Ao se preparar para a gravidez, é claro, você precisa saber a época da ovulação. Isso é feito para aumentar a chance de gravidez. Além disso, a vida útil do óvulo de uma mulher dura apenas 24 horas. Qual é o processo e sinais de ovulação? Confira a explicação completa neste artigo.
O que é ovulação?
Lançada pela American Pregnancy Association, a ovulação é o processo em que os ovários ou ovários liberam um óvulo maduro e, em seguida, entram na trompa de Falópio.
Nesse momento, o ovo está pronto para a fertilização. Todo mês haverá um óvulo maduro em um dos ovários de uma mulher.
Quando está maduro, o ovário (ovário) libera o óvulo e então entra na trompa de Falópio e espera pelo esperma.
Se a fertilização não ocorrer, o óvulo e o revestimento do útero serão derramados e sairão como sangue, o que é conhecido como menstruação.
Diferença entre ovulação e período fértil
Na verdade, o período fértil da mulher está intimamente relacionado à ovulação. No entanto, a diferença é que o período fértil ocorre 5 a 7 dias antes do início da ovulação.
Por exemplo, se o seu ciclo menstrual é de 28 dias, o período fértil geralmente ocorre nos dias 10 a 14. Enquanto o tempo para liberar um óvulo é em torno do dia 14 ou 15.
Quando é a hora da ovulação?
A ovulação geralmente ocorre no meio do ciclo menstrual. Em um ciclo menstrual regular de cerca de 28 dias, a liberação de um óvulo geralmente ocorre cerca de 14 dias antes do próximo período menstrual.
Você precisa se lembrar que o cálculo do ciclo mensal de uma mulher vai do primeiro dia da menstruação ao primeiro dia do próximo.
Durante o período fértil até a liberação do óvulo é um momento importante para que a fertilização ocorra e se torne uma maneira rápida de engravidar após a menstruação.
Além disso, na época da ovulação, o período de tempo para a fertilização do óvulo é de cerca de 12-24 horas. As chances de gravidez são maiores quando o esperma já está nas trompas de falópio.
Sinais de ovulação
O período de ovulação das mulheres pode mudar de acordo com as condições corporais. Inclusive quando você tem um ciclo menstrual irregular.
Portanto, esse período de liberação do óvulo pode ser irregular e diferente para cada pessoa.
Da mesma forma com os sintomas ou sinais de ovulação, existe a possibilidade de você ter ou não sentir. Aqui estão os sinais que você pode procurar, como:
1. Mudanças no muco cervical
Nunca é demais prestar atenção ao fluido que sai da vagina durante o ciclo menstrual.
Isso ocorre porque um dos sinais de ovulação pode ser o aumento do muco cervical e sua consistência é como ovos brancos crus.
Este fluido do colo do útero pode facilitar a entrada dos espermatozoides nos órgãos reprodutivos femininos.
2. Mudanças na temperatura corporal
A temperatura corporal mudará de acordo com os níveis de atividade diária, ingestão de certos alimentos, alterações hormonais e hábitos de sono.
Outro sinal de ovulação é que sua temperatura pode subir ligeiramente cerca de meio grau Celsius.
Citando de Gravidez, Nascimento e Bebê, o período mais fértil é provavelmente de 2 a 3 dias antes de a temperatura subir.
3. Outros sintomas
Além disso, é possível que as mulheres sintam outros sinais ou sintomas ao se aproximarem da ovulação, como cólicas abdominais leves, sensibilidade mamária e desejo sexual aumentado.
No entanto, os sintomas acima também não são sua principal referência para prever o período fértil e a liberação dos ovos.
Você também pode usar calculadoras de fertilidade e kits de previsão de ovulação, que funcionam de maneira semelhante aos testes de gravidez.
Processo de ovulação
A época de fertilidade ou liberação de óvulos é um processo natural que ocorrerá em toda mulher saudável, sem nenhum problema de saúde reprodutiva.
Esse processo é regulado por uma parte do cérebro chamada hipotálamo. Existem vários estágios no processo de liberação do ovo, a saber:
1. Periovulaatori (estágio folicular)
A fase folicular é quando ocorre o primeiro dia do último período menstrual e continua até a fase de liberação do óvulo.
O estágio folicular funciona quando o muco cobre o revestimento do óvulo e está pronto para se mover para o útero.
Nesse momento, o útero está pronto para receber um óvulo, então as paredes uterinas ficam mais espessas.
2. Ovulação
O corpo possui uma enzima especial responsável por formar um orifício na fase de ovulação durante o período fértil. Isso facilita a passagem do óvulo pela trompa de Falópio, a trompa que conecta os ovários ao útero.
Em seguida, o óvulo maduro entrará no canal e passará por ele até chegar ao útero. Nesse estágio, geralmente ocorre a fertilização.
A fertilização ocorre na trompa de Falópio e dura cerca de 24 a 48 horas. A liberação do óvulo geralmente ocorre 14 dias antes do início do próximo ciclo menstrual.
Conforme a ovulação se aproxima, a produção de muco cervical aumenta. Este muco cervical também desempenha um papel em ajudar os espermatozóides a nadar em direção ao sistema reprodutor feminino.
3. Postovulatório (estágio lúteo)
Se a fertilização for bem-sucedida, o óvulo será implantado diretamente pelo corpo nas paredes do útero com a ajuda do hormônio luteizinizante (LH).
A fase lútea tem um cronograma preciso e geralmente dura de 12 a 16 dias a partir do momento em que o óvulo é liberado.
No entanto, se a fertilização não ocorrer, o óvulo e a parede uterina espessada se desprenderão. É quando ocorrerá a menstruação.
Distúrbios da ovulação
Talvez para algumas mulheres não seja possível evitar essa condição. Os distúrbios da ovulação são condições em que você ovula com pouca frequência ou não ovula (anovulação).
A causa deste distúrbio da ovulação pode ser problemas de regulação hormonal a problemas na área dos ovários.
Você e seu parceiro devem consultar um médico porque essa interrupção da liberação do óvulo também pode causar infertilidade.