Injeções de veias varicosas ou escleroterapia, como este procedimento •

As varizes não são apenas um problema para as pernas das mulheres, mas também um problema de saúde. Se não forem tratadas, as veias varicosas podem causar dor e inchaço devido ao vazamento de vasos sanguíneos na área da perna. Você também pode sentir cãibras nas pernas frequentes à noite. Portanto, aprenda mais sobre as injeções de varizes, um dos tratamentos que pode ajudar a tratar sua condição. Confira, a explicação completa abaixo!

O que é escleroterapia?

Escleroterapia ou injeção de varizes é um tipo de tratamento que pode tratar as veias varicosas. Este método pode tratar eficazmente as veias varicosas, especialmente as pequenas.

Normalmente, o médico ou profissional de saúde injeta o líquido medicinal diretamente na veia. Este fluido é denominado esclerosante.

Bem, em geral, os esclerosantes contêm uma combinação de sais hipertônicos, tetradecil sulfato de sódio, polidocanol e cromato de glicerina que atuam juntos para reduzir os vasos sanguíneos.

O fluido fará com que os vasos sanguíneos afetados sejam feridos. Como resultado, o sangue encontrará outro caminho para uma veia mais saudável.

Enquanto isso, os vasos sanguíneos que foram inicialmente lesados ​​serão reabsorvidos pelo tecido local e, em seguida, desaparecerão gradualmente com o tempo.

Normalmente, esse processo leva apenas algumas semanas. No entanto, é possível que você precise esperar vários meses para ver os resultados finais do tratamento.

Além de remover as veias varicosas, escleroterapia ou injeções de veias varicosas também são usadas para tratar as veias da aranha.

Quem precisa de injeções de varizes?

As injeções de veias varicosas geralmente são feitas para eliminar as veias varicosas teimosas que não desaparecem, seja com tratamentos naturais ou medicamentos de um médico.

A esqueloterapia também é uma forma de se livrar das veias varicosas que causam sintomas dolorosos, como pernas inchadas, sensação de queimação e cãibras noturnas.

Normalmente, o seu médico não deixará você se submeter a este procedimento se:

  • Você está grávida ou amamentando. Os especialistas ainda não conseguiram confirmar a segurança dos ingredientes na composição do skelerosant, se ele pode causar defeitos de nascença ou passar para o leite materno.
  • Existe um histórico de alergia a esclerosante ou semelhantes.
  • A presença de coágulos sanguíneos ou inchaço dos vasos sanguíneos.
  • Possuem veias com potencial para cirurgia de ponte de safena.

Portanto, antes de fazer escleroterapia, você deve primeiro consultar o seu dermatologista.

Procedimento de injeção de varizes

Os seguintes preparativos e procedimentos serão realizados:

Preparação antes da injeção de varizes

Se você optar por se submeter a este procedimento médico e seu médico o tiver aprovado, há vários preparativos que você precisa fazer.

Primeiro, o dermatologista que trata sua condição examinará as veias que apresentam varizes. Nesse momento, a equipe médica pode documentar ou fotografar as veias varicosas.

Você também discutirá com seu médico sobre seu histórico médico, incluindo quaisquer cirurgias anteriores que você fez (se houver).

Além disso, o médico também pode descobrir mais sobre os problemas de saúde que você tem ou está tendo, e depois sobre os medicamentos, suplementos nutricionais e fitoterápicos que está tomando.

Na verdade, o seu médico pode até pedir que você se submeta a um exame usando ultrassom primeiro para ver os vasos sanguíneos nas pernas. Este procedimento usa ondas sonoras para produzir imagens nítidas e detalhadas de seu interior.

Procedimento de injeção de varizes

De acordo com a Mayo Clinic, durante este procedimento, a equipe médica pedirá que você se deite com as pernas ligeiramente elevadas. Depois de limpar a área afetada com álcool, o médico usará uma seringa para inserir o líquido medicinal nas veias que apresentam varizes.

Este líquido medicinal primeiro ferirá as paredes dos vasos sanguíneos até que inchem e bloqueiem o fluxo de sangue que passa por eles. Como resultado, o sangue procurará "outros caminhos" e não por meio desses vasos. Depois disso, as veias se tornarão um tecido cicatricial e desaparecerão.

Normalmente, para veias de tamanho maior, a equipe médica usará o medicamento em forma de espuma, pois pode atingir mais áreas.

Em alguns casos, as pessoas que receberam injeções de veias varicosas sentirão uma sensação de formigamento ou cãibra quando a agulha for inserida na veia afetada.

Se você não consegue suportar a dor, informe o seu médico ou equipe médica imediatamente. A dor pode ser causada pelo vazamento do medicamento líquido para o tecido circundante.

Quando a agulha é removida, o médico segura e massageia a área que recebeu a injeção para evitar que o sangue vaze da veia e faça com que o medicamento líquido vaze para outras áreas.

Normalmente, o médico ou equipe médica segura o curativo, enquanto o médico realiza o mesmo procedimento nas outras veias que também estão afetadas. O número de injeções geralmente depende do tamanho das veias varicosas e do número de veias que apresentam essa condição.

Depois de passar pelo procedimento de injeção de varizes

Depois de passar por esse procedimento, você poderá andar logo após o tratamento. Para se acostumar, caminhe todos os dias por pelo menos 10 minutos. Também é importante prevenir a ocorrência de sintomas de coágulos sanguíneos.

Tente não se sentar por longos períodos de tempo. A maioria retornará às suas atividades diárias no mesmo dia após o procedimento.

No entanto, é melhor ter alguém para acompanhá-lo e levá-lo para casa após passar por esse procedimento de injeção de varizes. Não se esqueça, evite exercícios extenuantes por uma semana após o procedimento.

Além disso, evite o contato direto entre o pé tratado e a luz solar nas primeiras duas semanas após o procedimento. Você pode precisar usar temporariamente meias ou calças especiais durante suas atividades ao ar livre. O objetivo é evitar a exposição ao sol.

Existe o risco de possíveis complicações?

Basicamente, as injeções de varizes ou escleroterapia são procedimentos seguros. No entanto, como acontece com qualquer procedimento médico, a escleroterapia também tem seus próprios riscos potenciais de complicações. Na verdade, embora seja um procedimento não cirúrgico, é bastante eficaz no tratamento de varizes.

As complicações podem variar de efeitos colaterais leves até aqueles que são mais graves e requerem tratamento. Alguns efeitos colaterais das veias varicosas classificados como leves a moderados podem levar dias, semanas ou até meses e anos para desaparecer completamente, como:

  • O local da injeção está vermelho e com hematomas.
  • Pequenos cortes na pele.
  • Pequenos vasos sanguíneos vermelhos visíveis na superfície da pele.
  • Pigmentação ou escurecimento da pele.
  • Linhas ou manchas na pele.

Embora as complicações sejam mais sérias e exijam tratamento, incluindo:

  • Coágulos de sangue.
  • Inflamação.
  • Reação alérgica à substância usada, que pode causar anafilaxia.
  • Bolhas de ar na corrente sanguínea.
  • Edema.
  • Trombose venosa profunda.
  • Ataque cardíaco.

Uso meias as veias varicosas medindo 30 mm / Hg podem ajudar a reduzir este sério risco. Meias Você deve usá-lo todos os dias durante três semanas, começando na primeira noite após a escleroterapia.