O abacate tem muitos benefícios. Começando pela manutenção da saúde do coração, regulando o açúcar no sangue, até a prevenção de defeitos de nascença no feto. O abacate também é uma das melhores frutas para comer durante a dieta, pois é rico em fibras e rico em gorduras boas, o que pode ajudá-lo a se sentir saciado por mais tempo. Mas não fique tentado pela miríade desses benefícios, você vai comer demais. Qualquer coisa em excesso não faz bem ao corpo, assim como os abacates.
O consumo excessivo de abacate acaba evitando uma variedade de efeitos colaterais adversos, você sabe!
Os efeitos de comer muito abacate para a saúde
1. Aumente o peso
Embora os abacates se enquadrem na categoria de frutas, os abacates são, na verdade, densos em gordura e calorias. A boa notícia é que a gordura do abacate é classificada como gordura insaturada, que é saudável para o corpo. No entanto, as gorduras saudáveis ainda podem fazer com que você ganhe peso se consumidas em excesso.
Um abacate médio pesa 30 gramas em média, então o total de calorias consumidas é de cerca de 322 calorias. É por isso que comer muitos abacates pode aumentar seu peso.
2. Deficiência nutricional
Na verdade, não importa se você come vegetais e frutas todos os dias. Os abacates são realmente nutritivos e saciam, mas os nutrientes neles contidos não são suficientes para atender à ingestão nutricional diária. Comer a mesma comida quase todos os dias pode fazer com que o corpo experimente certas deficiências nutricionais.
Os abacates são pobres em proteínas e cálcio. A falta de proteína enfraquece o tecido e a massa muscular. A ingestão inadequada de cálcio pode aumentar o risco de desenvolver doenças ósseas, como osteoporose. Abacates também não contêm ferro suficiente, então você está mais sujeito a experimentar 3L (cansado, fraco, letárgico) devido à anemia.
Por isso é muito importante planejar uma alimentação balanceada e variada para que o corpo esteja sempre saudável.
3. Alergias
Embora seja raro, algumas pessoas podem desenvolver uma alergia ao abacate com o tempo se o consumirem em excesso. De acordo com um artigo de revisão publicado em junho de 2011 na revista Allergy, Asthma, and Clinical Immunology, A alergia ao abacate pode causar espirros, tosse, inchaço e congestão nasal. Se você sentir esses sintomas depois de comer abacates, tente eliminá-los de sua dieta diária e veja se esses sintomas ainda aparecem ou não.
4. Reduzir a produção de leite em mulheres grávidas e lactantes
Não há nada de errado em comer abacate durante a gravidez. Além de reduzir o risco de defeitos congênitos em bebês, o abacate também é útil para aliviar cãibras nas pernas devido à deficiência de potássio.
No entanto, comer abacates em excesso pode danificar as glândulas mamárias, reduzindo assim a produção de leite. Além disso, a ingestão excessiva de abacate durante a amamentação pode prejudicar o sistema digestivo da criança.
5. Coração partido
Um dos efeitos colaterais graves de consumir muito abacate é que prejudica a saúde do fígado. Existem vários tipos de óleo de abacate que podem prejudicar o fígado. Evite usar abacates mexicanos que contenham estragol e anetol. Acredita-se que ambos os elementos tenham reações cancerígenas.
6. Reduzir a ação da droga
O consumo excessivo de abacate pode reduzir o trabalho dos antiinflamatórios. O consumo excessivo também causa afinamento do sangue, portanto, as feridas podem levar muito tempo para cicatrizar.
7. Irritação do trato digestivo
Consumir abacates em grandes quantidades pode irritar o trato digestivo, tornando-o propenso a causar flatulência, distensão abdominal, cãibras, gases contínuos e diarréia. A irritação prolongada do trato digestivo pode causar infecção.
8. Reduz o colesterol (incluindo HDL, o colesterol bom)
O abacate pode reduzir os níveis de colesterol. O colesterol ruim causa problemas cardíacos, como ataques cardíacos, batimentos cardíacos irregulares, bloqueio dos vasos sanguíneos e assim por diante. Portanto, reduzir os níveis de colesterol pode prevenir vários problemas cardíacos.
Mas, além dos benefícios, há efeitos colaterais por comer muitos abacates. O abacate é rico em Beta-sitosterol. Beta-sitosterol absorvem o colesterol ruim em excesso, mas também podem absorver o colesterol HDL, o tipo de colesterol bom e benéfico para a saúde. Uma das funções do bom colesterol HDL é manter a força e a saúde das paredes dos vasos sanguíneos.