Tontura ao ficar em pé de repente, o que a causa? •

Você deve ter sentido tonturas ao se levantar ou se levantar de uma posição de dormir. Especialmente, se você fizer isso de repente. Naquele momento, parecia que o mundo estava girando, mas logo, a tontura que você sentiu de repente desapareceu sem deixar vestígios. Você não tem certeza do que aconteceu? Bem, veja a discussão completa de por que você pode sentir tonturas quando se levanta.

O que causa tontura ao se levantar repentinamente?

A tontura repentina ao levantar é o resultado de uma condição conhecida como hipotensão ortostática (HO). Esta é uma condição em que a pressão arterial está muito baixa quando você se levanta da posição sentada ou deitada.

Além de sentir tonturas na cabeça, a um nível que é grave o suficiente, essa condição pode fazer com que você desmaie ao se levantar rapidamente, tanto sentado quanto deitado.

Isso acontece porque, quando você se levanta, a força da gravidade faz com que o sangue se acumule na área do estômago e nas pernas. Isso faz com que a pressão arterial caia porque não há sangue suficiente para retornar ao coração.

Normalmente, as células especializadas localizadas perto do coração e artérias do pescoço compreenderão essa queda na pressão arterial. Então, essas células enviam sinais ao cérebro, que instrui o coração a bombear o sangue mais rápido e mais.

Isso vai estabilizar a pressão arterial. Além disso, essa condição vai estimular os vasos sanguíneos a se estreitarem e aumentar a pressão arterial ao normal novamente.

Essa condição tende a ser leve e inofensiva. Na verdade, você pode sentir HO por apenas alguns minutos antes de a dor de cabeça passar.

No entanto, a HO, que é classificada como grave e ocorre com bastante frequência, pode desencadear sérios problemas de saúde. Portanto, consulte imediatamente um médico para consultar um problema de saúde se já tiver experimentado isso com frequência.

Você também pode ter HO devido a outras condições, como desidratação, ficar muito tempo na cama e muito mais.

Quem é suscetível a isso?

Existem várias condições que podem aumentar o risco de sentir tonturas ao levantar-se, tais como:

1. Idoso com mais de 65 anos

Esta condição é mais suscetível de ocorrer em idosos com 65 anos ou mais. Porque as células especiais que estão perto do coração e das artérias do pescoço funcionam mais lentamente.

Além disso, um coração envelhecido terá cada vez mais dificuldade para bombear sangue rapidamente. Como resultado, você terá mais facilmente essa condição se tiver entrado nessa idade.

2. Uso de certas drogas

Existem vários tipos de medicamentos que podem aumentar o risco de sentir tonturas ao levantar-se. Por exemplo, medicamentos para tratar hipertensão ou doenças cardíacas, como diuréticos, bloqueadores alfa, bloqueadores beta, bloqueadores dos canais de cálcio, e inibidores de ACE.

Outros medicamentos que atuam no tratamento do mal de Parkinson, alguns antidepressivos, alguns antipsicóticos, relaxantes musculares e alguns medicamentos para tratar a disfunção erétil também podem aumentar sua probabilidade de sentir tonturas ao se levantar.

3. Certos problemas de saúde

Se você tem uma doença cardíaca, incluindo valvopatia, ataque cardíaco e insuficiência cardíaca, pode achar mais fácil sentir tonturas ao sair da cama e se levantar.

Além disso, distúrbios do sistema nervoso, como a doença de Parkinson, e alguns problemas de saúde que podem danificar os nervos, como diabetes, podem reduzir sua pressão arterial.

4. Exposto ao clima quente

A exposição ao sol quente pode causar tonturas ao se levantar. A razão é que, quando você está em clima quente, é claro que você suará de modo que o corpo terá falta de líquidos ou ficará desidratado.

Essa condição pode fazer com que a pressão arterial caia e levar à hipotensão ortostática, que pode causar tonturas ao se levantar.

5. Gravidez

Quando seu sistema circulatório fica mais rápido durante a gravidez, é mais fácil para sua pressão arterial cair. Na verdade, isso é bastante normal para mulheres grávidas.

No entanto, você não precisa se preocupar, porque após o parto, sua pressão arterial voltará ao normal como antes.

6. Consumo de álcool

Se você bebe álcool com frequência, não se surpreenda se sentir tonturas com frequência ao se levantar. O motivo é que as bebidas que têm muitos efeitos negativos sobre a saúde podem aumentar o risco de hipotensão ortostática.

Tontura frequente ao ficar em pé pode ser um problema de saúde sério

Na grande maioria dos casos, a sensação de tontura ao levantar-se repentinamente ocorre apenas ocasionalmente. No entanto, se você sentir isso com frequência, é melhor consultar imediatamente um médico para um problema de saúde.

O motivo é que a pressão arterial baixa que ocorre repentinamente após você se levantar e que ocorre repetidamente pode causar complicações ou problemas de saúde mais sérios, especialmente em idosos.

As complicações da tontura em pé incluem:

1. Queda

Você pode cair com frequência se esta condição não for tratada imediatamente. O motivo é que, quando você tenta se levantar e fica tonto, pode desmaiar e cair.

2. Stroke

Além de cair, você pode ter um derrame porque fica tonto com muita frequência ao se levantar. Essa condição pode ocorrer devido à diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro.

3. Doença cardíaca

De acordo com a Mayo Clinic, a hipotensão ortostática pode ser um fator de risco para doenças cardíacas e uma série de complicações, como dor no peito, problemas de ritmo cardíaco ou insuficiência cardíaca.

Pessoas com hipotensão ortostática (HO) têm quase duas vezes mais chances de desenvolver insuficiência cardíaca do que aquelas sem HO.

O risco pode aumentar em mais de 1,5 vezes se você também tiver pressão alta como condição subjacente. Este risco aumentado será mais forte em pessoas com idade entre 45-55 anos em comparação com aqueles com idade entre 56-64 anos.

Como lidar com a tontura ao se levantar repentinamente

Essas queixas geralmente diminuem rapidamente se você voltar a sentar-se ou deitar-se. Dormir com a cabeça apoiada em um travesseiro também pode ajudar a aliviar os sintomas.

Para evitar isso, você deve se levantar lentamente e manter-se hidratado ao longo do dia. Os eletrólitos podem ajudar a acelerar a recuperação.

O exercício regular com intensidade leve também pode aumentar a força das paredes musculares dos vasos sanguíneos, reduzindo assim o acúmulo de sangue nas pernas.

Pessoas que são repouso na cama devido à dor de longa duração, deve-se tentar sentar-se todos os dias e fazer exercícios na cama, sempre que possível.

Se você tem problemas cardíacos e costuma sentir tonturas ao se levantar repentinamente, consulte seu médico imediatamente para obter o tratamento correto.