8 efeitos colaterais dos DIUs a serem considerados

DIU (Dispositivo intrauterino), também conhecido como contracepção em espiral, é um método anticoncepcional muito procurado pelas mulheres indonésias porque é eficaz e o método de inserção do DIU é relativamente fácil. Dependendo do tipo que você deseja colocar, o DIU pode durar de 3 a 10 anos para prevenir a gravidez. No entanto, você deve primeiro saber os efeitos colaterais do DIU ou anticoncepcional em espiral que podem ocorrer antes de decidir firmemente usá-lo.

Quais são os efeitos colaterais do DIU?

Assim como outras formas de contracepção, o DIU (DIU hormonal ou de cobre) apresenta várias vantagens e desvantagens. Para não esquecer, às vezes há um ou mais efeitos colaterais que acompanham o uso dessa contracepção em espiral, incluindo:

1. Dor durante a inserção do DIU

Um dos efeitos colaterais do uso de anticoncepcionais espirais é a dor que é sentida ao inserir o DIU. Embora nem todas as mulheres tenham isso, esta condição é um dos possíveis efeitos colaterais.

Normalmente, essa dor não dura muito, então você não precisa se preocupar. Na verdade, essa dor pode durar apenas um momento. No entanto, pode ser necessário estar acompanhado por outra pessoa durante o processo. O motivo é que você pode não conseguir ir para casa sozinho se sentir dor ou dor.

2. Menstruação irregular

Outro efeito colateral que pode ocorrer quando você usa o DIU são os ciclos menstruais irregulares. Normalmente, os ciclos menstruais irregulares dependem do tipo de controle de natalidade em espiral usado. Principalmente porque existem dois tipos de DIU que você pode usar.

Por exemplo, se você usa anticoncepcional hormonal em espiral, geralmente terá sangramento leve, mas com ciclos menstruais irregulares. Enquanto isso, quando você usa um anticoncepcional em espiral não hormonal, pode ter um sangramento mais intenso.

3. Cólicas abdominais após a inserção do DIU

Outro efeito colateral que também pode ocorrer após o uso do DIU são cólicas estomacais. Sim, é muito provável que você sinta dor ou cãibras na região abdominal depois que um anticoncepcional em espiral é colocado no útero. Cólicas estomacais também podem aparecer durante a menstruação.

No entanto, a cólica abdominal que você sente pode ser um pouco diferente da cólica ou dor que você geralmente sente durante a menstruação. Portanto, quando você sentir cólicas estomacais anormais, pode ser necessário verificar este fio anticoncepcional em espiral ou consultar um médico.

4. Aparecem manchas de sangramento

Se você perceber sangramento após um controle de natalidade em espiral, não precisa se preocupar. O motivo é que pode ser um dos efeitos colaterais do uso de um DIU. Isso geralmente acontece porque seu corpo ainda precisa de tempo para se adaptar à presença desse objeto estranho.

No entanto, existe a possibilidade de sangramento após o sexo. Porém, a presença real de um DIU na vagina não deve interferir na sua atividade sexual com seu parceiro.

Se o uso do DIU deixar você ou seu parceiro desconfortáveis ​​durante o sexo, consulte um médico.

5. Náusea e dor de estômago

Não raramente, outro efeito colateral que pode ocorrer após a inserção do DIU ou da contracepção em espiral é a náusea. A náusea que você sentir será um pouco diferente da náusea que você pode sentir por usar outras formas de contracepção.

Você pode reduzir a náusea que sente bebendo muita água mineral. Além disso, você também pode consumir sucos de frutas ou vegetais que você acha que podem reduzir a náusea e as tonturas que você sente.

6. Infecção vaginal

Um dos efeitos colaterais graves que você pode sentir após a inserção de um DIU é a infecção. A infecção que você experimenta geralmente ocorre na vagina. No entanto, isso só é possível se o médico ou outro profissional de saúde não inserir o DIU corretamente.

Isso significa que, contanto que você e seu médico sigam as etapas para instalar um KB em espiral de acordo com as regras, a possibilidade desse efeito colateral é muito pequena. No entanto, conforme relatado pelo Escritório de Saúde da Mulher, após a instalação, o risco de desenvolver uma infecção em seus órgãos reprodutivos aumenta. Mesmo assim, isso não significa que todas as mulheres que usam um DIU como anticoncepcional irão apresentar essa condição.

7. Mudanças de posição do DIU

Uma possibilidade que pode ocorrer com o uso do DIU é a sua posição no útero que muda. Na verdade, essa posição pode mudar totalmente para fora do útero. Portanto, é importante que você verifique regularmente a posição do fio do DIU. Isso pode ajudá-lo a garantir que o DIU ainda esteja em sua posição original.

Se você está preocupado porque o DIU mudou ou o fio do DIU não está sentindo, use anticoncepcionais de reserva até ter tempo de consultar um médico.

8. Outros efeitos colaterais do DIU

Além disso, o uso real do DIU tem uma variedade de efeitos colaterais potenciais. No entanto, os efeitos colaterais da instalação da contracepção em espiral ainda são normais e não duram muito. Por exemplo, outro efeito colateral que também pode ocorrer quando você insere um DIU é o crescimento de acne.

Além disso, outros efeitos colaterais leves são dores no corpo e dores nos seios após a inserção do DIU. Esses efeitos colaterais são mais prováveis ​​de ocorrer quando você usa um DIU hormonal.

Como lidar com os efeitos colaterais do DIU?

Na verdade, você não precisa se preocupar muito com os efeitos colaterais da inserção do DIU. Por quê? Isso ocorre porque os efeitos colaterais do uso de anticoncepcionais espirais geralmente duram apenas os primeiros meses de uso. Isso acontece porque seu corpo ainda está se adaptando à presença do DIU no útero.

No entanto, essa condição não obriga você a interromper suas atividades ou rotinas diárias. Além disso, existem várias maneiras de superar os efeitos colaterais que podem ocorrer devido à inserção do DIU.

  • Tome analgésicos, como ibuprofeno, paracetamol ou naproxeno para reduzir a dor.
  • Use uma compressa quente bem na área sob o estômago que é desconfortável, para aliviar as cólicas e a dor.
  • Usar pensinho por algum tempo para absorver sangramento irregular ou manchas.

No entanto, você precisa ter cuidado com quaisquer efeitos colaterais que sentir após a inserção do DIU. Se os efeitos colaterais persistirem por meses e não desaparecerem, é melhor ir ao médico.

Informe o seu médico sobre quaisquer condições que você tenha. Além disso, pergunte e verifique mais a fundo o seu estado de saúde, para que, se ocorrer um problema, o médico possa tomar medidas imediatas para ultrapassar o estado de saúde. Evite resolver problemas de saúde sem a supervisão ou conselho de seu médico.