Conheça a função dos ossos dos pés e seus problemas de saúde •

Você pode caminhar, pular ou correr confortavelmente se seus pés estiverem bem de saúde. Bem, pés saudáveis ​​certamente estão livres de problemas nos ossos, músculos e nervos dos pés. Venha, descubra mais sobre a função dos ossos, músculos e tendões dos dedos dos pés, bem como seus problemas de saúde!

A função dos ossos dos pés

Fonte: Medical News Today

Seu pé é composto de 26 ossos que são conectados por articulações, músculos, tendões e ligamentos. Bem, os ossos dos dedos dos pés são divididos em 3 partes, a saber:

1. Tarsal

Os ossos do tarso estão na parte superior do tornozelo (veja a foto). A forma desse osso é irregular e é dividida em três fileiras: proximal, intermediária e distal.

Proximalmente, estão os ossos do tálus e do calcâneo, que formam o esqueleto do tornozelo e do calcanhar. O tálus é o maior osso circundado por muitas articulações, como a articulação subtalar, a articulação talonavicular e a articulação do tornozelo. A principal função desse osso do dedo do pé é transmitir pressão e peso corporal ao calcanhar.

Enquanto o osso calcâneo está na parte inferior do tálus e é completo com 2 articulações, ou seja, a articulação subtalar e a articulação calcaneocubóide. Esse osso pode sustentar o corpo quando o calcanhar toca o solo, que é quando você anda.

No meio do osso tarsal, existe um osso em forma de barco chamado osso navicular. Enquanto isso, distalmente, há um osso cubóide em forma de cubo e um osso cuneiforme em forma de cunha.

A função deste osso do dedo do pé em forma de cunha é formar o arco transverso do pé e fornecer fixação para vários músculos, como o músculo tibial anterior e o flexor curto do hálux.

2. Metatarso

Os metatarsais são ossos longos que conectam o tornozelo aos dedos dos pés. Existem várias articulações ligadas aos ossos metatarsais, nomeadamente a articulação tarsometatarsal, a articulação intermetatarsal e a articulação metatarsofalangiana.

A função dos ossos metatarsais dos dedos dos pés é ajudar a equilibrar o corpo, para que você não caia ao ficar em pé e caminhar.

3. Ossos do dedo do pé (falanges)

Os ossos do segundo ao quinto dedo do pé têm três partes: proximal, média e distal. Apenas o osso do polegar consiste em duas partes, sem uma parte do meio.

Além dos ossos, os dedos dos pés são equipados com uma variedade de músculos, como o músculo tibial fibular para controlar o movimento na parte externa do tornozelo e os músculos extensores para ajudar a levantar o dedo do pé e dar passos.

Problemas de saúde na função dos ossos dos pés

Assim como suas mãos, seus pés fazem muitas coisas, desde ajudá-lo a ficar em pé até correr. Essa tarefa bastante complexa coloca os pés em risco de sofrer distúrbios, tanto nos ossos quanto nos músculos inseridos.

A seguir estão alguns problemas de saúde que atacam os ossos, articulações e músculos dos dedos dos pés, como:

1. Espora do calcanhar

As esporas do calcanhar, também conhecidas como esporas do calcanhar, são uma condição em que um novo osso cresce no osso do calcanhar. Na parte inferior do calcanhar está o tecido conjuntivo. Essa rede serve para unir o arco e reduzir o estresse / pressão durante suas atividades.

Quando você usa sapatos mal ajustados, está acima do peso ou corre excessivamente, o estresse é ainda maior. Essa condição faz com que o corpo construa ossos extras em resposta ao estresse excessivo.

O esporão do calcanhar geralmente afeta pessoas com fascite plantar, que é um distúrbio do tecido espesso que corre entre o calcanhar e os dedos dos pés. Pessoas com essa condição podem sentir dor e desconforto no calcanhar.

O tratamento do esporão do calcanhar varia muito, dependendo da gravidade. Seu médico pode prescrever analgésicos, como ibuprofeno, sugerir sapatos especiais, injeções de corticosteroides ou cirurgia.

2. Ossos quebrados

A função óssea dos dedos dos pés também pode ser prejudicada devido a fraturas. Na verdade, essa condição ocorre não apenas nos dedos dos pés, mas também nos ossos do tarso e metatarso.

Essa condição pode realmente curar por si mesma, mas você ainda precisa se submeter a um tratamento de suporte de um médico. Você pode aliviar a dor que aparece tomando analgésicos. Você também precisará limitar seus movimentos para acelerar o processo de recuperação.

3. Joanetes

A protrusão de osso ou tecido ao redor da articulação é chamada de joanete. Essa condição pode ocorrer na base do dedão do pé como resultado de uma pressão excessiva de longo prazo nas articulações dos pés.

A causa exata da função das articulações e ossos dos dedos dos pés ainda não está clara. No entanto, vários fatores que desempenham um papel importante na formação dos joanetes são certas formas genéticas do pé, lesão ou estresse no pé e deformidades que estão presentes no nascimento.

Para superar a dor, o médico receitará o medicamento ibuprofeno. Seu médico também pode pedir que você coloque uma almofada de pé na área do problema, use sapatos confortáveis ​​ou faça uma cirurgia de joanete se a condição for grave o suficiente.

4. Martelo de pé

Usar sapatos que não cabem com muita frequência pode causar problemas nos dedos dos pés e nas articulações, um dos quais são os dedos em martelo.

O dedo em martelo é uma condição na qual o dedo do pé se dobra, fazendo com que a articulação do meio do dedo afetado se projete. Normalmente, essa condição do dedo do pé em forma de martelo costuma ocorrer ao mesmo tempo que o olho do peixe, o que causa dor e desconforto.

O tratamento para os pés em martelo geralmente inclui a colocação de almofadas nas áreas salientes dos ossos dos dedos, o uso de sapatos especiais e a cirurgia para corrigir a condição das articulações e ossos problemáticos.