Pinguécula: sintomas, causas e tratamento |

A esclera, também conhecida como o branco do olho, deve aparecer de um branco claro. Porém, se ao se olhar no espelho notar uma mancha amarelada na superfície da esclera, fique atento. Você pode ter uma doença chamada pinguécula. Essa condição tende a ocorrer se você estiver exposto a muita poluição do ar. O que exatamente causa a pinguécula e como tratá-la? Confira a explicação abaixo.

O que significa pinguécula?

A pinguécula é um tumor que se parece com um ponto amarelo ou caroço na conjuntiva (o tecido transparente que reveste a parte branca do olho e a parte interna da pálpebra). Este ponto amarelo geralmente aparece no canto do olho próximo ao nariz. As manchas amarelas são compostas de gordura, cálcio e proteína.

Citado no site do Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia, pinguecula vem do latim "pinguis", que significa gordura. Essa condição geralmente ocorre em apenas um olho. No entanto, é possível ocorrer em ambos os olhos ao mesmo tempo.

Pinguécula não afeta a acuidade visual. No entanto, essa condição pode inflamar e fazer você se sentir desconfortável. Quando inflamada, essa condição é chamada de pingueculite.

Essas manchas amarelas podem ser o início do aparecimento de uma doença ocular chamada pterígio. Embora possam não incomodar, se o pterígio continuar a se desenvolver, ele pode bloquear sua visão.

Quais são os sintomas da pinguécula?

Os sintomas da pinguécula podem ser leves a graves, incluindo:

  • Manchas amarelas nos olhos
  • Olhos secos, com coceira e queimando
  • Sensação de areia grudada no olho
  • Visão embaçada

O que causa a pinguécula?

As manchas de pinguécula são bastante comuns em pessoas com olhos secos e vermelhos, por exemplo, devido à irritação pela exposição à poeira e sujeira do ar ou por ficar muito tempo olhando para telas eletrônicas. Além disso, a exposição aos raios ultravioleta do sol diretamente sobre os olhos também pode causar o aparecimento de manchas amarelas na pinguécula.

Além disso, os seguintes fatores podem aumentar o risco de desenvolver pinguécula:

  • Era. Pinguécula é mais comum em pessoas na casa dos 80 anos
  • Sexo masculino, por serem considerados mais expostos à poluição no trabalho
  • O uso de lentes de contato secas também pode aumentar o risco dessa condição
  • A doença de Gaucher também está associada a esta condição

Como lidar com a pinguécula?

Normalmente, essas manchas amarelas não requerem nenhum tratamento. No entanto, se você se sentir desconfortável, há várias opções de tratamento para manchas amarelas que você pode fazer. Aqui estão as opções:

1. Colírio

Este problema ocular pode ser tratado com colírios de esteroides ou colírios contendo medicamentos AINE para aliviar a inflamação que causa o olho rosa.

2. Operação

Manchas amarelas nos olhos devido à pinguécula podem ser removidas cirurgicamente, especialmente se as manchas ficarem maiores e irritarem ainda mais o olho.

A cirurgia para remover manchas amarelas nos olhos é feita por motivos estéticos. Normalmente, a cirurgia não é recomendada nem necessária.

A cirurgia é uma tentativa que é feita quando a irritação não passa após a realização do tratamento mencionado acima. Depois de passar pela cirurgia, sua condição deve ser monitorada por um médico.

3. Fotocoagulação a laser de argônio

Este é um procedimento alternativo à cirurgia para remover manchas amarelas nos olhos. Neste procedimento, um laser de alta potência é usado para a pinguécula espessa e um laser de baixa potência para remover a pinguécula mais fina.

Este procedimento é seguro por razões cosméticas ou cosméticas. As complicações que podem surgir com esse procedimento também tendem a ser pequenas.

Como prevenir essa condição?

Fonte: AC Lens

Aqui estão algumas dicas que você pode fazer para evitar o aparecimento de pinguéculas:

  • Use óculos escuros para reduzir a exposição à luz solar direta, bem como a poeira e sujeira no ar.
  • Aplique lágrimas artificiais se sentir que seus olhos estão muito secos.
  • Certifique-se de que não tem deficiência de vitamina A. Coma alimentos ricos em vitamina A, como salmão, queijo e cenoura.

Se você já teve essa condição antes e não quer experimentá-la novamente, uma etapa importante que você pode tomar é evitar a luz solar e a poeira.