá uma reação de rejeição do corpo que pode ser fatal.
Assim como a cor dos olhos, o tipo de sangue é transmitido geneticamente pelos pais. Você pode descobrir seu tipo de sangue por meio de um teste simples.
O tipo sanguíneo A pode ser ainda mais diferenciado com base no rhesus (Rh), que é um antígeno que às vezes é possuído pelos glóbulos vermelhos. Nesse caso, seu tipo de sangue seria A +, caso contrário, seria A-.
O tipo de sangue A + é o segundo tipo de sangue mais comum, depois do tipo de sangue O. Cerca de 34 em cada 100 pessoas têm esse tipo de sangue. Enquanto isso, o tipo sanguíneo A- é um tipo raro, igual aos tipos sanguíneos B + e B-.
Fatos interessantes sobre o tipo sanguíneo A
Cada tipo de sangue tem características únicas e fazem a diferença entre você e os outros. Aqui estão fatos únicos sobre o tipo de sangue A que você precisa saber:
1. O tipo de sangue A só pode se tornar e aceitar doadores de certos tipos de sangue
Conforme explicado acima, o sangue do tipo A só pode aceitar e se tornar doador de certos tipos de sangue. Citado pela Cruz Vermelha americana, existem maneiras específicas em que os tipos de sangue devem ser combinados para transfusões e doadores seguros. As transfusões de sangue podem significar entre a vida e a morte.
O tipo de sangue A- pode doar sangue para todos os tipos A e AB. Enquanto isso, esse tipo de sangue pode aceitar doadores tanto do tipo A quanto do tipo O. Enquanto isso, o tipo sanguíneo A + pode doar para os tipos A + e AB + e aceitar doadores de todos os tipos A e O.
Porém, no processo de transfusão sanguínea, a prioridade será dada àqueles do mesmo grupo sanguíneo. Uma pessoa com sangue tipo A pode aceitar um doador de uma pessoa com sangue tipo O apenas em uma emergência e não há outra escolha.
2. Dieta para sangue tipo A
Um livro intitulado Coma bem para o seu tipo O médico naturopata, Peter D'Adamo, cita várias sugestões de uma boa alimentação para cada tipo de sangue. Suas declarações no livro foram citadas na Harvard Health Publishing.
Segundo ele, as pessoas com sangue tipo A são incentivadas a comer muitas frutas, verduras, tofu, pastéis e grãos inteiros. Pessoas com esse tipo de sangue também são aconselhadas a evitar carne bovina.
Enquanto isso, para reduzir o peso, a dieta do tipo sanguíneo que precisa ser feita para quem tem sangue A inclui comer frutos do mar, vegetais, abacaxi, azeite de oliva e leite de soja, e evitar laticínios, farinha, milho e nozes.
A dieta certa para você com base no seu tipo sanguíneo
3. Mais risco de ataque cardíaco e doença cardíaca
Seu tipo de sangue pode aumentar o risco de certas doenças, incluindo ataque cardíaco e doenças cardíacas.
Isso se deve ao gene ABO, um gene presente em pessoas com tipos sanguíneos A, B ou AB. Se você é do tipo A e vive em uma área com altos níveis de poluição, pode ter um risco maior de ataque cardíaco do que aqueles sem o gene.
4. Mais risco de função cerebral prejudicada e perda de memória
Citado em Penn Medicine, o gene ABO está conectado à função cerebral. Como em pessoas com tipos sanguíneos B e AB, o tipo sanguíneo A tem maior potencial para apresentar problemas de função cerebral e memória. Essa condição pode causar demência.
Uma possível causa dessa perda de memória é o fato de que o tipo de sangue pode causar coisas, como hipertensão, colesterol e diabetes. Essa condição, em última análise, coloca a pessoa em risco de deficiência cognitiva e demência.
5. Mais risco de câncer
O tipo de sangue A apresenta maior risco de câncer de estômago do que outros tipos de sangue. Além disso, o gene ABO que eles possuem com o sangue do tipo A também tem um papel importante no surgimento de outros cânceres, incluindo pulmão, mama, colorretal, próstata, fígado e cervical.
6. Mais risco de sofrer estresse
Se você tem sangue do tipo A, pode ter mais dificuldade em lidar com o estresse. Pessoas com sangue do tipo A tendem a ter níveis elevados de cortisol (hormônio do estresse) no corpo.
Saber seu tipo sanguíneo é uma maneira de entender e gerenciar melhor sua saúde. Mesmo que seu tipo sanguíneo seja genético, você ainda pode fazer escolhas mais saudáveis para uma vida com qualidade.