As pulgas d'água causam sintomas na forma de coceira nos pés, o que os torna desconfortáveis. Além do mais, os pés ou as mãos podem ficar feios devido ao aparecimento de bolhas cheias de líquido. Além das drogas, existem ingredientes naturais que podem tratar completamente as pulgas d'água?
Ingredientes naturais como remédio contra pulgas d'água
Existem muitas opções de cremes ou pomadas antifúngicos para tratar pulgas d'água. No entanto, você pode realmente se livrar das pulgas d'água com ingredientes naturais. Abaixo estão vários ingredientes que têm potencial para superar os sintomas das pulgas d'água.
1. Alho
Quem disse que o alho só pode ser usado como tempero para cozinhar? Na verdade, desde tempos imemoriais, o alho é considerado um remédio natural para tratar pulgas d'água, você sabe!
Através de um estudo no Journal of Applied Microbiology em 2002, o alho é conhecido por ter propriedades antifúngicas potentes contra o fungo Candida albicans. Este tipo de bactéria é a causa mais comum de infecções fúngicas em humanos.
Existem duas maneiras de lidar com as pulgas d'água com alho, a saber: da seguinte maneira.
1. Primeiro passo
Amasse de 4 a 5 dentes de alho até ficar esmagado e, em seguida, esfregue lentamente na área dos pés ou das mãos afetadas pelas pulgas d'água. Faça-o regularmente pelo menos 2 vezes ao dia para reduzir a coceira nos pés.
2. Segunda via
Prepare uma bacia com água morna e adicione 3-4 dentes de alho previamente triturados. Mergulhe o pé ou a mão infectada por 30 minutos até que a coceira diminua. Faça 2 vezes ao dia por até 1 semana e veja as mudanças.
2. Bicarbonato de sódio
Um estudo publicado na revista Mycopathologia em 2013 descobriu que o bicarbonato de sódio pode ser usado como um remédio natural contra pulgas d'água que vale a pena tentar. O motivo é que o bicarbonato de sódio pode combater infecções fúngicas que provocam a inflamação da pele.
Como usar o bicarbonato de sódio para tratar pulgas d'água é muito fácil. Misture meia xícara (115 gramas) de bicarbonato de sódio em uma tigela com água morna. Depois disso, mergulhe os pés ou mãos infectados por 15-20 minutos, 2 vezes ao dia.
3. Sal marinho
O sal deve estar disponível em sua cozinha. Além de poder ser usado como condimento na culinária, você também pode usar o sal como remédio natural para tratar pulgas d'água.
Isso ocorre porque o sal tem fortes propriedades antibacterianas e antifúngicas. Este ingrediente natural pode ajudar a inibir o crescimento de bactérias e prevenir a propagação de pulgas d'água.
Mergulhar os pés em água salgada é uma das maneiras mais fáceis de lidar com as pulgas d'água. Faça isso por 20 minutos, depois seque bem. Não mantenha os pés ou as mãos úmidos, pois isso pode desencadear o crescimento de fungos e piorar os sintomas.
4. Óleo da árvore do chá
Óleo da árvore do chá também conhecido como óleo da árvore do chá tem sido usado como um remédio antifúngico natural por muitos anos. Isso ocorre porque o óleo da árvore do chá tem propriedades anti-sépticas, antibacterianas e antifúngicas adequadas para o tratamento de pulgas d'água.
Na verdade, de acordo com um estudo publicado no The Australasian Journal of Dermatology em 2002, os benefícios do óleo da árvore do chá são tão eficazes quanto o tolnaftato. O tolnaftato é uma das pulgas de água ou medicamentos para infecções fúngicas mais usados.
Você só precisa colocar um pouco de óleo na palma da mão e esfregar na área da pele com coceira causada pelas pulgas d'água. Este método pode ajudar a reduzir os sintomas das pulgas d'água, que vão desde coceira, inchaço e sensação de queimação na pele.
5. Óleo de orégano
O óleo essencial de orégano também é considerado um remédio natural para ajudar a tratar as pulgas d'água. Vários estudos mostraram que o óleo terapêutico de orégano contém 71% dos compostos anti-sépticos conhecidos como fenóis.
Os dois tipos de fenol presentes no óleo de orégano são timol e carvacrol. Ambos são ingredientes ativos que podem matar fungos e controlar o crescimento de micróbios nocivos no corpo.
O óleo de orégano terapêutico pode ser usado em conjunto com o óleo da árvore do chá. O truque, você simplesmente mistura três gotas de óleo da árvore do chá com duas gotas de óleo de orégano. Em seguida, aplique na área do problema três vezes ao dia.
Embora os benefícios sejam tentadores, os vários remédios naturais para pulgas d'água mencionados acima também podem causar efeitos colaterais na forma de erupções cutâneas ou alergias em algumas pessoas. Portanto, você deve primeiro consultar um dermatologista antes de tentar.
Além disso, também faça vários tratamentos para a pele, como manter a higiene dos pés, usar sapatos que não sejam muito apertados, trocar as meias todos os dias e manter o sistema imunológico do corpo comendo alimentos saudáveis.