É normal sentir medo, seja pelo medo de perder alguém que você ama ou apenas de assistir a um filme de terror. O medo faz parte do instinto humano natural de sobrevivência, mas muito pode ter consequências negativas. No entanto, existem várias maneiras de se livrar do medo excessivo. Confira a revisão completa abaixo.
Como pode surgir o medo?
O medo pode ocorrer em dois estágios, ou seja, uma reação bioquímica e uma resposta emocional. Quando sentimos medo, o corpo libera automaticamente o hormônio do estresse adrenalina em grandes quantidades. Esta é uma reação bioquímica, que causa várias reações físicas, como suor abundante e coração disparado.
Essas reações bioquímicas ocorrem em todas as situações que desencadeiam o medo. Variando de coisas reais, como medo ou ansiedade em relação a uma grande cirurgia, até aquelas desencadeadas por condições emocionais, como medo de falar em público ou medo do palco. Eventualmente, esse medo irá desencadear uma resposta emocional, como ansiedade ou desejo de evitá-la.
Por outro lado, o medo desencadeado por estados emocionais tende a ser mais subjetivo e nem sempre realista. Por exemplo, medo de se socializar com pessoas, como demonstrado em pessoas que têm fobia social.
Isso pode ser causado por ansiedade excessiva em relação a uma determinada coisa ou condição, de modo que há um desejo de evitar a todo custo. Esse estado emocional também pode desencadear as mesmas reações bioquímicas no corpo, bem como causar transtornos de ansiedade que podem durar muito tempo.
Portanto, quando o medo que você sente é excessivo, é melhor encontrar a maneira certa de eliminá-lo ou superá-lo.
Como superar o medo excessivo?
Aqui estão algumas maneiras que podem ser feitas para superar o medo e a ansiedade excessivos que isso causa na vida cotidiana:
1. Enfrente seu medo
Na verdade, uma das maneiras mais simples de se livrar do medo é enfrentá-lo. Isso pode parecer muito difícil de fazer, mas não significa que você não possa fazer isso, certo?
Evitar constantemente as coisas que o deixam com medo, na verdade atrapalhará o que você deve ou deseja fazer. Pode ser que, antes de começar a tentar fazer algo, você já tenha recuado porque foi perseguido pelo medo.
Portanto, a maneira mais eficaz de se livrar do medo é enfrentá-lo. Pode ser difícil no início, mas com o tempo, você vai se acostumando até que o medo vá embora por conta própria.
2. Acalme-se
Quando você sente medo, pode experimentar vários sintomas físicos que causam desconforto. Na verdade, esses sintomas pioram a atmosfera e as condições. Portanto, para ser capaz de vencer o medo, você deve estar em um estado relaxado e livre de estresse.
A maneira de se livrar do medo é primeiro se acalmar física e mentalmente. Isso pode ser feito respirando fundo, bebendo água ou tentando se distrair do medo dando uma curta caminhada enquanto ouve uma música animada.
3. Identifique seus gatilhos para ansiedade e medo
De acordo com a Fundação de Saúde Mental, uma maneira de superar ou eliminar o medo excessivo é identificar primeiro o gatilho. Se possível, tente manter um diário sempre que sentir medo de exagerar.
Com essas anotações no diário, você será capaz de entender o que realmente está acontecendo e quando o medo surge. Você também pode anotar metas simples para ajudar a lidar com esses medos se eles surgirem novamente no futuro.
Essa pode ser uma forma eficaz de superar ou eliminar o medo e vale a pena tentar.
4. Pense mais positivamente
Quando você tem medo excessivo, ele tende a torná-lo mais pessimista ao se deparar com várias coisas. Existem pensamentos negativos que o perseguem, mesmo antes de você se dar a chance de experimentá-lo.
Pensamentos negativos em excesso também podem impedir o seu desenvolvimento, porque a partir desses pensamentos se forma o medo. Portanto, comece a preencher sua mente com coisas positivas.
Acreditar que tudo ficará bem e transformar sua ansiedade em algo positivo quando você estiver passando por algo de que tem medo são maneiras de tentar se livrar do medo. Isso pode torná-lo mais imune ao estresse que vem com o medo.
5. Imagine o pior que poderia acontecer
Tente pensar no pior que poderia acontecer. Por exemplo, o pior que poderia acontecer se você fizesse aquilo de que tem medo, por exemplo, ter um ataque de pânico ou um ataque cardíaco.
Em seguida, posicione-se para um ataque cardíaco. Se isso parece altamente improvável, provavelmente está apenas surgindo em sua mente. Além disso, ao prever o pior que pode acontecer, você estará mais bem preparado para lidar com a causa de seu medo.
6. Aceite a realidade
Aceitar a verdade fará com que seja muito mais fácil se sentir calmo e mais preparado para enfrentar seus medos.
É por isso que é importante lembrar que coisas ruins acontecem naturalmente e que você não pode controlar tudo neste mundo.
7. Evite descarregar no álcool, drogas ou cigarros
Procure sempre minimizar o uso de cigarro, álcool e drogas ilegais, caso sinta necessidade de se distanciar da ansiedade.
Em vez disso, tente maneiras mais saudáveis, como descansar o suficiente e uma noite de sono para reduzir o estresse ao tentar se livrar de seus medos.