Por muito tempo, as mulheres foram descritas pela mídia ou pela literatura como alguém que gosta de suspirar durante o sexo. Por exemplo, em filmes, romances e até pornografia. Portanto, o suspiro de uma mulher está intimamente associado à satisfação sexual. No entanto, é verdade que as mulheres têm mais probabilidade de suspirar na cama do que os homens? O que significa o suspiro da mulher? Esta é a resposta dos especialistas.
Quem suspira com mais frequência durante o sexo?
De acordo com uma pesquisa no Reino Unido, 94 por cento dos milhares de mulheres que participaram da pesquisa admitiram suspirar com mais frequência e mais alto do que seus parceiros masculinos durante o sexo. Até 70 por cento dos homens que participaram da pesquisa também afirmaram que suas parceiras suspiravam durante o sexo.
Outro estudo publicado na revista Archives of Sexual Behavior mostrou resultados semelhantes, ou seja, as mulheres são mais propensas a suspirar durante a relação sexual quando comparadas aos homens. No entanto, isso não significa que os homens não produzam nenhum som durante o sexo. Alguns homens também emitem sons rosnando quando estão excitados.
Por que as mulheres costumam suspirar na cama?
O som de um suspiro ao fazer sexo não é produzido apenas por humanos. Reportagem da Psychology Hoje, suspiros ou gritos durante o sexo também podem ser encontrados em vários tipos de primatas além dos humanos, como macacos e babuínos. Os especialistas acreditam que esse fenômeno ocorre porque em humanos pré-históricos e outros primatas, o som de suspiros ou gritos pode ser um "convite" ou uma chamada para fazer sexo.
Em macacos, por exemplo, a fêmea produz certos sons durante o sexo como uma forma de afirmação de que está entrando na estação de acasalamento. Assim, o macaco macho sabe que a macaca está pronta para se reproduzir e quer fazer sexo com ela. Quanto mais macacos machos ouvirem a voz feminina, mais macacos farão sexo com ela. Dessa forma, as chances de engravidar são ainda maiores.
Assim é o caso dos humanos pré-históricos. Instintivamente, o sexo naquela época era mais enfatizado na função reprodutiva. É por isso que nos tempos pré-históricos não havia sistema de casamento com apenas uma pessoa para o resto de sua vida. Quanto mais homens ela faz sexo, maior a probabilidade de ter filhos.
Compreendendo o significado do suspiro de uma mulher
Nesta era moderna, é claro que o suspiro das mulheres tem um significado diferente. Suspirar não é mais um sinal de que a mulher está pronta para se reproduzir. Segundo a pesquisa, 66 por cento das mulheres admitem suspirar para que o parceiro fique mais excitado e finalmente alcance o orgasmo. Mesmo cerca de 87 por cento admitem suspirar apenas para agradar o parceiro.
Isso ocorre porque os homens costumam associar o suspiro da mulher como evidência de que ele conseguiu satisfazer sua parceira. Ele se sentirá mais confiante, como se fosse muito bom na cama. Na verdade, o suspiro só pode ser expresso por mulheres para aumentar a sensação.
No entanto, muitas mulheres também suspiram para expressar prazer ou liberar o fôlego. Mas isso não significa que suspirar significa que uma mulher está tendo um orgasmo. De acordo com a especialista em saúde sexual da Universidade de Indiana, Kristen Mark, o significado do suspiro de uma mulher ainda precisa ser mais estudado porque as pesquisas atuais ainda são limitadas.