A ferida deve ser enfaixada ou apenas deixada aberta?

Feridas pequenas ou grandes, se não tratadas ou manuseadas adequadamente, podem ser difíceis de cicatrizar. Porém, o tratamento das feridas pode variar, há feridas que podem ser tratadas com remédio vermelho, depois a ferida fica aberta até sarar. Alguns ficam melhor cobertos com gesso ou enfaixados com gaze. Na verdade, também há feridas que precisam de pontos. Então, como determinar quando a ferida deve ser enfaixada?

Condições para a ferida ser enfaixada

A causa do agravamento da ferida deve-se à forma inadequada de tratamento. Muitos pensam que feridas abertas devem ser deixadas expostas ao vento para secar e cicatrizar rapidamente.

É verdade que as feridas não devem ser deixadas molhadas por muito tempo e secar a ferida pode ajudar na cicatrização. No entanto, isso não se aplica a todos os tipos de feridas.

Pequenos cortes ou escoriações que não sangram muito podem ser deixados abertos sem um curativo.

No entanto, de acordo com o American Family Physician, alguns tipos de feridas menores ainda precisam ser cobertas com um curativo para evitar infecções e acelerar a cicatrização.

A seguir estão algumas das condições que determinam que a ferida deve ser enfaixada.

  • As feridas estão localizadas em partes da pele que são facilmente irritadas com roupas ou atrito com objetos.
  • Você está em um ambiente seco e o ar frio pode deixar sua pele seca.
  • As feridas estão sujeitas à contaminação com poeira, poluição ou sujeira que pode conter bactérias causadoras de infecções.
  • Você tem uma doença de pele, como eczema ou psoríase, que freqüentemente torna a pele inflamada e seca. As feridas precisam ser enfaixadas, especialmente quando a ferida está na área de recorrência da doença.

É importante saber que cobrir a ferida com uma bandagem pode ajudar a reter a umidade ao redor da pele ferida.

A umidade pode acelerar a recuperação do tecido da pele danificado em feridas. As condições úmidas da pele auxiliam no desempenho das células fibroblásticas na formação de novos tecidos que recobrem a ferida.

A pele úmida também pode reduzir a quantidade de fluido que sai da ferida.

Na verdade, manter a ferida úmida é uma maneira de acelerar a cicatrização em pacientes com diabetes ou distúrbios de coagulação do sangue. Dessa forma, o paciente pode evitar o risco de amputação.

Portanto, mesmo que o ferimento seja pequeno e você possa mantê-lo livre de sujeira, cobrir o ferimento com um curativo como primeiros socorros ainda pode ser benéfico na cicatrização do ferimento.

Passos para tratar feridas que precisam ser enfaixadas

Veja como a American Academy of Dermatology Association recomenda tratar feridas que precisam de curativos com um kit de primeiros socorros em casa.

1. Pare de sangrar

Quando a ferida estiver sangrando, tente segurar a ferida para estancar o sangramento. Para ser mais eficaz, você pode levantar a parte do corpo lesionada para bloquear o fluxo de sangue.

Certifique-se de que o sangue parou completamente antes de dar o próximo passo do tratamento.

2. Limpe a ferida

Depois que o sangramento parar, limpe imediatamente a área lesada com água corrente para evitar a entrada de sujeira ou bactérias que podem causar infecção da ferida.

Limpe o ferimento com água corrente por alguns minutos e, se necessário, limpe a pele ao redor do ferimento com sabão. Depois disso, aplique uma pomada antibiótica na ferida.

Evite limpar a ferida com álcool ou remédio vermelho que contenha peróxido de hidrogênio, pois existe o risco de causar irritação no tecido cutâneo danificado.

3. Escolha a bandagem certa

Ao tratar feridas com curativos, você deve escolher o tipo de curativo adequado para sua ferida.

O gesso pode ser usado para proteger abrasões ou arranhões para que não se irritem facilmente.

Geralmente, uma ferida que precisa ser enfaixada pode ser coberta com um curativo antiaderente ou uma faixa de gaze enrolada.

No entanto, você deve evitar o uso de gaze para curar a ferida se a pele secar facilmente.

Como a gaze tende a absorver mais sangue, pode ser difícil manter a ferida úmida. Use um tipo de curativo mais grosso.

Evite aplicar a bandagem com muita força na ferida. Em vez disso, dê um pouco de espaço para que a ferida não fique muito estressada.

4. Troque a bandagem regularmente

Para manter a ferida estéril, você precisará trocar o curativo todos os dias até que a ferida esteja completamente curada. Se necessário, a ferida pode ser limpa toda vez que você trocar o curativo.

Use uma pinça para remover qualquer resíduo preso à ferida que possa estar saindo da bandagem. Certifique-se de lavar as mãos antes de tocar na ferida.

Reaplique a pomada antibiótica antes de cobrir a ferida com um novo curativo.

Se você não quer uma infecção na ferida, pode consultar um médico ou tomar uma vacina antitetânica.

Se descobrir que a ferida aberta é muito grande e continua a sangrar, você precisa de primeiros socorros médicos para suturar a ferida.