Shopaholic: Mental Disorder or Just a Hobby? •

Os viciados em compras são pessoas que se esforçam para fazer compras e podem sentir que não têm controle sobre seu comportamento. Em outras palavras, podemos chamar um comprador compulsivo de sofrer de um vício em compras.

Diferentes tipos de shopaholic

De acordo com o psicólogo Terrence Shulman, os compradores compulsivos consistem em vários tipos de comportamento, a saber:

  • compradores compulsivos (compras para evitar sentimentos)
  • compradores de troféus (encontrar os acessórios perfeitos para roupas etc., mesmo que sejam itens de alta qualidade)
  • compradores de imagens (comprando carros caros e outros itens visíveis para os outros)
  • compradores com desconto (compre itens que não são necessários apenas porque estão reduzindo os preços ou também podem ser chamados de caçadores de descontos)
  • compradores co-dependentes (compre apenas para ser amado e apreciado por um parceiro ou outra pessoa)
  • compradores de bulimia (compre e devolva, compre novamente e retorne novamente, semelhante à bulimia)
  • compradores de colecionadores (devem comprar um conjunto completo de itens ou comprar as mesmas roupas em cores diferentes).

Se pensarmos bem, o shopaholic não é mais um hobby, mas pode ser definido como um transtorno mental. Portanto, vamos dar uma olhada mais de perto nos compradores compulsivos abaixo!

O que faz com que uma pessoa se torne viciada em compras?

De acordo com Ruth Engs, professora de ciências aplicadas da saúde na Universidade de Indiana, algumas pessoas se tornam viciadas em compras porque ficam basicamente felizes com a sensação do cérebro ao fazer compras. Ao fazer compras, seus cérebros liberam endorfinas (hormônios do prazer) e dopamina (hormônios do prazer) e, com o tempo, esses sentimentos se tornam altamente viciantes. Engs afirma que é provável que 10-15% da população tenha passado por isso.

A mentalidade de um comprador compulsivo

De acordo com Mark Banschick M.D., um alcoólatra pode desistir de bebidas alcoólicas, um jogador pode parar de apostar, mas um comprador compulsivo sente a necessidade de fazer compras. Isso é o que torna o shopaholic ou oniomania, chamado de transtorno mental, que pode causar danos a uma pessoa.

Conforme relatado por verywell.com, aqui estão algumas coisas que estão na mente de um verdadeiro shopaholic:

1. Shopaholic continuará tentando ser gostado por outras pessoas

De acordo com a pesquisa, os compradores compulsivos geralmente têm uma personalidade mais agradável do que os não-compradores compulsivos, o que significa que eles são gentis, simpáticos e não rudes com os outros. Como costumam ser solitários e isolados, a experiência de compra permite que os compradores compulsivos interajam positivamente com os vendedores e tenham esperança de que, se comprarem algo, melhorem seu relacionamento com os outros.

2. Shopaholics têm baixa auto-estima

A baixa autoestima é uma das características mais comuns encontradas em estudos sobre a personalidade do comprador compulsivo. Segundo os shopaholics, fazer compras é uma forma de aumentar a autoestima, principalmente se o objeto desejado estiver relacionado à imagem (imagem) que o comprador deseja ter. No entanto, a baixa auto-estima também pode ser uma consequência de ser um shopaholic, especialmente o montante de dívidas que você tem que pode aumentar os sentimentos de inadequação e inutilidade.

3. Shopaholic tem problemas emocionais

Os viciados em compras têm tendência a apresentar instabilidade emocional ou alterações de humor. A pesquisa também descobriu que os compradores compulsivos também sofrem frequentemente de ansiedade e depressão. O Shopping costuma ser usado por eles para consertar humor, embora apenas temporariamente.

4. Os viciados em compras têm dificuldade em controlar os impulsos

O impulso é algo natural, que de repente o leva a fazer algo para que sinta a necessidade de agir. A maioria das pessoas acha muito fácil controlar seus impulsos porque aprenderam a fazer isso na infância. Por outro lado, os compradores compulsivos têm impulsos excessivos e incontroláveis ​​para fazer compras.

5. Shopaholic sempre se entrega à fantasia

A habilidade do viciado em compras de fantasiar é geralmente mais forte do que as outras pessoas. Existem várias maneiras pelas quais as fantasias reforçam a tendência de comprar muito, ou seja, os compradores compulsivos podem fantasiar sobre a emoção de comprar enquanto se envolvem em outras atividades. Eles podem imaginar todos os efeitos positivos de comprar o objeto desejado e podem escapar das duras realidades da vida para um mundo de fantasia.

6. Shopaholics tendem a ser materialistas

A pesquisa mostra que os compradores compulsivos são mais materialistas do que outros compradores, mas exibem um amor complicado por posses. Surpreendentemente, eles não têm absolutamente nenhum interesse em possuir as coisas que compram e têm menos impulso por posses materiais do que outras pessoas. Isso explica por que os compradores compulsivos tendem a comprar coisas de que não precisam.

Então, o que mostra que eles são mais materialistas do que outros? Existem duas outras dimensões do materialismo, nomeadamente a inveja e a indelicadeza, e esta é a fraqueza dos compradores compulsivos. Eles são muito mais invejosos e menos generosos do que as outras pessoas. O que é surpreendente é que os viciados em compras dão o que compram para outras pessoas apenas para "comprar" o amor e aumentar o status social, não como um ato de generosidade.

Os efeitos de curto e longo prazo dos compradores compulsivos

1. Efeito de curto prazo

O efeito de curto prazo experimentado pelos compradores compulsivos é que eles se sentirão positivos. Em muitos casos, eles podem se sentir felizes quando terminam as compras, mas esse sentimento às vezes se mistura com ansiedade ou culpa, que é o que os leva a voltar às compras.

2. Efeito de longo prazo

Os efeitos de longo prazo sentidos pelos compradores compulsivos podem variar. Os viciados em compras tendem a enfrentar problemas financeiros e muitos deles estão sobrecarregados de dívidas. Em alguns casos, eles só podem usar cartões de crédito até atingirem o limite máximo, mas em outros casos, eles podem adiar os pagamentos de hipoteca e cartão de crédito empresarial.

Se você se tornar um shopaholic, seus relacionamentos pessoais também sofrerão. Você pode acabar divorciado ou distanciado de sua família, parentes e outros entes queridos.

LEIA TAMBÉM:

  • Benefícios do diálogo interno para a saúde mental
  • 5 distúrbios de saúde causados ​​por um coração partido
  • Não apenas temperamental: a oscilação do humor pode ser um sintoma de transtorno mental