O problema do refluxo ácido gástrico certamente interrompe as atividades. O ácido estomacal sobe, causando dor de estômago e uma sensação de queimação no peito (azia). Além de medicamentos, você pode usar ingredientes naturais para tratar o refluxo ácido.
Você nem precisa procurar porque muitos desses ingredientes naturais podem ser encontrados na cozinha. Quais são esses ingredientes e quão eficazes eles são? Confira as seguintes informações.
Medicamento tradicional de ácido gástrico que é fácil de obter
Doença de refluxo ácido gástrico (doença do refluxo gastroesofágico(DRGE) ocorre quando o ácido do estômago volta para o esôfago. Essa condição causa uma série de sintomas que geralmente precisam ser tratados com medicamentos.
Tomar medicamentos para DRGE, como antiácidos, geralmente é o primeiro passo para tratar essa condição. No entanto, se você não quiser tomar medicamentos e seus sintomas de DRGE ainda forem relativamente leves, os seguintes ingredientes naturais podem ser uma alternativa.
1. Gengibre
Acredita-se que as substâncias fenólicas do gengibre aliviam a irritação no trato digestivo e evitam as contrações dos músculos do estômago. Isso pode reduzir o risco de o ácido estomacal voltar ao esôfago. Ou seja, a possibilidade de refluxo ácido gástrico pode ser evitada com o consumo de gengibre.
Além disso, essa planta herbácea também tem propriedades antiinflamatórias que são boas para o corpo. Esse benefício foi comprovado por especialistas por meio de um estudo publicado na revista Cancer Prevention Research em 2011.
Os especialistas descobriram que os sintomas de inflamação no corpo podem ser reduzidos após a ingestão de suplementos de gengibre por um mês. Isso ocorre porque a sensação de calor do gengibre pode ajudar a acalmar o corpo enquanto reduz a produção de ácido estomacal.
Esta planta à base de ervas também pode reduzir a náusea, prevenir dores musculares e reduzir o inchaço no corpo. Essa queixa geralmente é experimentada por pessoas que sofrem de DRGE ou distúrbios digestivos semelhantes.
Embora os benefícios do gengibre como remédio natural para o ácido gástrico tenham sido comprovados, os especialistas ainda precisam de mais análises e pesquisas. Eles ainda não sabem ao certo quanto tempo dura o efeito do gengibre na prevenção do refluxo ácido do estômago.
2. Óleo de hortelã-pimenta
O óleo de hortelã-pimenta é um óleo essencial das flores e folhas de hortelã-pimenta. Além de ser um agente intensificador de sabor e aroma, este óleo também tem potencial como um medicamento natural para tratar uma série de distúrbios digestivos, incluindo doenças de ácido estomacal.
O óleo de hortelã-pimenta é usado há muito tempo para aliviar náuseas, dores de estômago e indigestão. Atualmente, o óleo de hortelã-pimenta é um dos principais remédios à base de ervas no tratamento de queixas causadas por ácido estomacal e síndrome do intestino irritável.
No entanto, os estudos sobre os benefícios do óleo de hortelã-pimenta para pacientes com DRGE ainda são limitados. Os estudos existentes também usam esse óleo com óleo de cominho. Portanto, não está claro se esses benefícios realmente vêm apenas do óleo de hortelã-pimenta.
Você ainda pode usar óleo de hortelã-pimenta, mas com moderação. Você também não deve tomar óleo de hortelã-pimenta com antiácidos, pois isso pode aumentar o risco azia.
3. Folhas de manjericão
As folhas de manjericão há muito tempo são usadas como remédio tradicional para tratar constipação, diarréia, indigestão e sintomas de refluxo ácido. Na medicina tailandesa, acredita-se que esta planta ajuda com tosse, doenças de pele e distúrbios intestinais.
A eficácia das folhas de manjericão vem de seus compostos terpenóides, especialmente eugenol, timol e estragol. Esses vários compostos ajudam a prevenir o refluxo ácido e promovem a restauração das funções do estômago e do esôfago irritados.
Você pode preparar uma colher de chá de folhas de manjericão em um copo de água por 10 minutos. Você também pode tomar 2-5 gotas de óleo de folha de manjericão três vezes ao dia, ou tomar o suplemento com uma dose diária máxima de 2,5 gramas.
4. Alcaçuz (raiz de alcaçuz)
Outra planta que pode ser um remédio natural para a doença do refluxo ácido é o alcaçuz, também conhecido como alcaçuz. Esta planta é usada para tratar várias doenças, desde resfriados a distúrbios digestivos, como doenças do fígado e refluxo ácido gástrico.
O alcaçuz atua acalmando o revestimento do estômago e aliviando a inflamação e as dores leves causadas pela exposição constante ao ácido gástrico. As substâncias ativas desta planta também ajudam a prevenir danos ao estômago, criando uma camada protetora.
Existem vários tipos de plantas de alcaçuz. O alcaçuz que contém a substância ativa glycyrrhiza não é comumente usado porque tem efeitos colaterais graves. Enquanto isso, o tipo de alcaçuz comumente usado na medicina tradicional é alcaçuz deglicirrizinado (DGL).
Diz-se que o DGL ajuda a aliviar os sintomas de úlceras gástricas, aftas e DRGE sem os mesmos efeitos colaterais do alcaçuz com conteúdo de glicirriza. Você pode obter esses benefícios tomando suplementos de DGL na forma de cápsulas ou comprimidos.
5. Cúrcuma
Na medicina tradicional, a cúrcuma é usada para aliviar queixas relacionadas à inflamação, como dores nas articulações, dores menstruais, comprometimento da função hepática e distúrbios digestivos. Isso ocorre porque a cúrcuma tem propriedades antiinflamatórias e antioxidantes.
A cúrcuma é agora mais amplamente usada para tratar azia devido a azia, úlceras gástricas e inflamação do trato gastrointestinal. Um estudo de 2019 mostrou a eficácia da cúrcuma como um remédio natural para o ácido do estômago e inflamação do esôfago (esofagite).
A maioria das propriedades antiinflamatórias e antioxidantes da cúrcuma vem de uma substância chamada curcumina. A principal função da curcumina é ajudar a proteger a mucosa do estômago dos danos causados pela ingestão de analgésicos AINEs e outros produtos químicos.
Os analgésicos AINE são conhecidos por corroer o revestimento protetor do estômago. Como resultado, nada protege o estômago da exposição contínua ao ácido gástrico. Além disso, a curcumina também inibe o crescimento de bactérias que causam úlceras gástricas.
6. Mel
Acredita-se que o mel tenha o potencial de ser um remédio natural para o ácido do estômago e de ajudar a aliviar a dor de garganta causada pela inflamação. Este ingrediente natural é considerado rico em benefícios, pois é capaz de atuar como antioxidante, antiinflamatório, antibacteriano.
Muitos pesquisadores acreditam que o mel funciona de várias maneiras. De acordo com um estudo em Indian Journal of Medical Research, o mel pode aliviar os sintomas da doença do refluxo ácido das seguintes maneiras.
- O mel evita danos às células do trato digestivo, neutralizando os efeitos dos radicais livres.
- A textura do mel é muito adequada para formar uma camada protetora na parede do esôfago.
- A textura e as propriedades do mel ajudam a neutralizar o ácido estomacal.
- As substâncias antiinflamatórias do mel reduzem a inflamação no esôfago.
- O mel é um ingrediente natural que oferece suporte aos benefícios médicos do tratamento da DRGE.
Você pode usar o mel como um remédio à base de ervas para a doença do refluxo ácido, consumindo-o diretamente ou misturando-o com bebidas. Tanto quanto possível, escolha o mel natural sem ingredientes adicionados.
7. Camomila
A camomila é um ingrediente natural rico em propriedades antiinflamatórias. Essa substância ajuda a aliviar a dor devido à inflamação que ocorre no órgão. Na verdade, uma xícara de chá de camomila pode ter um efeito analgésico semelhante ao de um analgésico AINE.
Graças a essa substância, acredita-se que a camomila seja um remédio natural para distúrbios digestivos, como refluxo ácido, diarréia e cólicas. Este ingrediente natural também é usado na medicina tradicional para a síndrome do intestino irritável.
O chá de camomila ajuda a aliviar os sintomas da DRGE, reduzindo os níveis de estresse. O estresse é um gatilho para o aumento do ácido estomacal. Consumir uma xícara de chá de camomila pode deixá-lo mais relaxado, reduzindo assim o risco de aumento do ácido estomacal.
Basicamente, o chá de camomila é seguro para consumo de todos. Mesmo assim, também existem pessoas que são alérgicas a essa bebida, por isso é preciso ter cuidado. Pessoas alérgicas à camomila geralmente também são alérgicas a certas plantas ou alimentos.
8. Cominho
O cominho não só aumenta o aroma e o sabor do prato, mas também tem o potencial de ser um remédio natural para a doença do refluxo ácido. Não existem muitos estudos relacionados à eficácia do cominho para quem sofre de DRGE, mas alguns são bastante promissores.
O óleo de cominho supostamente pode deixar os músculos do intestino delgado mais relaxados. Juntamente com o mentol, ambos são substâncias antiinflamatórias naturais que podem ajudar a aliviar problemas no sistema digestivo devido ao aumento do ácido estomacal.
De acordo com um estudo de 2019, o uso de óleo de cominho e mentol pode ajudar a reduzir os sintomas de dispepsia em 61% dos participantes. A dispepsia é uma condição comumente conhecida como úlceras. Muitas pessoas com dispepsia também têm DRGE.
Existem muitas maneiras de obter as propriedades do cominho. Você pode misturá-lo com óleo de massagem e aplicá-lo no estômago dolorido. Ou você também pode processar cominho como tempero em seu menu diário.
9. Banana e melão
Quando o ácido do estômago aumenta, o pH (nível de acidez) do estômago diminui, de modo que a atmosfera do estômago se torna mais ácida. Essas condições ácidas são geralmente neutralizadas com antiácidos alcalinos.
A natureza alcalina também é encontrada em alimentos que são facilmente obtidos todos os dias, como banana e melão. Como os antiácidos, os alimentos alcalinos ajudam a neutralizar o ácido do estômago e aumentar o pH do estômago para o normal.
O retorno do pH gástrico também irá aliviar sintomas como: azia, dor de estômago e assim por diante. Portanto, se você tem tendência ao refluxo ácido, não se esqueça de comer bananas, melões e outros alimentos alcalinos na cozinha.
10. Leite desnatado
O leite é considerado capaz de superar azia e doença de refluxo ácido. Eka Gupta, M.B.B.S., M.D., gastroenterologista do Johns Hopkins Hospital, afirma que isso pode ser verdadeiro ou falso, dependendo do tipo de leite que você usa.
Existem vários tipos de leite. Tem leite leite inteiro, leite desnatado e leite desnatado desnatado. A gordura dura mais no estômago. Isso pode desencadear a produção de ácido estomacal, piorando os sintomas da DRGE.
Enquanto isso, o leite desnatado pode servir como uma barreira temporária entre o revestimento do estômago e o ácido estomacal. Portanto, se você deseja aliviar os sintomas da DRGE, deve escolher leite desnatado ou sem gordura.
Antes de escolher um medicamento, você pode aliviar os sintomas da doença do refluxo ácido usando ingredientes naturais. Existem ingredientes alimentares que podem ser consumidos diretamente ou óleos essenciais que são usados topicamente.
Os ingredientes naturais acima podem ser um remédio poderoso. Mesmo assim, consulte um médico se as queixas continuarem ou piorarem. Isso pode indicar que sua reclamação está relacionada a outra doença ou a uma doença mais séria.