Esfoliação facial, definição e maneiras seguras de fazer isso

As células mortas da pele que não são limpas regularmente se acumulam e tornam a pele opaca. Para isso, é necessário fazer tratamentos que ajudem a remover as células mortas da pele, nomeadamente através da esfoliação da pele do rosto.

Então, qual a importância da esfoliação da pele e como fazê-lo? Confira a revisão aqui.

A importância de esfoliar a pele do rosto

A esfoliação é uma forma de remover ou remover células mortas da pele que estão na camada mais externa da pele. Esse tratamento pode ser feito em casa ou em um consultório de estética.

A esfoliação da pele é feita para ajudar a melhorar a cor e textura da pele de forma que fará com que a pele se regenere alias estimulando o crescimento de novas células.

Este tratamento também pode otimizar o trabalho dos ingredientes ativos no produto cuidados com a pele que você usa todos os dias porque é bem absorvido pelas camadas da pele.

Além disso, esfoliar a pele também pode iluminar a pele porque, quando a pilha de células mortas da pele for removida, o fluxo sanguíneo para a pele do rosto será mais suave e a pele parecerá mais saudável.

Todos com todos os tipos de pele precisam esfoliar. Mesmo a partir da idade dos adolescentes também estão autorizados a fazer este tratamento. No entanto, é claro que deve ser ajustado às condições, necessidades e tipos de pele de cada um.

Escolha o tipo de esfoliação que mais se adapta à sua pele. Não deixe a pele esfoliar excessivamente pois pode causar outros problemas de pele, como vermelhidão, irritação ou até mesmo acne.

Existem duas maneiras de esfoliar a pele:

A esfoliação da pele facial pode ser feita de duas formas, nomeadamente mecânica e quimicamente. Ambos são igualmente seguros se usados ​​de acordo com as necessidades e tipos de pele de cada um.

A esfoliação mecânica é uma ação geralmente realizada com esfoliante, fibra de microfibra, escova macia, cristais de açúcar ou sal e esponja. A esfoliação mecânica também pode ser feita por médicos com dermalplanagem ou microdermoabrasão.

Enquanto a esfoliação química depende de ingredientes ácidos, como alfa hidroxiácido (AHA), beta hidroxiácido (BHA), ácido láctico, ácido cítrico e outros. Esfoliantes químicos podem causar peeling leve a moderado, dependendo da concentração da substância utilizada.

Além disso, esse método também é capaz de acelerar o ciclo de renovação das células da pele e desbloquear os poros. A esfoliação química também pode ser feita em casa, é claro, usando produtos químicos com concentrações seguras e suaves.

No entanto, se você hesita em fazê-lo em casa, pode esfoliar a pele dessa forma em uma clínica de beleza.

Quando você deve esfoliar o rosto?

Geralmente, esfoliar o rosto em casa não deve ser muito frequente, apenas uma vez a cada duas semanas. Isso é considerado o suficiente para ser capaz de manter e cuidar para que a pele permaneça brilhante.

No entanto, para quem tem pele oleosa, é aconselhável esfoliar a pele com mais frequência. Por outro lado, se você tem pele sensível, não esfolie com muita frequência, faça pelo menos uma vez por semana.

A esfoliação mecânica, seja com esfoliante ou com escova macia, é suficiente para fazer 2 vezes por semana. Já a esfoliação química com baixíssima concentração pode ser feita todos os dias, dependendo do seu tipo de pele.

Se você quiser experimentar a esfoliação facial no médico com um procedimento de microdermoabrasão, geralmente é recomendado fazê-lo a cada 3-4 semanas.

Mais importante ainda, não se esqueça de fazer uma programação regular para a esfoliação da pele, seja em uma clínica de estética ou você mesmo faça em casa.

Como fazer uma esfoliação facial segura e correta?

A primeira e mais importante coisa antes de esfoliar é saber primeiro o seu tipo de pele. O motivo é que diferentes tipos de pele também possuem diferentes formas de esfoliação.

Tenha cuidado com aqueles de vocês que têm pele sensível, você não deve usar esfoliação mecânica muito forte ou áspera porque pode causar irritação.

Enquanto isso, para aqueles de vocês que têm pele normal, use um exfoliante químico ou esfoliante regularmente, duas vezes por semana.

Para pele oleosa, não exfoliar demais porque vai fazer mais produção de petróleo. Enquanto isso, se você tem pele seca, escolha um ingrediente esfoliante suave e não se esqueça de sempre aplicar um hidratante depois.