Causas de pés inchados em idosos e várias outras doenças nos pés

Quanto mais você envelhece, mais suscetível a doenças. As doenças dos pés, incluindo a causa de pés inchados, são problemas de saúde que ocorrem frequentemente em idosos. Por que é que? Isso ocorre porque os pés também passam pelo processo de envelhecimento como outras partes do corpo. Então, qual é a doença do pé que costuma acometer os idosos? Confira a seguinte revisão.

Condições de saúde que causam pés inchados em idosos

Você deve ter testemunhado os pés inchados dos idosos. No entanto, você sabe o que causa essa condição? Aparentemente, a doença que causa inchaço nos pés e freqüentemente ocorre em idosos é o edema. Essa doença ocorre porque há excesso de líquido preso nos tecidos do corpo.

O edema pode realmente ocorrer em outras partes do corpo, como mãos e braços. No entanto, essa condição costuma ser a causa do inchaço na região das pernas, incluindo tornozelos e panturrilhas. Bem, a causa de pés inchados geralmente ocorre em idosos e mulheres grávidas.

O edema pode ocorrer devido ao uso de certos medicamentos, gravidez e vários outros problemas de saúde, como insuficiência cardíaca congestiva, distúrbios renais ou cirrose.

Os seguintes são sintomas que podem aparecer se você tiver as causas de pés inchados em idosos:

  • Edema do tecido subcutâneo, especialmente nos braços ou pernas.
  • Após pressioná-la por um tempo, surgirão covinhas ou covinhas na pele.
  • Esticando a pele.

O edema não é apenas causa de pés inchados em idosos, porque se não for tratada imediatamente, pode levar a complicações mais sérias, como:

  • Inchaço que piora.
  • Dificuldade em caminhar.
  • Rigidez.
  • A pele coça.
  • Uma infecção aparece na área da pele inchada.
  • Feridas que aparecem nas camadas do tecido da pele.
  • Redução da circulação sanguínea no corpo.
  • Elasticidade reduzida em artérias, veias, articulações e músculos.
  • Aumenta o risco de desenvolvimento de furúnculos na pele.

Portanto, consulte imediatamente um médico para verificar as condições de saúde quando começar a sentir os sintomas das causas do pé inchado nessa pessoa idosa. Dessa forma, você pode fazer o tratamento mais rápido para evitar complicações.

Várias outras doenças dos pés em idosos

Não apenas as doenças que causam inchaço nos pés, existem muitos outros tipos de doenças nos pés que são comuns em idosos. Sim, conforme você envelhece, seus pés tendem a se dilatar e perder a gordura na planta dos pés. Isso vai piorar quando os idosos forem obesos.

Por que é que? Como os ossos e ligamentos precisam suportar uma carga mais pesada, as almofadas de gordura são erodidas mais rapidamente. Além disso, várias anormalidades nos pés que estão presentes desde o nascimento podem se tornar mais dolorosas com a idade.

Isso ocorre porque as articulações da região da perna perdem a flexibilidade e ficam mais rígidas. Na verdade, nessa condição, apenas o uso de sapatos que não cabem no tamanho do pé pode agravar a doença no pé. A pele nessa área também fica mais seca, tornando-a mais suscetível a várias infecções.

Vários processos de envelhecimento que ocorrem nos pés dão origem a vários problemas e doenças dos pés, tais como:

1. Joanetes

Embora não seja a causa de pés inchados, os joanetes são um dos problemas de saúde que costumam aparecer nos pés dos idosos. Joanetes são deformidades no formato dos pés que ocorrem devido a fatores hereditários. No entanto, essa condição também pode ocorrer devido à fricção do pé repetida devido ao uso de um sapato de tamanho errado.

Além disso, joanetes são anomalias nos pés que podem ocorrer devido a vários outros problemas de saúde dos pés. Por exemplo, gota, artrite e pés chatos.

2. A pele da planta dos pés está seca e rachada

Com a idade, os níveis de gordura e colágeno diminuem. Isso torna a camada de gordura na área sob a pele dos pés mais fina. Como resultado, a pele da planta dos pés tem que trabalhar mais para suportar o peso do corpo. Sem almofadas de gordura na planta dos pés, você pode sentir dor com mais facilidade após um longo dia de atividades.

Essa condição não é a causa de pés inchados em idosos, mas pode fazer com que a pele da planta dos pés fique seca e com tendência a rachar. Essa condição também torna a área com coceira ou calor como queimação. Essa pressão constante na planta dos pés causa calosidades.

3. Problemas de unha

Não apenas nos pés, os idosos também são suscetíveis a vários problemas com as unhas dos pés. Um deles é o problema das unhas dos pés, que tendem a engrossar e endurecer, mas são mais quebradiças. Isso acontece porque a idade faz com que o crescimento das unhas se torne mais lento.

Além disso, as unhas dos pés de idosos também têm a possibilidade de crescer para dentro. Isso geralmente é causado por um distúrbio hereditário na família, o hábito de cortar as unhas para ficarem afiadas, lesão no dedo do pé, infecção ou atrito que ocorre entre os dedos do pé devido ao calçado muito pequeno.

Além disso, o espessamento das unhas amareladas nos idosos também é possível. Normalmente, essa condição ocorre devido a vários problemas de saúde, como infecções fúngicas, fricção de sapatos, ferimentos ou certas doenças graves, como diabetes e psoríase.

4. Inflamação das articulações (artrite)

Muitas pessoas pensam que a artrite ou artrite é um problema de saúde que faz parte do processo de envelhecimento. O motivo é que muitos tipos de artrite ocorrem em idosos, um dos quais é a osteoartrite.

Esse tipo de artrite ocorre como um acúmulo de várias pressões nas articulações que ocorreram ao longo dos anos. Normalmente, a osteoartrite afeta o dedão do pé e o peito do pé. Os sintomas de artrite nas articulações dos pés podem desencadear outras doenças nos pés, como gota, dedos em martelo e joanetes.

Osteoartrite (calcificação das articulações)

5. Tendinite de Aquiles

Os problemas que ocorrem nos pés dos idosos, além das causas dos pés inchados, são: tendinite de Aquiles ou lesão do tendão de Aquiles. Esta condição, de acordo com HealthinAging.org, é uma doença que pode aparecer nas pernas quando os idosos são obesos. Sim, tendinite de Aquiles Isso pode ocorrer como resultado do tendão estar continuamente sob tensão.

Além disso, essa condição também pode estar relacionada ao tendão de Aquiles encurtado devido à hereditariedade ou ao uso excessivo de salto alto. No entanto, essa condição também pode ser um efeito colateral de certos tipos de antibióticos, como levofloxacina ou ciprofloxacina.

6. Mudanças na forma e tamanho dos pés

Talvez isso não seja amplamente percebido, mas as mudanças na forma e no tamanho dos pés são comuns como efeito do envelhecimento. O tamanho do pé geralmente aumenta em meio centímetro ou até mais. Portanto, não se surpreenda se o tamanho do sapato também mudar com o tempo.

Mudanças na forma e no tamanho dos pés ocorrem porque os ligamentos e tendões do corpo param de se desenvolver na velhice. Como resultado, o arco do pé tende a diminuir, tornando a planta do pé plana, mas o comprimento do pé aumenta.

Alterações nos tendões e ligamentos também podem aumentar o risco de várias lesões, como tendinite, rupturas de tendão ou tensão muscular.

Superando as causas de pés inchados e doenças nos pés em idosos

Na verdade, lidar com as causas de pés inchados e várias outras doenças nos pés em idosos deve ser ajustado à sua condição. No entanto, existem várias formas de cuidar dos pés do idoso para que não seja fácil ter vários problemas ou doenças na zona dos pés. Os exemplos são os seguintes:

  • Use calçado que seja adequado ao tamanho do pé, o objetivo é que o idoso não caia com facilidade proporcionando um forte apoio para os pés.
  • Exercícios regulares para treinar a força das pernas, um deles caminhando.
  • Use calçados quando estiver dentro de casa, especialmente aqueles que têm vários problemas de saúde, como diminuição da circulação sanguínea, diabetes ou a erosão da camada de gordura sob os pés.
  • Evite usar qualquer medicamento para tratar problemas de pele nos pés. É melhor usar medicamentos prescritos por médicos para idosos.
  • Limpe a área dos pés com água morna, não água quente.
  • Apare regularmente as unhas dos pés.